30 curiosidades sobre videogames

postado em: Videogames 8

Curiosidades sobre videogamesO site PixFans publicou uma lista bacana com trinta curiosidades sobre o mundo dos videogames. Achei o texto muito legal e resolvi traduzi-lo aqui no blog. O texto original em espanhol, juntamente com as fotos de cada item, pode ser lido aqui.

1 – Ralph Baer criou o Oddysey (da Magnavox ) em 1972, que se tornou o primeiro console da história. Seis anos mais tarde ele criaria o Simon (ou Genius como ficou conhecido no Brasil), em 1978, sendo o mais popular dos jogos eletrônicos.

2 – A primeira profissão de Mario Bros não foi como encanador, e sim carpinteiro no jogo Donkey Kong. Naquela época ele se chamava Jumpman.

3 – O OXO (1952), um tipo de jogo da velha, é considerado o primeiro videogame com gráficos da história (os jogos em modo texto já existiam). Apesar disso, pairam dúvidas sobre se esse foi realmente o primeiro jogo, visto que existe uma patente que data de 1947 que descreve um jogo de simulação de mísseis que fazia uso de um tubo de raios catódicos.

4 – Pacman nasceu numa noite em que seu criador, Tohru Iwatani, saiu para comer pizza com amigos. A ideia do personagem surgiu quando ele olhou para a imagem da pizza com uma fatia faltando.

5 – O Japão sofreu uma grande escassez de moedas com a chegada do jogo Space Invaders. Em um primeiro momento, tentou-se solucionar o problema reduzindo o valor das partidas, mas isso não foi suficiente e, então, o governo precisou intervir colocando mais moedas em circulação.

6 – O melhor jogador de Pacman do mundo é Billy Mitchel. Ele conseguiu um placar de 3.333.360 pontos chegando ao nível 25 (o penúltimo) com uma vida e comendo cada uma das frutas.

7 – A primeira máquina de arcade operada com moedas foi a Computer Space, lançada nos EUA em novembro de 1971 pela Nutting Associates. O dinheiro obtido pelos seus criadores, Nolan Bushnell e Ted Dabney, foi utilizado para fundar a Atari.

8 – A primeira máquina de caça-níqueis da história foi a Liberty Bell, construída em San Francisco, em 1891, pelo mecânico alemão Charles Fey. Inspirada no jogo de pôquer, ela premiava seus jogadores com bebidas e cigarros.

9 – Graças a uma falha no projeto do chip TIA do Atari 2600 e a utilização de uma técnica chamada H-Strobe, foi possível converter o arcade Space Invaders para o console doméstico. Curioso saber que o melhor jogo do Atari 2600 só foi lançado graças a um erro da máquina.

10 – O Polybius é o jogo de arcade mais misterioso de todos os tempos e não resta hoje nenhuma cópia dele. Segundo reza a lenda, esse puzzle apareceu em poucos lugares de Portland (Oregon – EUA), e era um experimento do governo americano capaz de causar pesadelos e perdas de memória nos jogadores. Essa lenda urbana foi parodiada em um dos episódios de Os Simpsons, onde Bart entra em um fliperama e nota-se o Polybius ao fundo.

11 – Ao contrário do que se acredita, a Sega foi originalmente uma empresa americana. Seu nome era Service Games (SeGa) e se dedicava a fornecer divertimentos pagos ao pessoal das bases militares americanas no Japão.

12 – Nem todos os Street Fighters são jogos de luta. O Street Fighter 2010, lançado para o NES, é um jogo de ação futurista em que o protagonista, Kevin, enfrenta hordas de criaturas mutantes. Ao ser lançado nos EUA, a Capcom americana trocou o nome de Kevin para Ken, aproveitando o sucesso da série de luta na época.

13 – O Treamcast é um console pirata chinês compatível com o Dreamcast e que, além disso, possui uma tela LCD. É curioso que a empresa chinesa tenha tido tanto trabalho para piratear um aparelho que, comercialmente, não fez tanto sucesso.

14 – Pegando carona no sucesso de bilheterias E.T. – O Extraterrestre, foi lançado um jogo homônimo para o Atari 2600. A Atari estava tão segura de que seria um sucesso absoluto que fabricou mais cartuchos do que o número de consoles vendidos. Porém, o jogo ruim, com uma mecânica simplista e sem graça, unida a uma falha do jogo tornaram esse título um fracasso de vendas. Diz a lenda urbana que a Atari decidiu enterrar os jogos do E.T. em um deserto no Novo México, para evitar o elevado custo de armazenagem. No lugar onde se acredita estarem enterrados os jogos, há uma placa que diz: “Aqui descansa ET e sua família”.

15 – No arcade Pacman não existe uma forma de pausar o jogo, mas há um jeito de ganhar tempo. Existe um lugar dentro do labirinto onde se pode chegar quando nenhum dos fantasmas está por perto e que permite ao jogador esconder-se e não ser encontrado.

16 – Um dos maiores segredos de Super Mario Bros, de NES, é o Minus World. Um mundo onde se pode chegar atravessando uma parede e que se trata de uma fase de água. Ainda que Mario chegue até o final, uma tubulação o levará de volta ao início com o mesmo tempo restante. Dessa forma, mesmo que Mario chegue ao Minus World, ele morrerá.

17 – A Nintendo foi fundada em 1889 por Fusajiro Yamauchi. No começo era uma empresa que fabricava e distribuía um jogo de cartas com flores pintadas à mão chamado Hanafuda, que gozava de grande popularidade. Em 1956, Hiroshi Yamauchi (o neto de Fusajiro) viajou para os EUA para se reunir com o presidente do líder da empresa fabricante das cartas americanas. Vendo que a fábrica deles era muito pequena, percebeu que seus negócios estavam limitados, assim decidiu diversificar seus produtos. Ele também aproveitou a viagem para assinar um acordo com a Disney e usar seus personagens nas cartas.

18 – O povo da União Soviética também teve máquinas de arcade, mas seu repertório era próprio e suas máquinas foram baseadas nos primeiros jogos japoneses e americanos. Uma característica das máquinas russas é que eles não tinham placares de classificação: “Se você tem pontos suficientes vencerá o jogo, mas nenhum existe nenhum ranking” (Alexander Stakhanov, fundador do Museu Soviético de Arcade).

19 – A China proíbe crianças de jogar mais de três horas videogames online, depois de várias mortes causadas pelo excesso de horas jogando.

20 – O Dr. Kawashima, criador de Brain Training, não ficou com um único centavo resultante de seu “best seller”. O dinheiro gerado pelo jogo, cerca de 15 milhões de euros, foi inteiramente doado à pesquisa na luta contra o câncer. Ele disse que seu salário de 70 mil euros por ano pelo trabalho na Universidade de Tohoku é mais que suficiente para viver com dignidade. Outra curiosidade do Dr. Kawashima é que ele não gosta de videogames  e permite que seus filhos joguem apenas uma hora por dia.

21 – A primeira máquina comercial de arcade foi o Pong, da Atari, e o primeiro modelo foi disponibilizado em um bar de um posto de gasolina por Nolan Bushnell. Quando ele voltou depois de um tempo para ver como ela tinha se saído, a máquina não funcionou: ela estava entupida de moedas.

22 – Breakout começou como uma versão de Pong para um jogador. Al Alcorn, engenheiro da Atari e criador de Pong, tinha desenhado um protótipo que utilizava muitos chips para mover o jogo, por isso não era viável como um produto comercial. Em busca de uma solução, Nolan Bushnell propôs um desafio aos seus funcionários: era reduzir o número de chips, e o vencedor ganharia uma gorda recompensa financeira. Steve Jobs soube do concurso e o propôs a seu amigo Steve Wozniak, que em 72 horas reduziu os 75 chips para apenas 25. Steve Jobs recebeu a recompensa e repassou somente uma parte a Wozniak, que mais tarde viria a descobrir o truque, mas Jobs disse que a maior parte do dinheiro seria usada para fundar a Apple.

22 – O Pacman foi o primeiro jogo a ter um personagem.

23 – A partir do nível 18, os fantasmas de Pacman ficam azuis e você não pode mais comê-los.

24 – O jogo mais raro do mundo é o Nintendo World Championships 1990 para NES, e existem apenas 116 unidades em circulação. Cada vez que um desses cartuchos é leiloado no eBay, o preço final geralmente é estratosférico.

25 – O design da Triforce de Zelda é baseado no padrão do clã feudal japonês Hojo.

26 – O primeiro mascote da Sega foi Alex Kidd.

27 – Um representante americano da Capcom disse que o jogo Final Fight era de mau gosto porque os protagonistas lutavam contra mulheres. O designer japonês do jogo respondeu que não havia nenhuma mulher no jogo. Quando o americano perguntou sobre as personagens Poison e Roxy, o japonês respondeu que não eram as mulheres e sim transexuais. A duas “meninas” tiveram roupas e cabelos alterados na versão final.

28 – A Nintendo inventou o direcional e o primeiro console onde ele foi incorporado foi o NES. No entanto, um sistema de controle semelhante foi o Intellivision da Mattel, que possuía um disco que era pressionado com o dedo, sendo capaz de distinguir 16 posições diferentes.

29 – O jogo Final Fantasy VII foi originalmente desenvolvido para o Nintendo 64. No entanto, a Square e a Nintendo tiveram discussões por causa dos cartuchos usados no console de 64 bits, que limitava o tamanho dos jogos. A Square, contrariada, finalmente lançou o jogo para o Playstation em três CDs.

30 – Pacman é chamado Puck-Man no Japão, mas foi a sua entrada no mercado norte-americano que levou à sua mudança de nome devido à semelhança na língua anglo-saxônica entre as palavras “Puck”e “Fuck”.

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

8 Responses

  1. Emerson
    | Responder

    Legal. Pena que não tem nenhuma curiosidade sobre o Sonic, acho que você deveria ampliar ou fazer sua própria lista de curiosidade Emílio.
    E mais uma coisa, eu pesquisei sobre o Polybus, e é Polybius. Encontrei até a imagem do Bart ao lado do arcade.

  2. Emilio Calil
    | Responder

    Nome do jogo corrigido, Emerson. Obrigado!

    E sobre outras curiosidades, acredite, exitem centenas por aí. Eu já havia pensado em fazer uma enorme compilação dessas histórias, mas acho que vou publicando aos poucos aqui no blog. Tem coisas sobre Sonic sim!

  3. Marcelo Martins
    | Responder

    Emílio, sensacional o seu post.

    Esse negócio de travestis no Final Fight é realmente uma história bizarra!

    Abraços,
    mm

  4. Emerson
    | Responder

    Tem do Sonic? A única curiosidade que tem relação com o Sonic é a que diz que o primeiro mascote da Sega foi o Alex Kidd. Não vi mais nenhuma outra.

  5. Ale Treguer
    | Responder

    Só para ampliar as curiosidades, achei um blog com 101 curiosidades adicionais… Vale a leitura:

    http://zero123.wordpress.com/2007/11/04/101-curiosidades-que-voce-nao-sabia-sobre-video-games/

  6. Fernanda
    | Responder

    Muito massa seu artigo, gostei demais!!!

  7. Daniel
    | Responder

    O primeiro mascote da SEGA não foi o Alex kid, e sim uma espécie de nave com asas de pássaros

  8. gigiuepa
    | Responder

    Só achei meio bosta n considerar mulheres trans como mulheres, mas de resto incrível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.