Dicas de passeios e gastronomia em Gramado

postado em: Viagens 2

Dicas de Gramado

Recebi pelo Twitter um pedido para publicar dicas de passeios e gastronomia em Gramado e Canela – duas das principais cidades da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. É assunto que muito me agrada e por diversas vezes já me contive de escrever demais sobre o tema para não correr o risco de ser repetitivo.

Mas como se trata do pedido de um leitor, nada mais justo do que atendê-lo. Ressalto, porém, que não sou especialista na região (um dia, quem sabe?). Sou, se podemos chamar assim, apreciador de belos lugares e da boa gastronomia. Ainda não conheço a Serra Gaúcha completamente, faltam muitos lugares e restaurantes para visitar – algo que pretendo corrigir logo. Por isso, restrinjo este texto às minhas experiências pessoais. Na verdade, diria que estas são dicas para quem visita a região pela primeira vez. Para que o post não fique muito longo, falarei aqui somente de Gramado e, em outro, de Canela. Vamos às dicas:

Dicas de passeios em Gramado

Gramado, como já disse aqui, é a cidade mais encantadora e apaixonante da Serra Gaúcha – minha esposa a definiu como a mais “glamorosa”. Não há por que discordar, a cidade é de fato linda e suas construções em estilo bávaro enchem os olhos. É a Europa no Brasil não apenas na arquitetura, mas na organização, limpeza e educação dos habitantes.

O melhor de Gramado se descobre a pé. Simplesmente saia do hotel, comece a caminhar e encante-se. Imprescindível percorrer a Av. Borges de Medeiros olhando as lojas, cafés e restaurantes que ela oferece – tão delicadamente decorados que parecem artesanais. É nesta avenida que se encontra o Palácio dos Festivais, famoso por abrigar o Festival de Cinema de Gramado.

Próximo ao cinema está a Igreja de São Pedro, bela construção que se destaca com sua entrada recuada e jardim. Atravesse a avenida e pare na Praça Major Nicoletti, uma área arborizada, com gazebos e uma pequena fonte. É lugar para sentar e observar o movimento, sem pressa.

Mas Gramado não se resume a construções alemãs. Há as paisagens naturais. Você pode desfrutar de uma vista sensacional ao visitar o Lago Negro, o qual já descrevi neste post. Percorra as margens, admire sua exuberância e depois sente-se em silêncio para apreciar o pôr-do-sol — que melhor forma de encerrar o dia do que essa?

Se você (como eu) ama história, há o divertido passeio Raízes Coloniais (mais aqui), que consiste em excursão pelo interior de Gramado, visitando famílias em antigas casas de colonos que mantêm seu estilo de vida tradicional. Há certos ‘teatrinhos’, mas vale a pena. E degustar queijos, salames, pães e manteigas caseiros não tem preço.

Vale ainda a visita ao Mini Mundo (www.minimundo.com.br), um lugar realmente mágico que precisa estar no roteiro de qualquer visitante, esteja ou não acompanhado de crianças. Gramado oferece muitos outros lugares para se conhecer, mas esses são bons pontos de partida. Veja abaixo algumas fotos:

Fotos: Passeios em Gramado

[nggallery id=2]

Dicas de Gastronomia em Gramado

Apesar do que se costuma acreditar, Gramado possui uma gastronomia bem variada. Claro, quem vai para lá não busca o que tem em sua própria cidade. O viajante espera por queijos, vinhos, fondues e chocolates — e isso é o que não falta. Infelizmente minha estada por lá não me permitiu conhecer toda a gastronomia como gostaria, mas os lugares que conheci me agradaram muito.

Se você está em busca de fondue numa noite fria, recomendo o Petit Maison, na Rua São Pedro. Ao contrário do ‘rodízio de fondues’ que temos em São Paulo, lá ele é conhecido como ‘sequência de fondues’ — o que faz sentido, já que é uma sucessão de fondues de queijo, carnes e chocolate. Quando estive lá em 2010, pagamos por casal (incluindo vinho) menos do que uma pessoa paga em uma casa de fondue em São Paulo. E com direito à carona do próprio dono, que nos levou de volta à pousada. Aliás, em Gramado esse serviço é comum, quase todos os restaurantes vão buscar os clientes nos hotéis e os levam de volta (sem cobrar por isso).

O chocolate é outra atração de Gramado. A cidade está repleta de lojas e é difícil indicar apenas uma. Mas se puder, dê uma passada na Casa da Velha Bruxa, na Av. Borges de Medeiros. Não irá se arrepender. Dizem que o sorvete deles é sensacional. Se estiver frio, peça um chocolate quente com conhaque. É sem dúvida um dos melhores que já provei.

Se estiver procurando um bom bistrô, recomendo vivamente o Josephina (www.josephinacafe.com.br), na Rua Pedro Benetti. O lugar é encantador. Não cheguei a provar os pratos da casa, mas passei lá para uma sobremesa e saí extasiado. Provei um brownie com chantili e raspas de negresco; e minha esposa pediu uma sobremesa da Bavária cujo nome era impronunciável (assemelhava-se a um crepe, mas muito melhor). Sem falar no vinho.

Como nem só de chocolate e fondue vive Gramado, você pode provar pastéis deliciosos no Pasteleiro (www.pasteleiro.com.br), também na Rua Pedro Benetti. Um detalhe divertido é que os pastéis possuem nomes de filmes (que têm referência ao sabor) e vêm em três tamanhos diferentes – ah, sim, eles têm pastel de strogonoff. E, ainda nesta mesma rua, um pouco mais acima, pare para tomar um café na Livraria Sucellus (mais aqui), um lugar muito charmoso e aconchegante.

E para finalizar, você não pode dizer que foi à Gramado sem ter conhecido um de seus cafés coloniais. Especialmente o primeiro e mais famoso deles, o Bela Vista (www.belavista.tur.br). Para quem não sabe, os cafés coloniais são restaurantes que oferecem incessantemente uma variedade absurda de pratos aos seus clientes por um preço único por pessoa. Imagine um restaurante self-service de São Paulo, mas com toda a comida na sua mesa. Você chega, escolhe um lugar, senta e os garçons começam a trazer os pratos (salgados, doces, sucos, vinhos, pães, bolos, tortas, etc.) e vão repondo conforme acabam até você não aguentar mais. É uma orgia gastronômica de onde se sai jurando nunca mais colocar comida na boca outra vez. Mas vale a pena. Abaixo, algumas fotos:

Fotos: Gastronomia em Gramado

[nggallery id=1]

Termino aqui minhas dicas sobre a cidade de Gramado. E se você  possui seus lugares favoritos, deixe seus comentários neste post e ajude a enriquecer o tema com suas dicas.

» Clique aqui para ver a segunda parte deste texto, com dicas de Canela e Nova Petrópolis. «

Dicas de Gramado

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

2 Responses

  1. Shauna Hopper
    | Responder

    Além dos inúmeros cafés coloniais, a cidade tem uma grande variedade de restaurantes de gastronomia internacional.Os tradicionais cafés coloniais, que servem de tudo (salgados quentes e frios, pizzas, pães, doces coloniais, bolos, tortas, pudins, mousses, geleias, bebidas quentes e frias, sucos e vinhos), são disputadíssimos. Costumam abrir às 10h e fechar às 23h. Alguns ficam na Avenida das Hortênsias, que liga Gramado a Canela, como o Bela Vista, o Coelho, o Gramberry, o Green House, o Torre Café e o Sabor da Terra. Os preços, por pessoa, variam de R$ 35 a R$ 38. Para tomar um café ou um chocolate quente, indicamos o Café com Leite, na Rua Garibaldi. Na mesma rua, estão os restaurantes Hakone e Stuttgart, que servem buffet a quilo. Há, também, a Casa di Pietro Grill e Sopas, na Rua Pedro Benetti.E para uma noite romântica, recomendamos a Adega e Restaurante Le Chalet, na mesma rua que dá acesso à Igreja do Relógio (na esquina). A casa abre às 18h30. Lá desfrutamos de um vinho Da’divas Merlot/Cabernet Sauvignon, da Lídio Carraro. O vinho é recomendadíssimo!

  2. MTV Intercambios - Assessoria de Imprensa
    | Responder

    Em época de crise seu próximo emprego pode estar em outro país .
    Com o Dólar em alta aumenta em 900% a procura por emprego no exterior .

    É atrás desse sonho que Jéssica Braga de 30 anos , moradora no bairro Padre Reus em São Leopoldo- RS , resolveu fazer as malas e partirá em breve para Doha , capital de Qatar .

    https://plus.google.com/+MarceloToledo/posts/YpqXWDHipNX

    MTV Intercâmbios

    seja nosso franqueado em sua cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.