Os bovinos fumantes

postado em: Cotidiano 2

Muito já se falou e se escreveu sobre a nova Lei Antifumo sancionada pelo governador José Serra, que passa a vigorar a partir de 1º de agosto deste ano, mas resolvi deixar aqui minha opinião também.

Detesto cigarro. Não suporto o cheiro da fumaça e detesto que fumem perto de mim. Entretanto, jamais me ocorreu tratar os fumantes como criminosos ou seres alienígenas. Tenho amigos que fumam e não fico lhes passando sermão sobre saúde, câncer de pulmão ou coisa semelhante. Que o cigarro incomoda, não há dúvida. Mas daí a cortar relações com a pessoa ou proibi-la de fumar perto de mim é outra história. Há maneiras educadas e civilizadas de se tocar no assunto e chegar a uma solução.

O escritor e jornalista Janer Cristaldo também publicou um ótimo texto em seu blog sobre o assunto, que reflete grande parte do que eu penso a respeito dessa lei inconstitucional. Sem falar que a lei atinge diretamente os estabelecimentos comerciais e não os fumantes propriamente ditos. Que raio de lei é essa que pune uns pelo delito de outros?

Para não me estender muito, gostaria de saber se essa férrea disposição para erradicar o cigarro da face da Terra também se aplica ao combate às drogas.

Afinal, é muito fácil gritar e esbravejar com pessoas de bem, cidadãos comuns e pagadores de impostos cujo vício é colocar um cigarro na boca. Transformar pessoas inocentes em criminosos da noite para o dia por meio de lei imbecil e posar de grande herói que combate o mal do tabaco em prol da saúde pública é, além de demagógico, fácil demais. O cidadão de bem não vai se revoltar, não fechará ruas e queimará pneus, não invadirá prédios ou repartições públicas nem promoverá revoluções pelo direito de fumar. Ele vai, bovinamente, aceitar a lei e restringir o fumo à sua residência, enquanto isso ainda lhe é permitido.

Gostaria de ver José Serra falando grosso dessa forma contra traficantes e usuários de drogas (da maconha ao crack). Teria ele cojones para declarar realmente guerra ao tráfico e colocar seus ‘fiscais’ pra subir morros e favelas, ir dos bairros mais pobres aos mais luxuosos atrás do mínimo sinal de consumo de drogas? Teria José Serra a coragem de se colocar veementemente contra a liberação da maconha?

Claro que não. Para o crime (ou parceiros), as vistas grossas do governo. Melhor bater em quem não reage.

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

2 Responses

  1. telma
    | Responder

    Oi Emilo, é êsse contrôle sôbre os direitos e não pelos deveres que incomoda . As coisas começam realmente pela parte mais fraca da população , e fica por aí mesmo . Não fumo, mas acho qas pessoas têm que ter a liberdade do que quer e o que não quer por em suas bocas. A exemplo das escolas, que são proibidas de vender em suas cantinas alimentos calóricos . As crianças são levadas a parar em qualquer botequinho e comprar uma coxinha, e aí , vão ter que comer escondidas ? Bem, eu estava lendo ,sôbre os PUBS inglêses , e aí vai uma constatação curiosa , e até engraçada . Depois que entrou em vigor a lei anti fumo por la´, o cheiro ficou insuportável, pois o cigarro encobria, o que agora veio á tona :cheiro de cerveja velha , de suor , de môfo e pasmem , de [fratulência ] , estão colocando perfume artificial , mas nem em comparação com o cheiro do cigarro , que era aliado , até dos mais porquinhos . E acho que deverá haver por lá uma campanha pró fumo , em nome dos velhos e bons , ou máus costumes .

  2. telma
    | Responder

    Em tempo, FLA e não FRA ,na palavra mal cheirosa rsssss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.