Como vencer agora a procrastinação

postado em: Cotidiano 4

Seu primeiro pensamento ao olhar o título deste artigo será: “depois eu leio”. Não faça isso. Não dê ouvidos àquela vontade urgente de ir fazer outra coisa. Leia este texto agora. Não levará mais do que uns dois minutos e poderá lhe poupar horas preciosas de trabalho.

Eu já publiquei aqui dicas sobre como evitar a procrastinação e, desde então, tento colocar em prática aquelas técnicas simples para vencer um dos maiores inimigos da humanidade. Elas são fáceis, mas, como tudo na vida, exigem prática para serem dominadas. Algo que eu ainda não consegui totalmente. Por incrível que pareça, eu não conseguia simplesmente separar minhas tarefas diárias em pequenas partes. Tudo era importante, tudo era urgente e tudo estava atrasado.

Um bom exemplo foi meu novo livro, cujo material entreguei nesta semana – era para ter sido entregue há meses. O atraso se deu devido a problemas pessoais que me impediram de escrever no ritmo certo. O conteúdo ficou pronto há um bom tempo, mas estava muito bagunçado. Havia trechos de capítulos e parágrafos soltos em dezenas de documentos. Sem contar imagens, arquivos de referência e outros textos que precisavam ser revisados. Apenas imaginar a quantidade de trabalho que tinha pela frente para colocar tudo na ordem correta dos capítulos me desanimava.

Bastava sentar em frente ao micro para que milhões de pensamentos me viessem à mente – todos praticamente me obrigando a ir fazer outra coisa, já que organizar o livro demoraria mais tempo do que levei para escrevê-lo. E como procrastinei para colocar em prática minhas próprias dicas contra procrastinação, eu não tinha sequer as tarefas separadas e organizadas em menores partes para poder começar.

Mas nesse processo descobri outra dica preciosíssima lá do blog ZenHabits e consegui vencer a procrastinação com um método muito mais simples e eficaz. Não precisei fazer listas, nem escrever bilhetes, nem nada parecido. Compartilho abaixo essa dica que pode ser o pontapé inicial para você finalizar tudo o que está pendente há tempos e não sabe exatamente como concluir.

Mas é importante não deixar para colocar isso em prática ‘mais tarde’. Leia e aja imediatamente:

  1. Identifique a coisa mais importante que você tem para fazer hoje.
  2. Decida fazer apenas a primeira parte dela – apenas o primeiro minuto ou mesmo os primeiros 30 segundos dela. Começar é a única coisa no mundo que importa pra você.
  3. Livre-se das distrações. Desligue tudo (TV, rádio, etc.). Feche todos os programas no micro. As únicas coisas que devem existir no mundo são você e sua tarefa.
  4. Sente-se e concentre-se em começar. Não em fazer a tarefa inteira, apenas em começar.
  5. Preste atenção na sua mente e em como ela começa a sugerir outras urgências para fazer. Você sentirá uma vontade incontrolável de acessar seus e-mails, Twitter, Facebook ou seu site favorito. Vai querer jogar alguma coisa ou verificar outra tarefa. Preste atenção em todas essas urgências.
  6. Mas não se mexa. Perceba as urgências, mas fique parado e deixe-as ir embora. As urgências nascem com intensidade, mas depois passam – assim como as ondas. Deixe cada uma delas passar.
  7. Perceba também a sua mente tentando se justificar para não fazer a tarefa. Deixe esses pensamentos passarem também.
  8. Agora faça apenas uma pequena ação para começar sua tarefa. O menor passo possível.
  9. Comece. E o resto fluirá como você jamais imaginou.
Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

4 Responses

  1. Lucas J
    | Responder

    É bem isso mesmo, “começar é a única coisa no mundo que importa pra você”. Além de se desligar das tarefas menos importantes.

    Depois de ler o texto, lembrei da resposta de uma pessoa no Yahoo passando pela situação, que era assim:

    “O segredo para vencer a procrastinação é dar o primeiro passo. Quando há uma tarefa que não estou a fim de fazer, mas é necessário que eu faça, eu busco apenas fazer a primeira etapa.

    Exemplo 1. Detesto lavar louça, mas tenho de fazê-lo. Digo para mim que vou lavar apenas um prato. Um prato todo mundo lava, não há problema algum. No entanto, se você chega a lavar esse prato, você já colocou o processo inteiro em movimento, e com certeza lavará todos os demais.

    Exemplo 2. Preciso praticar uma caminhada de uma hora. Digo para mim que vou caminhar apenas cinco minutos. Cinco minutos até a vovó caminha. No entanto, nesses cinco minutos você já colocou o processo inteiro em movimento e, quando perceber, terá caminhado uma hora.

    Assim, quando Lao Tzu disse que uma caminhada de mil milhas começa com o primeiro passo, é justamente esse primeiro passo que é mais difícil. Isso é uma lei cósmica. Se você se convencer a dar apenas um passo, com certeza dará todos os demais.

    E, se realmente não estiver afim, você poderá perfeitamente desistir nesse primeiro passo, mas amanhã, quando der esse primeiro passo de novo, irá fatalmente até o fim.”

    É um pouco diferente porque nesse caso ele continua o processo. Mas acho que a questão mesmo é a adaptação, você precisa encarar cada objetivo exclusivamente. Não deixar a mente dispersar, que tudo acaba se encaixando, já que nada é tentador naquele momento, a não ser o que você se propôs a fazer. O primeiro passo até vem mais instigado.

  2. Emerson Freire
    | Responder

    Emílio… Emílio… Sem querer eu já estava fazendo isso que você colocou na matéria. Só que meu problema é que faço isso um dia ou dois e depois vem tudo de novo. Vejo que tenho que ser mais persistente. E estou lendo agora sobre Voltaire, e como ele é o oposto de mim. Ele produzia sem parar,acho que era hiperativo. Só que um hiperativo concentrado, porque além de produzir, sua produção era genial. Ele dizia “Não estar ocupado e não existir vêm a dar na mesma coisa”, e também “Todas as pessoas são boas, exceto as ociosas”, e outra frase interessante dele diz “Aquele que não quizer cometer suicídio, tenha sempre alguma coisa por fazer”.

  3. Emílio Calil
    | Responder

    Emerson,

    Estou lendo no momento uns 3 livros ao mesmo tempo. E um deles chama “O Ócio Criativo”, de Domenico de Masi. E ele fala justamente sobre a necessidade do ócio para que se possa produzir boas coisas.

    Acho que teremos assuntos interessantes para discutir nos próximos posts.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.