Por que detesto o carnaval

postado em: Cotidiano 6

Por que detesto o carnavalE estamos a poucos dias do tão aguardado carnaval. Aguardado, devo ressaltar, não por mim, mas pelos milhares de ‘foliões’ brasileiros que esperam ansiosamente para ‘cair na gandaia’. Particularmente detesto o carnaval, não suporto samba ou qualquer coisa relacionada a isso. E não é de agora. Desde criança nunca tive muita afinidade com essa parte da nossa ‘cultura’. Uma das coisas que me faziam detestar o carnaval era a exibição dos desfiles e apurações das escolas de samba na televisão. Quase todas as emissoras mudavam sua programação vespertina, transmitindo o carnaval e eliminando a sessão de desenhos animados durante a tarde toda. Para uma criança que queria aproveitar os dias em casa assistindo Fantomas, Menino Biônico, Patrulha Estelar e outros, não havia nada pior do que o carnaval.

Acho que a única vantagem dessa época é o fato de ser feriado. De resto não consigo ver nada de proveitoso em salões entupidos de gente pulando feito pipoca e suando como porcos, músicas de fazer inveja a qualquer método de lavagem cerebral, drogas sendo consumidas feito água, o sexo mais banalizado do que nunca, pessoas caindo bêbadas pelas ruas, aumento de crimes, brigas, mortes e acidentes em várias estradas. Mas tudo bem, pois, essa é uma festa do povo, não? O brasileiro, tão sofrido, tem o ‘direito’ de se divertir. E -– pergunto eu, ignorante -– essa é a única forma de diversão que conhecemos?

Outra coisa que não consigo entender são os milhares e milhares de reais gastos em fantasias, carros alegóricos, etc. Todo mundo vive reclamando da falta de dinheiro o ano inteiro, mas eis que, durante a época festeira, este tão perseguido conforto financeiro surge como que por mágica. O governo, é claro, faz seu papel e também contribui para essa diversão sadia -– pane et circenses. Só aqui, mesmo, é que vemos um morador de favela dizer que desfilar no carnaval é a realização do sonho da sua vida, alegando que todas as suas dificuldades são esquecidas na passarela – passa-se fome, mas a diversão está garantida. Daí concluo, então, que depois de desfilar no carnaval, qualquer pessoa poderia morrer em paz, pois estaria realizada. Ter uma vida digna, educação, saúde, crescimento profissional e colaborar com o desenvolvimento da sociedade são apenas detalhes mínimos se comparados à magia de estar comemorando a tal “festa da carne”.

Como se não bastasse nosso próprio povo ficar deslumbrado com essa balbúrdia, nessa época também somos invadidos por turistas oriundos dos mais diversos lugares do planeta. E a mídia brasileira usa e abusa dos estrangeiros para enaltecer essa perda de tempo. Toda hora aparece um alemão, suíço ou japonês dando entrevista e dizendo que essa é a “melhor festa do planeta”. Sem dúvida, se o que você procura se encaixa no que descrevi dois parágrafos acima, o carnaval é o lugar ideal para se estar.

Mas esperar o quê de um país como o nosso? Estamos há tanto tempo atolados na lama, que qualquer coisa que se assemelhe à diversão é recebida de braços abertos. E assim passamos os anos, repetindo os mesmos erros do passado e tapando os ouvidos para as poucas vozes revestidas de razão que se levantam, vez ou outra, para tentar nos despertar desse engodo a que nos submetemos por décadas a fio. Essas vozes, entretanto, são cada vez mais raras e dispersas, abafadas pelo som em uníssono de uma multidão ruidosa que clama aos quatro ventos: ala-laô-ô-ô-ô-ô!

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

6 Responses

  1. Jonas Kakaroto
    | Responder

    Concordo plenamente!!

    • Gisele
      | Responder

      Que texto maravilhoso!👏

  2. Emerson Freire
    | Responder

    Excelente. Você disse tudo. Carnaval é uma droga. É a desculpa que se usa para que possam fazer o que bem entender, sem ficar com peso na consciência depois (se é que tem consciência quem participa dessa festa idiota).
    Não vejo graça nos desfiles, não vejo graça nas músicas (que chamo de carinhosamente de lixo sonoro). Detesto aquelas fantasias cheias de penas.
    E como você Emílio, detesto desde criança, e pelo mesmo motivo. Aliás, esse também é motivo porque detesto futebol desde criança. Mudavam a programação da TV por causa de um jogo qualquer, época de Copa do Mundo então nem se fala.
    Mas o carnaval tem uma coisa boa. Ele elimina as fronteiras, pois consegue juntar toda sorte de estúpidos, num evento pra lá de imbecil.

  3. telma calil
    | Responder

    Emilio e Emerson. Carnaval e futebol são na verdade utopia. Tudo pode no carnaval, tudo pode no futebol, mesmo que seja para massacrar pessoas do time “rival”… não adversário. E assim “La nave va”. Até quando, não sei. Cobrar dessa gente um pouco de sensatez seria pedir muito no “país do futebol” (agora nem tanto) e do carnaval. Portanto, vamos descansar, já que a fase dos desenhos acabou, e aproveitar esse feriadão à nossa moda. Salute!

  4. André
    | Responder

    Coloquei no Google “detesto o carnaval” e cheguei a esse texto, que maravilhosamente me identifico. Tao bom ver que não estamos sós.

  5. [email protected]
    | Responder

    Assino em baixo. Concordo plenamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.