Mais cultura na web

postado em: Cotidiano 2

Quando iniciei o blog em 2004 não tinha ideia do que colocaria nele. O propósito era postar algumas ilustrações a fim de obter trabalhos freelancers. Desisti da ideia e comecei a postar bobagens aleatórias. Escrevia comentários curtos, com viés de sarcasmo e humor. Relendo os primeiros textos, vejo que não havia coesão, linha de raciocínio ou estilo pessoal no que escrevia. Só letras jogadas ao vento.

Ao passar a ler blogs de conteúdo refinado, vi que tinha muito a aprender. Encontrei meus ‘professores’ em cronistas como Janer Cristaldo, Olavo de Carvalho e Reinaldo Azevedo, entre outros. Assim, comecei a ler mais e escrever menos. Com efeito, meus textos mudaram de forma, identidade e conteúdo. Óbvio que tenho muito a evoluir, mas prefiro meu estilo atual.

Escolhi assuntos que acrescentem algo aos leitores, procurando elevar o nível cultural acima do besteirol da web. A quantidade de postagens diminuiu, mas passei a dissertar melhor sobre meus temas diletos. E fico feliz de, indiretamente, ter motivado outras pessoas a se aventurarem pela ‘blogosfera’, como é o caso dos amigos Emerson Freire e Kosher-X.

Recentemente um grande amigo, Ariovaldo dos Santos, também iniciou sua empreitada como blogueiro: ariovaldosantos.wordpress.com. Apesar de serem seus primeiros passos como autor on-line, ele já começa com uma invejável bagagem cultural que, sem dúvida, fará diferença. Comentei aqui anteriormente que são poucos os amigos com quem tenho prazer em conversar sobre assuntos diversos. E o Ari é um deles. Concordamos em muitas coisas, divergimos em outras, mas partilhamos o gosto pela leitura, boa música e boa conversa. Não temos a chance nos encontrar muito, mas, quando surge a oportunidade, aproveitamos para trocar figurinhas.

No final do ano passado pudemos conversar por horas a fio. Começamos lá pelas 17h e, quando percebi, eram mais de meia-noite – entre cervejas e amendoins, sequer notei o tempo passar. Falamos de tudo: política, religião, viagens, filosofia, música clássica, arte, gastronomia, comportamento, metodologias e por aí vai. Há muito não tinha um diálogo tão rico. Sempre aprendo muito quando conversamos. E assim, ele encontrou no blog uma forma de compartilhar suas ideias e pensamentos, acrescentando mais cultura à web.

Para quem aprecia bons textos, gosta de aprender, de conhecer novas ideias e se aprofundar em temas como arte, cultura, política e análise comportamental, adicione mais esse link aos seus favoritos. Vale a pena.

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

2 Responses

  1. Emerson
    | Responder

    Eu não sabia que o Reasons to hate brasilians era do Kosher-X.
    Bom, é isso aí, e agradeço a você Emílio pelo incentivo e até mesmo pela ajuda na hora de construir meu blog.
    Ariovaldo Santos vai para a lista.

  2. Kosher-X
    | Responder

    Caramba, já está tão conhecido assim?
    Sim, o Reasons to Hate Brazilians é meu, mas nem sei se pode ser considerado blog, pois é algo pequeno onde não escrevo praticamente nada. Tive a idéia de apenas usar isso pra arquivar as charges do Sponholz, que as apaga do seu site pessoal depois de algum tempo. Já que o Tumblr é usado por muita gente pra compartilhar ilustrações e fotos, resolvi usá-lo pra isso. Mas não considero que seja um blog da forma como eu o uso, pois não escrevo praticamente nada, é como um Twitter com recursos multimedia.
    Enfim, o meu blog mesmo está parado, tanto que o Emilio tinha perguntado pra mim qual seria melhor ser citado neste artigo. Não sabia exatamente qual seria o assunto, escolhi o RTHB porque ele é frequentemente atualizado. Se soubesse que seria sobre blogs de fato, teria recomendado o meu blog congelado.
    Reconheço que escrever não é meu forte. Não consigo escrever nada de interessante, sinto-me limitado. E a prova disso é que o RTHB tem o dobro de page views que o blog antigo quando era mais visitado, pra terem uma idéia.
    Desisto de escrever em blog. Que adianta, se ninguém lê? #sarcasmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.