Por que o storytelling precisa ser parte da sua estratégia de marketing

postado em: Blog 0
Por que o storytelling precisa ser parte da sua estratégia de marketing
Por que o storytelling precisa ser parte da sua estratégia de marketing

O storytelling é uma palavrinha mágica que vem acompanhando o marketing nos últimos cinco anos. E apesar de ser fácil ignorá-la como outros termos de ‘modinha’ que costumam fazer parte desse universo, profissionais de marketing B2B deveriam levar o storytelling realmente a sério. Um dos grandes recursos do marketing é contar histórias. E das empresas também. Você, que está lendo este post, com certeza tem uma boa história para contar. Eu também tenho várias. E meus clientes também têm. E é esse valor das histórias que precisa ser colocado em prática todos os dias.

Por que a história da sua marca é importante?

Sua história pessoal, profissional e da sua empresa respondem às perguntas “o que”, “por que” e “como”. Essa história diz aos seus clientes exatamente quem você é e o que você faz. Ela destaca seus valores e propósitos únicos. Só você e suas negócios percorreram esse caminho único que o levou até onde está hoje. Uma história sobre um esforço de vendas ajuda a explicar quem somos como empresa, desde como e por que fazemos esse esforço até a forma como ajudamos outras pessoas a progredirem em suas carreiras. A maioria das empresas nasceu de uma pergunta, de uma necessidade ou de algo que não existia no mercado. E essa é a chance de mostrar a razão pela qual você faz o que você faz.

O storytelling conecta você com seus consumidores

Como você mostra aos seus clientes a forma como irá ajudá-los a alcançar o sucesso? Contando sua história! Mostre a eles como você pode ajudá-los a crescer da mesma forma que você cresceu. É importante conectar quem você é com os negócios dos seus clientes. Envie e-mails que marquem ocasiões especiais para eles (aniversários, datas comemorativas, feriados, etc.). Use o que você aprendeu sobre eles durante o processo de compra para criar uma experiência pessoal. Isso é importante porque você os conduz através do ciclo de compras, onde eles deixam de ser seguidores casuais e passam a observar e participar da SUA história. Quando você consegue isso, a sua história é tudo. Os cuidados com as pessoas, os processos e os valores que a sua empresa demonstra é o que farão você se destacar da multidão.

Torne a história da sua marca uma parte da sua estratégia

Conforme a experiência do consumidor se torna cada vez mais importante como fator de diferenciação, as histórias que você conta aos seus clientes precisam ser o ponto central das suas ações, pois são elas que destacam a sua marca das outras. Você pode compartilhar histórias nas redes sociais em forma de imagens no Instagram da sua equipe ou criar posts no Facebook para celebrar alguma conquista interna. Ou você pode compartilhar um conteúdo que demonstre apreciação pelos seus clientes, contando a história de como a sua empresa se tornou o que é hoje. Contar a sua história precisa ser a parte principal de toda a sua estratégia de marketing, pois as pessoas não compram de marcas ou empresas, elas compram de pessoas. E o ponto mais importante da história da sua empresa é exatamente isso: Pessoas!

Quer entender melhor como o storytelling pode ser usado na sua estratégia de marketing? Então clique aqui e veja como eu posso te ajudar.

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.