Tome decisões sem esforço

postado em: Cotidiano 1

Outro texto bacana do Leo Babauta, do blog Zen Habits, que me sinto forçado a traduzir aqui. Excelente para quem precisa tomar decisões e costuma ficar preso ou com medo de dar um passo adiante. As decisões são o que nos movem profissional e pessoalmente, e precisamos fazer escolhas todos os dias – das mais banais às mais complexas. Como lidar com isso? E se você fizer a escolha errada? As respostas podem estar abaixo:

Como tomar decisões sem esforço

Por Leo Babauta

Como você faz uma escolha quando está diante de uma bifurcação? Como você decide entre duas ou mais possibilidades quando todas parecem boas?

Estive aprendendo (mas ainda não domino) os princípios da técnica de Tomar Decisões Sem Esforço. É uma forma de tomar decisões onde você pode seguir o fluxo constante de decisões que precisamos tomar todos os dias, sem ficarmos presos, sem ficarmos paralisados pelo medo. Nós escolhemos e seguimos, e deixamos as preocupações para trás.

O que vai abaixo é um guia rápido para tomar decisões sem esforço:

Esqueça a perfeição. Nós nunca tomaremos uma decisão perfeita. E esperar por essa decisão perfeita nos deixa paralisados.

Consiga mais informação. Não deixe que isso te segure, mas, caso tenha ficado preso é quase certo que você não tem as informações necessárias. Que informações você precisa? Pode consegui-las facilmente? Então obtenha imediatamente, se puder, mas não se deixe paralisar pela falta de informação.

Tente e erre. Se não tiver informações o suficiente – e geralmente é isso o que acontece – apenas escolha. Não importa de fato o que você escolhe, apenas tome uma decisão e livre-se da ideia de fazer a escolha certa. Agora viva com a escolha por um tempo e veja o que acontece. Isso é chamado tentativa e erro, e é geralmente a melhor forma de obter informações. Nós tentamos às vezes e vemos se dá certo – e então temos mais informação para tomar melhores decisões no futuro. Quando você encara dessa forma, as decisões são uma série de experiências com tentativas e erros, e o resultado não importa, pois o que quer que seja, será sempre boa informação.

Teste a intuição. Se você está preso e não tem informação o suficiente,  deixe a preocupação para lá e apenas faça uma escolha. Como fazer essa escolha? Você pode decidir no cara-ou-coroa, mas também pode seguir o caminho dos seus sentidos. O que diz sua intuição? Comece por escutá-la – geralmente é uma decisão inconsciente baseada em vários fatores dos quais não podemos processar conscientemente, portanto, uma parte do inconsciente do nosso cérebro faz o processamento e surge com uma segunda decisão. A intuição pode estar errada, mas tudo bem: Estamos aprendendo com os resultados, não importa o que aconteça. Portanto, aprenda com sua intuição e vá em frente.

Livre-se da preocupação. Se você aprender os princípios acima, é fácil ver que não há nada a temer. Você não precisa ser perfeito e uma decisão é muito raramente o fim do mundo (pelo menos nenhuma decisão levou ao fim do mundo até agora). Claro, a história está repleta de cadáveres que tomaram decisões erradas, mas existem milhões de vezes mais decisões que foram tomadas sem nenhuma consequência ruim. Então, não se preocupe – apenas escolha.

Pratique e siga. Você se tornará melhor com a prática, conforme aprende a deixar pra trás a perfeição e preocupações e a enxergar as decisões como experiências. Você aprenderá a ser melhor, mais rápido e com mais intuição. Logo, você seguirá o fluxo das decisões diárias com facilidade. Faça isso conscientemente no início, tendo em mente todos os princípios acima, mas a coisa se torna mais fácil conforme você avança.

Tomar decisões é algo que nós fazemos durante o dia inteiro e isso não precisa ser difícil. Nós superestimamos certas decisões em nossas mentes porque pensamos que elas são incrivelmente importantes, mas na verdade elas raramente são algo relevante. Isso não é uma crise econômica ou uma declaração de guerra – não estamos decidindo o futuro de uma nação. Encare as escolhas com uma oportunidade de aprender e ficará satisfeito por cada decisão sem esforço que cruzar seu caminho.

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

  1. ubi araujo vieira
    | Responder

    muito bom,pura verdade…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.