Censura ou bom senso?

postado em: Cotidiano 0

Paulo Henrique Amorim foi demitido do iG. Seu blog, o Conversa Afiada, foi pra cucuia. A explicação do ocorrido foi dada pelo ombudsman do site:

Não se discutem opções empresariais que fazem parte das atividades de qualquer empresa. Caberia, porém, um esclarecimento público e voluntário do portal sobre a ruptura com Amorim e sobre sua relação com temas sensíveis, como o processo de compra, pela Oi, da Brasil Telecom, proprietária deste iG. Amorim é crítico radical desta compra e tem atacado os que a defendem.

Há outras explicações paralelas, como a de que o blog não deu o retorno financeiro esperado e, também, que não tinha leitores o suficiente. Sejam essas explicações verdadeiras ou não, o engraçado é que Amorim, na disputa do iBest, está em primeiro lugar. Lembro que quando a disputa pelo prêmio começou, o blog do Reinaldo Azevedo disparava na frente. Aliás, o próprio Azevedo pedia para não votarem nele, pois não acreditava na seriedade desse prêmio. Então, os asseclas de Amorim, usando de recursos ardilosos (como criação de perfis falsos), iniciaram uma votação em massa e colocaram o Conversa Afiada no topo da lista. Claro que entre votos de perfis falsos e acessos reais ao blog há um oceano de diferença.

Fosse como fosse, Amorim já era. Prova de que sarcasmo, textos ofensivos e tendenciosos, defesa incondicional da ideologia esquerdista, mentiras, proteção exagerada a Lula e críticas a tudo o que represente a direita e o capitalismo não seguram o emprego de ninguém – nem em um site esquerdista como  iG. Reinaldo Azevedo, por outro lado, vai de vento em popa. Se ainda não conhece o blog dele, faça uma visita.

Os petistas, claro, já falam em “censura” para justificar a demissão. Engraçado é que esses mesmos petistas pregam o fim do blog do Azevedo, do Diogo Mainardi e do site Mídia Sem Máscara, entre outros. Para eles isso não seria censura, claro. Demitir jornalista de esquerda é censura, demitir jornalista de direita é um dever cívico. Só na cabeça desmiolada deles isso tem lógica.

Amorim já vai tarde. Em vez da censura, prevaleceu foi o bom senso. Claro que ele não ficará desempregado e nem deixará de escrever. Já engatilhou um novo site que, em breve, entrará no ar.

Mas isso tudo vem mostrar uma coisa: Não existe jornalismo imparcial. Você pode até tentar, mas acaba pendendo para o que aponta sua consciência. O problema de Amorim foi de ser parcial demais contra quem lhe pagava o salário. Nenhuma empresa gosta de ver um funcionário falando mal dela. Especialmente um funcionário com um blog.

Mesmo aqui no meu blog, onde não sou pago para escrever – pelo contrário, a manutenção do site sai do meu bolso – procuro evitar certos temas e assuntos dos quais me considero tendencioso demais. Há momentos e momentos para se dizer o que pensa. Algumas vezes no papel, outras na web e outras ainda ao vivo. E um bom profissional deve conhecer institivamente cada um desses momentos.

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.