5 dicas para criar um storytelling épico nas redes sociais

postado em: Blog 0
5 dicas para criar um storytelling épico nas redes sociais
5 dicas para criar um storytelling épico nas redes sociais

Quando falamos em storytelling e produção de conteúdo para redes sociais, estamos falando de algo que vai muito além de simplesmente postar seus textos e fotos no Facebook.

Há todo um trabalho que envolve pesquisa, análise de audiência, consulta de métricas e aprimoramento de conteúdo a ser feito antes de se pensar em sucesso.

Quando falamos de marcas e empresas, esse trabalho deve ser ainda mais minucioso. Não dá para ficar errando até esperar acertar por acidente. Planejamento é tudo e evitar desperdício de tempo e dinheiro do seu cliente – além de trazer melhores resultados, claro.

Por isso, a produção de conteúdo aliada às técnicas de storytelling devem estar sempre acompanhadas de um projeto direcionado a um público-alvo específico a fim de potencializar a mensagem que você deseja transmitir.

Para ajudar, listo abaixo cinco dicas que podem ajudar muitos profissionais nessa árdua tarefa.

5 dicas para criar um storytelling épico nas redes sociais

1 – Audiência: Conheça e amplie sua audiência nas redes sociais

Qualquer autor, quando começa a escrever um texto, tem em mente para quem ele está escrevendo a história. Pense no público para o qual a sua empresa (ou cliente) fala dê uma olhada nos seus seguidores para ver se os dois estão de acordo. Faça uma busca avançada no Twitter por palavras-chave e hashtags relevantes. Encontre empresas e concorrentes locais no Facebook e verifique os seus seguidores, para fazer uma comparação. Leia os comentários, veja quais posts têm mais curtidas ou compartilhamentos. Descubra as necessidades e interesses dessas pessoas para desenvolver a sua história. Crie uma empatia com as necessidades deles e os produtos que você oferece e a forma como se comunica com o público.

2 – Execução: Faça uma auditoria dos comportamentos e foque nos melhores

Ao escrever uma história, você precisa saber o gênero e o que é preciso para que ela seja bem-sucedida. Faça uma auditoria nos seus posts de redes sociais para saber se está seguindo o caminho certo. Verifique no Twitter e Facebook seu histórico de posts para medir o engajamento e decidir se precisa mudar algo na sua história. O ideal é que posts de empresas apareçam de 3 a 5 vezes por semana no Facebook e Instagram, de 5 a 8 vezes por semana no Twitter e 2 a 4 vezes por semana no Linkedin.

3 – Conteúdo: Analise e desenvolva um plano para ter mais conteúdo original

Os fãs de um autor exigem mais conteúdo original porque eles conhecem seu estilo. Mergulhe de cabeça nas métricas do Twitter e Facebook para ver quais os seus posts que se saíram melhor no último ano. Reforce aqueles que foram mais populares e evite os que não deram certo. Crie um plano efetivo de um bom material, especialmente com bons posts de blog, vídeos e até podcasts. Encontre o ‘tom’ do seu nicho de mercado e mantenha a consistência da comunicação em todas as redes sociais.

4 – Métricas: Mapeie os objetivos organizacionais

Um bom autor sempre tem um objetivo em mente – seja pagar as contas, entrar para a lista dos mais vendidos ou simplesmente mostrar sua criatividade. Nas mídias sociais, definir o que é o sucesso antes de executar seu plano ajuda a determinar o quão importante e valioso é o seu trabalho. Conheça seus objetivos de marketing e da empresa, assim você saberá o que mensurar nas redes sociais. Mas não fique obcecado demais, foque na participação e engajamento de todas as plataformas para mensurar qual o tipo de conteúdo que tem melhor aceitação.

5 – Invista: Monitore o alcance orgânico e invista em posts impulsionados

Para um autor, ter uma editora ou fazer noites de autógrafo em várias cidades não sai de graça – mas isso ajuda a vender o livro. Uma vez que você já tenha maximizado sua pesquisa orgânica para a audiência certa, moldado suas publicações nas redes sociais e direcionado seu conteúdo para as necessidades do seu público, é hora de brincar com os anúncios nas mídias sociais. Com um valor inicial de R$ 20 ou R$ 100 você já pode testar o poder dos seus posts. No Facebook, é possível impulsionar sua mensagem para que ela alcance mais pessoas e direcione mais tráfego para seu site. A chave do sucesso é mirar na audiência certa e saber qual a ação você quer que ela tome.

Um storytelling eficaz e poderoso sempre será importante, mas com as mídias sociais de hoje, nunca foi tão claro que a forma de contar histórias é tão importante quando as próprias histórias.

Se você precisa de produção de conteúdo profissional para sua empresa, clique aqui para entrar em contato e solicitar um orçamento.

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.