Bares da Mooca

postado em: Mooca 1

Bares da MoocaNada melhor do que reunir amigos “sul tavolo” e discorrer sobre assuntos diversos por horas a fio – de filosofias existenciais até discussões sobre qual super-herói é mais poderoso, tanto faz. Desde que sempre acompanhados de boas cervejas, bons vinhos e petiscos dos mais variados. Se você, como eu, preza uma boa conversa em ambientes agradáveis, aconchegantes e tradicionais, os bares da Mooca são ótima opção.

mencionei aqui anteriormente algumas opções para o café da manhã na Mooca e, agora, é a vez do famoso happy hour. Mas desta vez o trabalho não é meu. Servi apenas de guia boêmio para uma reportagem do site Guia da Semana (www.guiadasemana.com.br) sobre os bares da Mooca. Em entrevista, descrevi alguns dos meus lugares diletos do bairro e eles fizeram o resto.  O resultado ficou muito bom e passa bem uma visão geral sobre o bairro e algumas de suas opções de bares.

A entrevista você pode conferir aqui ou em outro formato aqui.

Se algum desses lugares descritos na reportagem lhe interessou, não pense duas vezes. Dê um pulo lá e desfrute de bons momentos – sozinho, a dois, em família ou com amigos, tanto faz. Mas se precisar de alguém para acompanhá-lo à mesa, é só chamar.

Caso os links indicados não estiverem funcionando, publico abaixo a entrevista na íntegra:

NOITE NA MOOCA

Entre a Madre e o Padre é onde acontece a noite da Mooca. A grande concentração de bares na região das Ruas Padre Raposo e Madre de Deus atrai inúmeros visitantes. Cervejas importadas, chope gelado, petiscos saborosos, música ao vivo e um bom papo com os amigos levam os moradores locais até os bares.

Além deste circuito, outro polo de agito noturno é a Rua Isabel Dias. Na via, é possível encontrar bares que servem desde a dupla tradicional chope e petisco até pratos da cozinha oriental, não deixando de lado, claro, as típicas delícias italianas.

“Os mooquenses valorizam uma boa conversa animada entre amigos em uma mesa de bar em vez de lugares fechados, como uma casa noturna”, informa o jornalista e consultor de marketing Emílio Calil, que mora na Mooca há mais de 30 anos. Por não agradar muito o público, as baladas são opções mais escassas no bairro. De acordo com Emílio, há apenas uma casa noturna na Avenida Paes de Barros, próxima a Rua Juventus, que é frequentada mais por jovens e não costuma lotar.

Tradicionalmente, a Mooca não era um bairro boêmio, prevalecendo o estilo residencial. Porém, após o ‘boom’ imobiliário do bairro, a partir dos primeiros anos de 2000, o comércio e o entretenimento ganharam mais espaço na região. “Por ser um bairro clássico e com pessoas que amam suas origens, quase todos os bares possuem um estilo de decoração mais antiga e rústica, remetendo às décadas passadas”, pontua o jornalista, que montou um blog em homenagem a Mooca (emiliocalil.com/blog/mooca).

Para reunir os amigos
Em um antigo casarão, onde funcionava uma farmácia, está um dos bares mais concorridos do pedaço, o Pharmacia Bar. O estabelecimento foi inaugurado em 1995 e chama muita atenção por sua ambientação: fotos preto e branco do bairro em décadas passadas. Isso sem falar nas altas prateleiras de madeira escura, que, originalmente, como indica o nome do local, abrigava os remédios e emplastos e, agora, estão repletas de garrafas de uísque e cachaça.

De acordo com o auxiliar de gerência do Pharmacia, Danilo Gonçalves, o bar costuma ficar sempre lotado, mas o público é rotativo de acordo com o passar da semana. “A sexta-feira à noite, o sábado e o domingo são mais movimentados pelos jovens com grupos de amigos. Já na terça, quarta e quinta são os casais que frequentam mais a casa”, informa.

O estudante de Direito Daniel Durante Valenti, que mora na Mooca há três anos, elegeu o Pharmacia e o Bricabraque Studio Bar como seus bares prediletos para ir com os amigos. “No Pharmacia há um grande bufê de petiscos por quilo, em que podemos nos servir de alguns para acompanhar o chope. Já o Bricabraque possui um estilo diferente – parece um bar de faculdade -, o que nos deixa muito à vontade e ainda tem cerveja de garrafa”, conta.

Happy hour movimentada
Após o trabalho não há nada melhor do que relaxar tomando um chope e batendo papo. Os mooquenses e as pessoas que trabalham no bairro também pensam assim; por isso, o horário mais disputado nos bares, durante a semana, é a happy hour. A 1ª Cervejaria da Mooca é um local bem procurado para esticar com os amigos, após o expediente.

“Costumo frequentar a casa, pois é um lugar excelente para reunir amigos, aproveitar os ótimos aperitivos e porções que eles servem”, comenta Emílio. O estabelecimento existe desde 2006, possui um estilo descontraído, com mesas na calçada e cervejas de garrafa, e ao mesmo tempo tradicional, por sua construção com pé direito muito alto, influenciada pelos bares do sul do País.

“Não havia nenhuma choperia no bairro, por isso surgiu a ideia de montar uma. A casa está sempre movimentada e seus principais atrativos são a extensa carta de cervejas, o chope, o cardápio e, quando tem jogos, colocamos um telão”, informa Dávio Fiorentin, gerente da 1ª Cervejaria da Mooca.

Romântico e familiar
Para os casais que procuram um ambiente mais aconchegante, há ótimas opções de bares e pizzarias. As sugestões do mooquense Emílio Calil são os estabelecimentos que oferecem ambientes mais íntimos e aconchegantes, como a Bendita Maria, que serve pizza por metro, e a Pizzaria São Pedro.

Já quando quiser reunir a família toda para sair à noite, uma boa escolha é o Bar Mooca. A casa conta com um farto cardápio de porções deliciosas, como a Picanha no Réchaud, que atende o gosto de toda família.

“O Bar Mooca é o bar que mais frequento pelo ambiente, pelos lanches e por oferecer as cervejas importadas que me atraem. Além de que aos sábados, um trio de senhores percorre por entre as mesas, tocando diversas músicas italianas e interagindo com os clientes”, revela Calil.

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

  1. Cervejaria Kremer
    | Responder

    Parabéns!
    Agora pra quem aprecia um chopp claro ou escuro, cremoso e feito de maneira artesanal, precisa conhecer os produtos da Cervejaria Kremer! Instalada em um local previlegiado, utiliza água da serra e ingredientes altamente selecionados, para oferecer a você um produto especial, de extrema qualidade e preço que cabe em qualquer orçamento!
    Acesse http://www.choppkremer.com.br e saiba mais sobre como disponibilizar este delicioso chopp aos seus clientes ou em seu evento! Recomendo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.