O novo iPad decretou o início do fim dos videogames?

postado em: Videogames 2

O novo iPadCom o início das vendas do novo iPad no último dia 16 de março, a Apple deu mais um passo para firmar seu domínio do mercado de tablets. O iPad é, sem dúvida, um dos dispositivos mais desejados atualmente – este que vos escreve também está babando por um.

Por melhores que possam ser os tablets concorrentes, o iPad possui aquele apelo do design impecável e a preocupação com a qualidade dos seus aplicativos – a marca registrada da Apple, já característica de seus produtos anteriores e a causa de sua legião de fãs.

Lembro que, quando o iPod foi lançado e as prateleiras de lojas lotaram de MP3 players ‘genéricos’, um colega meu, dono de uma agência de propaganda em Campinas, comentou que iria comprar o iPod. Eu lhe disse que, se era pra ouvir música, qualquer tocador funcionaria e sairia mais barato. Ele respondeu: “Mas eu não serei feliz com um ‘Phoston’ sabendo que existe o iPod”. Isso exemplifica bem o fascínio que os produtos da Apple exercem nas pessoas. Aliás, eu mesmo sou muito feliz com meu velho iPod Touch.

Mas falava sobre o novo iPad. Eu não sei se foi uma ação planejada da Apple (deve ter sido), mas o fato do aparelho ter um processador gráfico melhor do que o PlayStation 3 e o Xbox 360 tornam o novo iPad um concorrente à altura dos consoles tradicionais de videogame. Eu ainda arriscaria dizer que o conceito de jogos em alta resolução nos tablets pode ter decretado a morte dos videogames como conhecemos hoje.

Se as grandes desenvolvedoras de jogos como Capcom, Konami, Sega, EA, Square-Enix, Blizzard e outras passarem a olhar para os tablets não apenas como um aparelho para jogos casuais, mas também uma opção para levar suas franquias famosas a um novo conceito, é questão de tempo até que os consoles e seus joysticks se tornem obsoletos.

É verdade que já existem versões de Street Fighter e Final Fantasy para o iPhone. Mas são versões presas às limitações portáteis do aparelho. Já o novo iPad dá um passo além nesse quesito e abre novos horizontes para o entretenimento eletrônico. E, se você puder conectar o iPad em sua televisão por meio do Apple TV, então terá praticamente o mesmo conceito que a Nintendo vai oferecer em seu novo console, o Wii U – ou seja, a possibilidade de se jogar tanto no tablet quanto na TV.

Pode ser que eu esteja redondamente enganado e que tablets e consoles coexistam pacificamente. Mas, pense comigo, se eu for viajar no final de semana e tiver que optar entre levar meu PlayStation 3 ou meu iPad, sabendo que tenho os mesmos jogos com ótima qualidade gráfica em ambos, é óbvio que eu optaria pelo que ocupar menos espaço na bagagem.

Você concorda comigo? Discorda? Acha que o iPad pode revolucionar a indústria de videogames ou será apenas um aparelho para jogos casuais? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

2 Responses

  1. Claudinei Costa
    | Responder

    Olha Ervilho… não está muito longe de acontecer… penso como você, mas acho que isso ainda vai demorar, mesmo porque o objetivo da Apple ou de outra empresa de Tablet é facilitar o dia a dia das pessoas! Acho que os games ficam em segundo plano para os criadores… O que vai acontecer num futuro próximo é a união de empresas que conhecemos para criar uma nova geração de consoles. Espere algo do tipo Sony e Apple juntas… ou até mesmo Sony e Microsoft… estou apostando nisso!
    O que tenho visto ultimamente e pelo que acompanho do mercado de games, isso já está prestes a acontecer!
    Grande abraço e parabéns pelo texto!
    Vida longa ao iPad e, agora que comprei o meu, os putos da Apple resolveram lançar a terceira geração… que bosta! Mas o aparelho é fantástico, vale o investimento.. comecei a conhecer a Apple pelo iPhone, me apaixonei… em seguida, adquiri um iPod Nano… incrível e entrei na onda do iPad e, assim que terminar de pagá-lo, vou investir num Mac Book Air, certeza!

  2. Briza
    | Responder

    Muito bom o texto =)
    Mas os consoles não estão parados, muito pelo contrário, o novo da Nintendo é um exemplo disso, os consoles estarão sempre um passo a frente na diversão. Mas a grande ironia, conforme já foi falado acima, é que se um tablet for conectado a um controller e uma televisão, ele viraria um console também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.