Categorias: Cotidiano

Memento mori

Se eu fosse supersticioso, ficaria assustado comigo mesmo pelas incontáveis vezes em que me deparo com coincidências estranhas. Na verdade não seria propriamente superstição, mas começo a crer que meu cérebro deve sintonizar ondas de rádio, TV e até internet. Explico-me. Não foram nem uma nem duas vezes em que pensei em determinado filme para, momentos depois, vê-lo passando na televisão.

Infelizmente me foge à memória os detalhes de cada acontecimento. Mas um dos mais recentes ocorreu no meio do ano. Possuo uma lista de filmes favoritos que precisam fazer parte da minha coleção – uns conhecidos, outros nem tanto. Entre eles estava Minha Amada Imortal, um filme que romanceia a respeito de uma carta deixada por Beethoven antes de sua morte – recomendo vivamente a quem ainda não viu, é soberbo e conta com atuação impecável de Gary Oldman no papel do compositor. Voltando à coincidência, tinha reparado que esse filme faltava em minha coleção. Tentei encontrá-lo em diversas loja online, mas o DVD estava esgotado. Para minha surpresa, ao chegar em casa naquele dia, vi que o filme estava passando na TV a cabo. Naquele mesmo final de semana, perambulando pela livraria Nobel do Shopping Tatuapé, vi uma gôndola com vários DVDs em promoção. Na hora pensei: “Vou encontrar o filme no topo dessa pilha”. Dito e feito. Foi só me aproximar da gôndola pra ver o DVD ali, dando sopa. Arrematei-o por R$ 12,99.

E na semana passada, outra coincidência. Eu tinha acabado de voltar do almoço e fiquei pensando em algo para escrever em meu Messenger. Do nada, veio-me à mente a frase “memento mori“. Memento mori é uma expressão em latim que significa algo como “lembra-te homem que morrerás um dia” ou “lembra-te de que vais morrer”. Este tipo de pensamento é muito utilizado dentro da literatura, principalmente na literatura barroca. No meu caso, essas palavras remeteram-me ao jogo de PC Broken Sword 4: Angel of Death, o qual joguei no final do ano passado. O jogo é uma aventura que mistura Indiana Jones e Código da Vinci e, em determinado momento, você se depara com essa frase para resolver um enigma. Pois bem, antes de escrever a frase no Messenger, resolvi conferir meu e-mail pessoal e vi que havia recebido as notícias diárias do GamesPress – um site dedicado a informações de jogos de videogames para jornalistas. Fui conferir a lista de jogos do dia e eis que vejo isso:

Fiquei ali olhando para a tela do computador e rindo sozinho. Acabei desistindo de usar a frase no Messenger.

Pena que este meu ‘dom para coincidências’ nunca tenha servido para me dizer os números da loteria acumulada ou coisa parecida. Porcaria de superpoder inútil.

Emilio Calil

Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

Ver comentários

  • Hahaha... "porcaria de superpoder inútil" é boa. Mas vou perguntar uma coisa, você já tentou jogar na loteria? Derrepente na hora de jogar seu superpoder aflore.

  • Hhahaha, eu so do risada,prova maxima da lei da atracao.
    Eu sei que voce nem acredita e acha que 'e so um livro de auto ajuda feito pra ganhar dinheiro.
    Mas depois que comecei a usar profundamente as tecnicas minha vida mudou da agua pro vinho muito rapidamente.

    E voce nao ganha na loteria, por isso mesmo, primeiro tem que jogar e depois tem que realmente querer ser milionario.
    Todo mundo diz que quer ser milionario, ganhar na loteria mas nao tem nocao do que 'e ser uma pessoa milionaria.
    Primeiro que se voce usar esse poder, jogar na loteria e ganhar,diga adeus ao Brasil, a seus pais, seus amigos e sua familia, porque voce vai ter que mudar de pais pra poder desfrutar da sua riqueza, porque se nao, vai ser sequestrado, sua familia vai ser sequestrada e por asism em diante.
    Ou voce tem que mudar pra alpha vile, e comprar um carro blindado e nao contr pra ninguem que ficou rico.
    Sera que 'e bom assim ganhar na loteria no Brasil?

    Eu ja perdi a conta de quantas vezes essa tal de lei da atracao ja funcionou comigo.

    Queria muito ter um carro quando era novo, antes de casar mas nao tinha um puto, mas queria com a mente e o coracao realmente, do nada, participeir de um concurso do DVD do Homem Aranha e ganehi um carro 0KM.

    Disse pra mim mesmo que so iria casar se achasse a pessoa certa e pensei nela muito firmamente, ate desenhei como queria o visual ela, loira dos olhos azuis e pele clarinha....hahaha...achei, namorei 8 meses, casei e hoje 'e o amor da minha vida.

    Queria muito desenhar e trabalha dentro de um studio e morar no exterior onde eu pudesse desenvolver melhor miinha arte, consegui o que a maioria dos artistas acham quase impossivel conseguir no Brasil, fui contratado pra trabalhar dentro de um Studio de videogame na Australia.

    Isso sao so alguns exemplos, esses exemplos que voce deu, acontece comigo toda hora.

    Tenta fazer como Emerson disse, se quer ficar milionario, tenta jogar na loteria, participar de outros sorteios, de repente se voce pensar da forma certa, voce vai conseguir, so saiba que....com grandes poderes vem grandes responsabilidades.....hahahaha.

    Tente fazer isso com coisas pequenas como o DVD e o e-mail, voce vai ver como as coisas acontecem.

    Abraco,

    Rod.

Compartilhar
Publicado por
Emilio Calil

Posts mais recente

O que é ontocracia

Neste post eu explico o que é a ontocracia e como ela se apresenta como…

7 meses atrás

Os 20 maiores paradoxos da vida

Confira neste post os 20 paradoxos mais poderosos sobre a vida e mude seu comportamento…

8 meses atrás

O que é espiritualidade?

Entenda o que é espiritualidade, sua relação com religião e saúde emocional, e como ela…

9 meses atrás

Entenda a importância do perdão (e aprenda uma técnica para perdoar)

Entenda a importância do perdão e aprenda neste post uma técnica de 5 passos para…

12 meses atrás

A importância da apreciação da beleza

Entenda como a apreciação da beleza pode desempenhar um papel fundamental no seu bem-estar e…

12 meses atrás

Redefinindo a psicologia à luz da física quântica

Uma perspectiva do Dr. Alan J. Steinberg: revolucionando nossa compreensão da consciência com a física…

12 meses atrás