O que é espiritualidade?

postado em: Blog 0

Dúvida constante na mente de muitas pessoas, a questão sobre o que é espiritualidade muitas vezes traz mais confusão do que esclarecimento.

Neste artigo espero ajudar você a entender melhor esse conceito e lançar um pouco de luz sobre o tema.

Entendendo o que é a espiritualidade

O que é espiritualidade?
O que é espiritualidade?

A espiritualidade é um conceito amplo com espaço para muitas perspectivas.

Em geral, inclui uma sensação de conexão com algo maior do que nós mesmos e normalmente envolve uma busca por sentido na vida. Como tal, é uma experiência humana universal – algo que nos toca a todos. As pessoas podem descrever uma experiência espiritual como sagrada ou transcendente ou simplesmente como uma profunda sensação de vivacidade e interconexão.

Alguns podem descobrir que a sua vida espiritual está intrinsecamente ligada à sua associação com uma igreja, templo, mesquita ou sinagoga. Outros podem orar ou encontrar conforto em um relacionamento pessoal com Deus ou com um poder superior. Outros ainda procuram significado através das suas ligações à natureza ou à arte.

Assim como o seu senso de propósito, a sua definição pessoal pode mudar ao longo da sua vida, adaptando-se às suas próprias experiências e relacionamentos.

Questões espirituais

Para muitos, a espiritualidade está ligada a grandes questões sobre a vida e a identidade, tais como:

  1. Eu sou uma boa pessoa?
  2. Qual é o significado do meu sofrimento?
  3. Qual é a minha conexão com o mundo ao meu redor?
  4. As coisas acontecem por algum motivo?
  5. Como posso viver minha vida da melhor maneira possível?

Definições de espiritualidade de alguns especialistas

Christina Puchalski, médica e Diretora do Instituto George Washington para Espiritualidade e Saúde, afirma que “espiritualidade é o aspecto da humanidade que se refere à maneira como os indivíduos buscam e expressam significado e propósito e a maneira como eles vivenciam sua conexão com o momento, consigo mesmos , para os outros, para a natureza e para o significativo ou sagrado”.

De acordo com Mario Beauregard e Denyse O’Leary, pesquisadores e autores de The Spiritual Brain, “espiritualidade significa qualquer experiência que se pensa colocar o experimentador em contato com o divino (em outras palavras, não é apenas um experiência que pareça significativa)”.

As enfermeiras Ruth Beckmann Murray e Judith Proctor Zenter escrevem que “a dimensão espiritual tenta estar em harmonia com o universo, e se esforça por respostas sobre o infinito, e entra em foco quando a pessoa enfrenta estresse emocional, doença física ou morte”.

Relação entre religião e espiritualidade

Relação entre religião e espiritualidade
Experiência individual = Onde a espiritualidade e a religião convergem. Isso afeta a maneira como pensamos, sentimos e nos comportamos – especialmente durante transformações na vida.

Embora a espiritualidade possa incorporar elementos da religião, geralmente é um conceito mais amplo. Religião e espiritualidade não são a mesma coisa, nem são totalmente distintas uma da outra.

  • Na espiritualidade, as questões são: onde encontro pessoalmente significado, conexão e valor?
  • Na religião, as questões são: o que é verdadeiro e certo?

Os pontos onde as duas práticas convergem são na crença, conforto, reflexão, ética e senso de despertar.

Espiritualidade e saúde emocional

Você notará que muitas práticas recomendadas para cultivar a espiritualidade são semelhantes àquelas recomendadas para melhorar o bem-estar emocional. Isto ocorre porque existe uma ligação entre os dois – o bem-estar emocional e espiritual influenciam-se mutuamente e sobrepõem-se, tal como todos os aspectos do bem-estar.

  1. Espiritualidade consiste em buscar uma conexão significativa com algo maior do que você mesmo, o que pode resultar em emoções positivas, como paz, admiração, contentamento, gratidão e aceitação.
  2. A saúde emocional consiste em cultivar um estado de espírito positivo, que pode ampliar sua perspectiva para reconhecer e incorporar uma conexão com algo maior do que você.

Assim, emoções e espiritualidade são distintas, mas interligadas, profundamente integradas entre si.

Uma ferramenta reflexiva para explorar a espiritualidade

Assim como outras práticas reflexivas, a atenção plena pode ser uma ferramenta para descobrir como a espiritualidade se manifesta em sua vida.

O mindfulness ensina você a estar ciente do que está acontecendo em seu corpo e mente no momento presente e a se abrir para isso com curiosidade e bondade.

Isso permite que você explore crenças, perspectivas e experiências de uma nova maneira que pode levar a novos insights sobre questões espirituais.

Conheça também a Coerência Cardíaca

Espiritualidade e Coerência Cardíaca

Agora que você entendeu o que é espiritualidade, é importante saber que ela também está intimamente ligada à prática de coerência cardíaca.

Para entender melhor esse assunto, clique no link abaixo e saiba em detalhes o que é coerência.

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.