Conheça 29 táticas de marketing para engajar seus consumidores

O marketing de conteúdo é uma extensão das táticas de marketing online e tem despertado uma enorme atenção há uns dois anos. Diversos executivos e profissionais de relações públicas estão abrindo os olhos para essa área e enxergando a necessidade de criar e manter conteúdos que ofereçam valor como parte de suas estratégias de marketing online e relacionamento com os consumidores. Em um modelo de marketing online com estratégia, objetivos e entendimento do público-alvo já definidos, quais os conjuntos de táticas que fazem mais sentido?

Muitos profissionais de marketing acabam se fechando e limitando dentro de uma pequena parte de tipos e formatos de conteúdo, deixando negócios substanciais para a concorrência. Para ser competitivo, é essencial estar aberto a mesclas de táticas de marketing de conteúdo a fim de fornecer informações relevantes, oportunidades de consumo e experiência compartilhada com os clientes. Isso está no topo da pirâmide quando falamos de transações e engajamento com os consumidores.

A seguir listei um apanhado de táticas de marketing de conteúdo que você pode considerar em suas ações. Não é necessário utilizar todas de uma vez, mas é imprescindível conhecer todas para aplicá-las nos momentos adequados e de acordo com as necessidades e estratégias de cada empresa.

  1. Anúncios editoriais
  2. Aplicações para dispositivos móveis (os famosos ‘apps’)
  3. Artigos de marketing
  4. Blogs
  5. Conferências online
  6. Conteúdo para dispositivos móveis
  7. Conteúdo social
  8. Crowdsourcing (solução de problemas ou ideias envolvendo equipes)
  9. E-Book
  10. E-mail
  11. Estudos de caso
  12. Eventos reais (com presença física das pessoas)
  13. Ferramentas interativas
  14. Imagens e infográficos
  15. Manutenção
  16. Microsites
  17. Mídia tradicional
  18. Newsletters digitais
  19. Newsletters impressas
  20. Pesquisa e mensuração
  21. Podcasts
  22. Releases de notícias
  23. Revistas impressas
  24. Revistas online
  25. Vídeo aulas
  26. Vídeos
  27. Webseminários
  28. White Papers (Documentações)
  29. Wikis

É claro, a ideia não é usar todas as táticas possíveis, mas empregar as táticas apropriadas em determinadas matrizes de influenciadores para construir um cenário comercial favorável, utilizando as considerações para posicionar melhor a empresa diante dos consumidores. Quais dessas táticas de marketing você já utilizou? E quais pretende passar a utilizar?

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

  1. Alan Campbell
    | Responder

    Marketing de conteúdo é sem dúvida um dos melhores meios de chamar a atenção e popularizar links. Porém, esta não é a única opção, e às vezes não é necessariamente a melhor escolha. Aliás, trabalhar apenas em cima disso pode fugir do foco principal do marketing: oferecer seu produto e soluções a cada consumidor e nicho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.