Faça o que você ama

Li uma boa dica do Ricardo Jordão hoje e resolvi compartilhar o link aqui (em inglês): The World Needs You To Do What You Love (O Mundo Precisa Que Você Faça O Que Você Ama).  O texto fala da paixão que temos que ter por aquilo que fazemos, e das mudanças que precisamos causar em nós mesmos para poder fazer aquilo que gostamos. Conversei sobre isso dias atrás com um amigo. Eu defendia a idéia de que as empresas devem contratar pessoas que são apaixonadas por sua marca e/ou produtos, o que garante a motivação necessária para que se ‘vista a camisa’ e lute pelo sucesso. Mas lendo esse texto indicado, percebi que não estava correto em minha afirmação. É preciso, primeiramente, ser apaixonado por aquilo que fazemos (e fazemos bem!). A empresa entra em segundo plano.

O texto é bem bacana e, apesar do viés de auto-ajuda, traz sete dicas bem interessantes para que possamos nos mexer e fazer aquilo que realmente gostaríamos de estar fazendo. E para quem não lê inglês, traduzo abaixo essas sete dicas. Acreditem, eu mesmo preciso aprender muito com elas.

  1. Encontre sua paixão. É tudo uma questão de amor e do que o faz sentir-se vivo. Pergunte a si mesmo: “No que eu estou interessado?”, “Sobre qual assunto eu poderia falar por horas e horas?” e “O que eu faria de graça?”.
  2. Encontre sua força. Estamos procurando coisas em que somos naturalmente bons e temos talento nato para isso. É uma contribuição dos seus dons para o mundo. Para começar, converse com familiares, amigos e colegas e pergunte a eles três coisas nas quais eles acham que você é naturalmente talentoso.
  3. Encontre seu valor. Tudo se resume a encontrar a interseção entre o que você é bom e pelo quê as pessoas estariam a dispostas a lhe pagar. Se você não consegue encontrar uma forma de ser pago para fazer o que você ama, então o resto não importa. Portanto vale a pena gastar um tempo tentando entender essa questão. Para começar, pense nos benefícios que você daria aos outros com a contribuição do seu valor. Reflita se existe ou não uma dor desesperada ou paixão envolvida no que você está oferecendo.
  4. Assuma um compromisso. Mais do qualquer outra razão, as pessoas falham ao tentar o sucesso porque falham ao se comprometerem. Pensar “Eu não sei” ou “Talvez outra hora” não vai te levar ao objetivo de viver daquilo pelo qual você é apaixonado para fazer. É necessário um comprometimento inflexível para poder mudar a si mesmo. Em vez de pensar “Eu não sei”, experimente “Eu vou aprender”. Lembre de que os caminhos são trilhados caminhando-se.
  5. Tenha força para mudar. Mesmo que você queira mudar seu jeito por si próprio, pode ser difícil largar certos hábitos e atitudes. Muitos de nós têm a idéia de que o “trabalho não deveria ser divertido”. Derrubar essas crenças pode ser difícil, mas seguir em frente em uma nova direção é definitivamente recompensador.
  6. Do que você abrirá mão? Você pode pensar que talvez não tenha tempo para trilhar uma nova jornada. E tem razão. Você não terá tempo a menos que faça seu próprio tempo. Existem montes de tarefas que agendamos e achamos que temos que fazer tudo aquilo. Mas, na verdade, o mundo não vai acabar se escolhermos outras coisas. Faça uma lista de todas as suas atividades e selecione aquelas das quais você abrirá mão para conseguir o tempo necessário para sua nova jornada.
  7. Você dirá ‘Sim’ para si mesmo? Você pode ter vontade de ser escritor, dentista, pintor, salva-vidas ou orador público. Se você sabe que é isso o que você deseja fazer, então permita-se chamar a si mesmo disso – mesmo que ainda não esteja estabelecido nesse ramo. E mesmo que essa não seja a sua ocupação principal. Possua a sua paixão, completa e incondicionalmente.
Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.
Últimos Posts de

4 Responses

  1. Emerson Freire
    | Responder

    O final da dica 2 é meio perigoso. É preciso muito cuidado. Os familiares, principalmente pai e mãe, acham que você é bom em qualquer coisa “filho você canta muito bem”, “você é um artista”; os amigos falam a mesma coisa. Por fim, tem muita gente achando que é bom em determinada coisa só porque amigos disseram que eram, e no fim não são.

  2. Rod
    | Responder

    Eu concordo 100% com este post.
    E pra ter sucesso com o que voce ama fazer, realmente primeiro voce tem que descobrir o que te motiva e o que te faz ficar horas trabalhando sem parar e sem ver o tempo passar e ver se voce esta disposto a trocar tudo pra ser feliz fazendo o que gosta.
    Eu posso falar aqui de experiencia propria, se voce mudar o seu pensamento e seguir seu coracao, no final das contas qualquer sacrificio feito vai valer a pena.
    Eu ja pensei em desistir varias vezes, arranjar um trabalho normal e tocar a vida, mas tenho certeza de que se eu tivesse feito isso eu seria muito infeliz e provavelmente teria pedido demissao alguns meses depois.
    Eu acho que a parte mais dificil ‘e descobrir o que te da essa paixao essa chama interna que faz com que voce seja sempre feliz quando esta trabalhando com aquilo.
    Nao ‘e facil conseguir ganhar dinheiro com aquilo que a gente gosta de fazer, mas quando a gente consegue, pode acreditar, a sensacao ‘e maravilhosa.

  3. cibele
    | Responder

    Eu amei este texto sera que posso copiar??? Ou vao me cobrar???

  4. Kosher-X
    | Responder

    Deveria ser cobrado pelo texto. Não existe almoço grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.