Arranca aquele ferrinho dali

postado em: Cotidiano 1

Impressionante como muitos técnicos de informática são tão ou mais picaretas do que aqueles vendedores de ervas milagrosas que vemos no centro da cidade. Ainda que você compre uma casca de árvore que dizem curar qualquer coisa, é provável que o efeito ‘placebo’ possa surtir algum benefício.

Já no caso da informática não há meio-termo. Ou funciona ou não funciona. Não se pode enganar o equipamento – mas pode-se enganar o usuário. Um amigo do serviço teve a placa-mãe do computador queimada no último final de semana, devido às fortes chuvas que caíram. Chamou o técnico, que foi testar os componentes e disse que ele precisaria arrumar outra placa-mãe idêntica para recuperar os dados do HD. “Mas você não pode ligar meu HD no seu micro, como slave, e fazer um backup?”, perguntou o amigo. “Ah, mas isso não funciona, tem que ser a mesma placa”, respondeu o assim intitulado técnico.

Como minha placa-mãe é idêntica à desse amigo, ele solicitou-a emprestada para fazer o backup. “Ué? Não é só ligar o HD em outro micro?”, perguntei. “Pois é, mas o técnico disse que não funciona”, afirmou. “Faz assim, testa VOCÊ o HD como slave em outro micro e se não funcionar eu empresto a minha placa”, rebati. Hoje ele veio dizer que a minha sugestão deu certo. Ou seja, o tal técnico não tinha feito coisa alguma. A falta de vontade, unida à falta de conhecimento, geram verdadeiros inúteis no ramo da assistência técnica de informática. Inúteis, porém, que extorquem os ingênuos sem o menor pingo de culpa.

Lembro de caso pior. Certa vez, na primeira agência de propaganda que trabalhei, tivemos problemas com a internet. Ficamos sem conexão o dia inteiro, então, o dono da agência chamou um pseudo-técnico, que veio, olhou micro por micro, mexeu nos cabos, ligou e desligou o modem e nada. Até reiniciou o servidor, sem sucesso. Como o dono da agência era judeu, havia afixado no batente da porta da agência um mezuzah (um pequeno rolo de pergaminho que contém duas passagens da Torá – entenda mais aqui). Ora, o técnico, sem conseguir resolver o problema, não teve dúvidas. Apontou para o mezuzah e disse: “É aquele ferrinho ali que está causando interferência na sua internet. Pode arrancar que resolve”. Eu me segurei para não rir e o dono da agência, boquiaberto, exclamou: “Você só pode estar brincando”. O técnico ainda insistiu na idéia, mas acabou indo embora, quase a pontapés. No final, o problema era com o próprio serviço de internet, que estava em manutenção na região.

E assim os charlatões, com ares de sabedoria, vão enganando os desavisados que, sem notar que os tais técnicos sabem tanto ou menos do que eles, desembolsam pequenas fortunas para que um ‘profissional’ reinstale o Windows, esvazie a Lixeira ou apague os cookies de internet.

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

  1. Emerson
    | Responder

    Hahahaha… essa foi muito boa. Eu tinha que ter assistido isso ao vivo. “Aquele ferrinho ali”… impressionante.

    Imagino que se ele tivesse ido a alguma outra agência onde os donos fossem dados ao esoterísmo e ele teria dito que os cristais na mesa é que estavam causando o problema, ele talvez diria “aquelas pedrinhas ali”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.