Missão cumprida

postado em: Cotidiano 4

Três anos! E parece que foi ontem. Ainda lembro meu primeiro dia na TV1: 28 de maio de 2007. Eu entrei para a Equipe Microsoft, o time de web responsável pela atualização dos sites da Microsoft no Brasil. Naquele dia fui apresentado à equipe, aprendi os processos de trabalho e, no fim da tarde, participei de uma reunião com quase 40 graus de febre – era o início de uma gripe forte. Fui embora debaixo de uma garoa fria e com o metrô lotado. Depois disso, passei a vir trabalhar de carro.

De lá pra cá, tanta coisa aconteceu que, se for citar tudo, melhor escrever um livro. Comecei gerenciando o site de Windows e passei por outras áreas como o site de Parceiros, a homepage principal e a gerência de operações da equipe. Sem dúvida um caminho agitado, dinâmico, divertido e, muitas vezes, conturbado. Não foi fácil.

Jamais tive do que reclamar da equipe. Muitos foram mais do que colegas de trabalho, tornaram-se grandes amigos. Com o tempo, a equipe aumentou, encolheu, mudou… Enfim, é o curso natural dos negócios.

E para quem possui uma visão da Microsoft como empresa ‘fria e imperialista’, nada pode estar mais longe da verdade. Quem a conhece de perto, como eu tive o privilégio de conhecer, percebe de imediato que ela está repleta de pessoas dedicadas, animadas e comprometidas, que se esforçam para fazer o melhor trabalho possível. Estão cientes de suas virtudes e fraquezas, e lutam por aquilo que acreditam.

Não foram poucas as vezes em que eu estava lá, em reunião com gerentes de marketing, decidindo o futuro dos produtos e de repente me dava conta exatamente disso: “Ei! Eu realmente estou aqui, traçando planos de campanha para acontecimentos que ficarão na história da Microsoft!”. É sensação que não dá pra transmitir. Poucos me entenderão aqui.

Em tudo o que fiz, dei o máximo de mim. Foram madrugadas adentro e finais de semana gerenciando conteúdo, verificando vídeos, lendo diretrizes que vinham dos EUA, esquecendo de almoçar, etc. Nada de diferente do cotidiano de uma agência.

Tive meus erros e meus acertos – espero que mais acertos do que erros. Ultimamente acabei reduzindo o ritmo. Chega um momento em que, por mais que você goste do cliente e goste do que faz, é preciso buscar novos ares, fugir da estagnação. A ideia surgiu no final do ano passado, mas não a coloquei em prática. E para minha surpresa, ela se concretizou sozinha.

Talvez fosse o momento de beber de outras fontes, flertar com o novo. E, assim, outra equipe, de outra empresa, passa a cuidar dos sites a partir de agora. “É bom!” – pensei comigo, sem nenhum espanto com a notícia. Uma pausa. Ou, como se diz num relacionamento, ‘dar um tempo’. Experimentar algo novo para poder comparar. E não tenho um pingo de dúvida de que, em breve, estaremos juntos novamente.

O que farei agora? – você deve estar se perguntando. Bem, tenho novos desafios pela frente aqui na agência. Voltarei ao assunto futuramente.

Como disse alguns parágrafos acima, a Microsoft é composta de pessoas. E algumas delas se tornaram muito queridas para mim – algumas mais recentemente, outras desde o início do trabalho. E eu não poderia simplesmente sair de cena sem agradecer a essas pessoas que me proporcionaram três dos meus melhores anos profissionais. Assim, enviei-lhes e-mail agradecendo o tempo que passamos juntos e o aprendizado que adquiri com eles. Faculdade alguma ensina o que se aprende na prática.

O propósito desse e-mail foi quebrar a barreira cliente/fornecedor e agradecer às pessoas (do Brasil e dos EUA) que mantém essa máquina funcionando. E devo dizer que as respostas que recebi me pegaram desprevenido. Não esperava a reação e, por isso, resolvi transcrever algumas dessas mensagens. E faço isso apenas para mostrar que, sim, vale a pena se esforçar. Vale a pena fazer a diferença e dar o melhor de nós no que fazemos. O resultado está aí abaixo:

Querido, você ainda me deve seu livro de Windows 7.

Valeu pelo nosso rápido tempo de trabalho.

Beijos,

T. M.

Realmente, você fará falta. Mas estou certo que ainda vamos trabalhar juntos novamente. Muito obrigado por toda a contribuição nestes anos.

Conte conosco também e apareça para tomar um café!

Abração,

A. B.

Apenas vou repetir aquilo o que o A. B. já disse!

Muito obrigada pela ajuda de sempre. Você foi uma peça fundamental nesse período que estive aqui!

Parabéns por todo o trabalho que você e toda sua equipe realizou aqui no time de Windows!

Sentiremos sua falta!

Abraços e muito sucesso daqui pra frente!

N. I.

Meu amigo Emílio,

Acho que nós é que devemos agradecer vocês pela parceria e fico muito feliz por ter feito parte desse time que, por sinal, foi um dos melhores que já trabalhei.

Vocês podem contar comigo sempre!

Grande abraço,

D. P.

Emílio,

Obrigado por toda a contribuição, amizade e profissionalismo.

Tenha certeza que manteremos contato!

Abraços!

R. W.

Grande Emilio,

Obrigado pelo tempo em que trabalhamos juntos, com você demos um grande salto na qualidade do conteúdo que oferecemos aos nossos clientes e parceiros nos sites de Windows (lembro de conteúdos para ISVs, IHVs, SBC, System Integrators, LARs, VARs, Media Center… era conteúdo que não acabava mais!).  Foi um prazer trabalhar com você, vamos manter contato!

Abraço!

P. B.

Emilio,

Thank you for your time with us. You were my favorite workmate in Brazil and I hope we may still be friends. It was a pleasure to work with you.

D.M.

Hi Emilio,

I’m sorry to know you’re leaving us. You were one of the most engaged persons on the Brazilian subsidiary that I worked with.

 Let’s keep in touch.

 T.T.

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

4 Responses

  1. Rodrigo Motta
    | Responder

    Como parceiro de trabalho em outras agências e na TV1 só posso dizer que você é um dos caras mais conhecedores do negócio com quem trabalhei! Realmente acho que nós, que sentimos muito tesão em trabalhar com a Microsoft, sentiremos falta deste dia-a-dia, do assunto e como equipe (principal perda a meu ver), mas vejo que também a MS perderá pessoas comprometidas e alinhadas com a visão! Uma pena, mas tenho certeza que entregamos o máximo, de coração e peito aberto! Você é foda Emilião!!!

  2. Claudinei
    | Responder

    Realmente deixar um trabalho ou outra coisa que fazemos com o coração não é uma tarefa para qualquer um… e o reconhecimento sempre é bom e como eu sempre disse e volto a repetir, quando se é competente e esforçado, seu futuro sempre será brilhante!
    Você merece o sucesso, pois é uma pessoa batalhadora e escreveu sua história sem desistir dos seus sonhos. Sei que ultrapassou caminhos complicados e tomou decisões importantes, nem sempre as corretas, mas fez e hoje está aí… entre trancos e barrancos, a poucos dias para gozar da sua felicidade, do ápice de sua vida e de todas as suas conquistas… trabalhos vão e vem… mas a sua vida, é você quem faz! Tenho a certeza que um dia, a Microsoft voltará para fazer parte mais uma vez da sua história! Acredite… embarque de cabeça em suas vindouras metas e crie novas conquistas… de uma coisa você pode ter certeza meu amigo, estarei sempre aqui para apoiá-lo e, depois do seu casamento, fazer parte (agora oficialmente) da sua família!
    Um grande abraço…
    Que Deus abençoe seu caminho sempre!
    Alemão!

  3. Emerson
    | Responder

    Já tive o privilégio de trabalhar duas vezes contigo. A primeira por três anos, e a segunda por algumas semanas, então posso dizer com toda segurança que você é um camarada fantástico. Quem sabe um dia acabamos numa mesma equipe, não é verdade?

    Não sei o que você vai fazer de novo agora, mas assim como das outras vezes, sinto que você já começará com a vitória garantida. Boa sorte em tudo meu amigo, e principalmente na formação de uma nova família. Meus parabéns adiantado a você e a Aline.

  4. Ale Treguer
    | Responder

    Ervilhão, mudanças fazem parte da vida… É duro aceitar, mas é preciso continuar. Tire apenas as experiências boas e guarde com você. O resto? Bom, jogue fora, esqueça! Se vivemos de presente, que o passado seja guardado em um lugar especial e possa ser relembrado no futuro só com os melhores momentos! (poético, né?rs). Você é um profissional espetacular. Já se superior dezenas de vezes e surpreendeu muita gente. Cabeça para cima, a luta continua (companheiro). Vamos que vamos que a máquina não pode parar (ou, se preferir, vamos em frente que atrás vem gente e quem fica parado, acaba sendo encoxado…kkk). Nos vemos no casório todos os padrinhos de terno rosa, certo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.