O que é marketing de conteúdo e por que você precisa dele?

postado em: Blog 0

Uma das táticas de marketing mais eficazes dos últimos tempos tem sido o marketing de conteúdo. De acordo com Content Marketing Institute, nos EUA, mais de 85% das marcas utilizam essa estratégia. De certa forma, o marketing de conteúdo é muito mais importante para pequenas empresas.

Mas o que é, exatamente, o marketing de conteúdo?  Por que ele é importante? E como implementá-lo corretamente na estratégia de marketing da sua empresa? Eu explico um pouco de tudo isso a seguir.

Definição de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a forma de uma empresa educar seus consumidores (e potenciais consumidores) sobre seus produtos e serviços. O objetivo é oferecer dicas, ajuda e educação sobre tudo o que possa ser útil ao consumidor. Essa informação pode ser compartilhada em forma de blogs, ebooks, webinários, vídeos ou posts nas redes sociais. As oportunidades são inúmeras.

Por que as pequenas empresas devem investir em Marketing de Conteúdo?

As pequenas empresas devem estar mais focadas no marketing de conteúdo do que as grandes marcar porque elas não possuem orçamentos enormes para gigantescas campanhas publicitárias (que muitas vezes são ineficientes). Mas precisam atrair a atenção e percepção do consumidor com recursos limitados. O marketing de conteúdo é uma ótima maneira conseguir o melhor desses dois mundos.

Como uma pequena empresa começa a fazer marketing de conteúdo?

Primeiro é preciso identificar os objetivos de negócios, qual é o público-alvo, que valor será criado para esse consumidor e que valor será agregado aos negócios. Depois, é necessário inspiração e criatividade, que pode ser obtida do próprio público, para desenvolver a estratégia do conteúdo. Que problemas você vai resolver? Sobre o que será o blog? Como ajudar seus clientes?

Finalmente, é preciso pensar em um plano ‘holístico’. Desenvolver a estratégia unindo os objetivos gerais do seu negócio com os objetivos do marketing de conteúdo.

Quais são os erros que as pequenas empresas cometem?

O maior problema das pequenas empresas é não ter em mente três itens importantes da estratégia de marketing: SEO, mídias sociais e marketing de conteúdo. O SEO (Search Engine Optimization), as redes sociais e o conteúdo devem trabalhar juntos a fim de obterem sucesso, e muitos pequenos empresários não entendem isso. Você não vai alcançar bons resultados sem uma presença robusta nas redes sociais. E não terá sucesso no SEO sem ter um conteúdo bom, original e relevante agregado às redes sociais. Existem ótimos conteúdo produzidos por empresas por aí que ninguém vê.

Como superar esses erros?

Para que a sua empresa obtenha sucesso com marketing de conteúdo, é preciso volume, valor e variedade. Você não pode fazer dois posts por mês e achar que isso atrairá milhares de pessoas – é preciso constância para marcar presença. E o seu conteúdo precisa ser bom, desenvolvido profissionalmente – seus esforços devem estar direcionados para entregar um conteúdo valioso baseado nos tópicos relacionados à sua empresa. E as pessoas percebem melhor o valor quando ele é compartilhado de múltiplas formas, por isso, pense em vídeos, slides, apresentações, infográficos, etc.

Como medir o resultado do marketing de conteúdo?

Quando você coloca seu conteúdo online – seja no YouTube, Facebook, blog, Instagram, etc., é preciso ter uma métrica para acompanhar os resultados. Você pode usar o Google Analytics para analisar acessos, engajamento, etc. O Facebook também possui suas próprias ferramentas de mensuração. Com o tempo você passa a identificar o tipo de público que está atraindo e pode direcionar melhor seu conteúdo para eles.

E, acima de tudo, é preciso tempo e paciência. Os resultados não aparecem da noite para o dia. Você deve construir um relacionamento com seu público, e não existem relacionamentos instantâneos. Esteja preparado para erros e decepções nos resultados, mas use essa informação valiosa para entender o que deu certo e o que deu errado e ajustar sua estratégia de marketing de conteúdo.

Às vezes acreditamos que um determinado tema vai chamar atenção do público, e ele gera poucos cliques e nenhum entusiasmo. E às vezes um post simples de “bom dia” gera uma resposta melhor, com interação das pessoas e vários compartilhamentos.

Isso ocorre porque estamos lidando com seres humanos. Esteja preparado para o imprevisível.

Se você quer saber mais sobre os meus serviços de marketing de conteúdo e o que podemos fazer entre em contato e eu ficarei feliz em ajudar.

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.