Top 10: As maiores invenções da humanidade

postado em: Cotidiano 1

Mesmo pessimista em relação ao ser humano, preciso admitir que ele deixou um incrível legado ao longo dos séculos. É fantástica sua capacidade de transformar uma matéria-prima em algo completamente diferente, a fim de proporcionar praticidade e conforto ou suprir alguma necessidade. Pensando nisso, resolvi listar as dez maiores invenções já criadas pelo homem – em minha modesta opinião, claro. Seguem abaixo dez itens que, tomados como exemplo de capacidade criativa, poderiam inspirar um futuro glorioso para toda a civilização.

1 – Queijo
Seja branco, gorgonzola, gruyère, brie, catupiry ou a famosa muzzarela, não importa. O que importa é que seja queijo. E em abundância. Sem dúvida a maior invenção do homem. Queijo vai bem com praticamente qualquer prato ou, principalmente, sozinho. Não há prazer gastronômico maior do que estar à frente de uma tábua de queijos variados. Apesar de adorar todos, meu dileto é o parmesão uruguaio. Sempre que posso dou um pulo no Mercado Municipal para adquirir um pedaço do paraíso.

2 – Ar condicionado
Amado por uns, odiado por outros. No meu caso, é amor. Em um país como o Brasil, onde faz calor 80% do ano, o advento do ar condicionado é uma bênção. Nada mais insuportável do que suar aos baldes, sem conseguir trabalhar ou dormir. Em cidade litorânea até passa, pois o vento ajuda a dissipar o calor. Mas numa metrópole como São Paulo, o ar condicionado é obrigatório. É o símbolo máximo da supremacia do homem sobre as forças da natureza: “Faça o calor que for, nós decidimos qual a temperatura que queremos.”

3 – Controle remoto
Ícone do poder supremo sobre todas as coisas. É a evolução da clava, da espada ou mesmo do revólver. Tão associado ao universo masculino que fico imaginando se seu formato fálico é proposital. Confere controle total sobre a televisão e, atualmente, sobre inúmeros outros aparelhos eletrônicos. Você escolhe o quê, quando e como assistir ao que quiser. As pobres emissoras tremem indefesas ante sua ameaça de trocar de canal a um simples toque de botão. Tudo isso sem sequer se mexer do sofá. E se o controle remoto for o do ar condicionado, ele sobe uma posição.

4 – Vinho
O sangue das uvas! A bebida de Bacco! O alimento líquido! O vinho é muito mais do que uma simples bebida alcoólica. Ele tem história – ou melhor, ele é a História. Há todo um contexto e ritual para sua degustação, não basta abrir a garrafa e sair bebendo. Confere classe e elegância a quem o aprecia. Acompanhado do queijo, ele faz o tempo parar. Minha preferência pende para os riojas espanhóis, apesar de gostar de inúmeros outros. Mas, por melhor que seja o vinho, não tem a menor graça degustá-lo sozinho. Jamais!

5 – Fone de ouvido
Este singelo dispositivo tem múltiplas funções. Serve tanto para impedir que você dissemine seu mau gosto musical entre as pessoas ao redor como, também, isola você do mau gosto musical alheio. É a liberdade e o individualismo em sua mais bela e pura expressão. O fone de ouvido transporta você para outros lugares – ou ajuda enquanto você está sendo transportado para outros lugares. Seja no ônibus, no metrô, na rua, trabalhando ou até mesmo deitado na cama, é aparelho indispensável que contribui para a civilidade das pessoas. Há até quem o use por horas a fio sem lembrar de ligar a música.

6 – Pão
Quase tão antigo quanto o próprio homem, essa simples combinação de farinha, água e sal conquistou o mundo ao longo de seis mil anos. Impossível encontrar alguém que não goste de pão. Assim como o queijo, adoro todo tipo de pão, seja francês, de forma, sovado, caseiro, italiano, baguete ou qualquer outro. Sem falar nos pães de milho, de queijo, etc. Com manteiga, geléia, patês ou sem nada, o pão é algo do qual não consigo viver sem. Unindo o pão ao queijo e ao vinho, tem-se aí uma trindade celestial.

7 – E-Book Reader
Imagine carregar consigo todos os livros, jornais e revistas que quiser, para onde quer que vá, tudo dentro de uma fina ‘caixa’ pesando poucos gramas. Essa é a maravilha proporcionada pelos leitores de livros digitais. Sou fã incondicional dos livros convencionais de papel, mas nem sempre é possível tê-los à mão. Com o leitor de e-books, carrego toda a minha biblioteca dentro do bolso. É equipamento importantíssimo para enfrentar filas de banco, salas de espera em consultórios e demais localidades que foram esquecidas pelo tempo.

8 – Dadinho
Eu poderia citar o chocolate aqui, pois sem dúvida merece estar entre as grandes invenções da humanidade. Mas, pela minha impossibilidade de resistir a esses diminutos cubos de doce de amendoim, o Dadinho figura entre as dez melhores coisas já criadas pelo homem. O “IVº Centenário” escrito em sua embalagem era o nome original do produto, pois foi lançado quando a cidade de São Paulo comemorava 400 anos. No entanto, foi apelidado de “dadinho” pela população e o fabricante adotou o nome. Poucas coisas me fazem perder o controle. O Dadinho é uma delas.

9 – Edredom com mangas
Por si só o edredom já é uma das maiores invenções da humanidade. É o conforto absoluto transformado em cobertor. Mas uma mente iluminada, na busca pela perfeição, resolveu aprimorar ainda mais o edredom e acrescentou-lhe mangas. Pare e pense em tudo o que você poder fazer com um edredom com mangas – as possibilidades de uso dessa preciosidade beiram o infinito. São invenções como essas que ainda me fazem ter um ínfimo fio de esperança na humanidade.

10 – NES (Nintendo Entertainment System)
A razão da existência de todos os videogames atuais. Você não saberia o que é PlayStation ou Xbox se não fosse pelo NES, ou “Nintendinho”, como é mais conhecido. Do alto de todos os seus poderosos 8 bits de processamento, o NES originou jogos como Mario, Zelda, Castlevania, Contra, Tetris, Metal Gear, Megaman e tantos outros. Por mais avançados que sejam os consoles hoje, nenhum chegará aos pés do NES em questão de diversão. Foi um divisor de águas para o entretenimento mundial e ainda hoje me diverte tanto quanto há 20 anos.

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

  1. Emerson Freire
    | Responder

    Concordo com quase tudo nessa lista. Mas como gosto de ser do contra, vou comentar sobre o que “não” concordo.
    O vinho. O suco da vide, ou, a idéia de se tirar o suco das uvas para beber, isso sim foi uma grande idéia. Fermentá-lo, nem tanto.
    Ar condicionado acaba com o meu nariz. Me deixa doente. Destesto ar condicionado. Não gosto de frio, adoro calor.
    Edredom com mangas? Então você quer um ar condicionado para usar o edredom? Nada disso. Se você gosta do frio então tem que aguentar o frio e ficar na poltrona jogando vídeo game de camisa regata. Nada de edredom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.