O perdão é uma decisão pessoal que devemos tomar na tranquilidade do nosso coração. Às vezes, nosso espírito nos presenteia com a inspiração para perdoar e liberar bloqueios de energia uns com os outros e com nós mesmos. Esses bloqueios fazem com que nosso coração se desligue, o que cria falhas e separação em nossos relacionamentos.
Muitas pessoas sentem uma separação e falta de conexão mais profunda com amigos ou familiares porque, no passado, foram magoadas emocionalmente por eles. Aprender a liberar esses sentimentos de desarmonia é uma ferramenta poderosa e eficaz para a paz e a felicidade pessoal. Muitas pessoas acham apropriado manter a amargura e a raiva porque esse hábito foi transmitido de geração em geração e passado como algo normal.
No entanto, mais pessoas estão percebendo que apegar-se e repetir esses sentimentos de mágoa ou ressentimento bloqueia os cuidados do nosso coração, o que é importante para criar um equilíbrio energético coerente em nós e com os outros. Foi comprovado que a energia do rancor, mantida e não controlada, libera hormônios e substâncias neuroquímicas que drenam nosso sistema energético e colocam nossa saúde em risco, especialmente se houver muita carga emocional envolvida.
É comum sentirmos que perdoar alguém é fazer-lhe um favor. No entanto, estamos especialmente fazendo um grande favor a nós mesmos ao liberar esses sentimentos armazenados de mágoa e dor emocional e os efeitos negativos que eles criam em nosso bem-estar mental, emocional e físico. Em alguns casos, o perdão pode fazer a diferença na prevenção de sérios problemas de saúde. Ao longo do tempo, estes sentimentos reprimidos não só drenam os nossos níveis de energia, mas também sobrecarregam a nossa resiliência e capacidade de raciocínio, ao mesmo tempo que diminuem na nossa alegria e felicidade.
A ciência e a psicologia demonstraram os benefícios mentais, emocionais e físicos da liberação desses sentimentos armazenados. Claro, algumas situações são mais difíceis de liberar, mas é muito mais danoso mantê-las, mesmo que não pensemos nelas o tempo todo.
Hoje existem muitas evidências dos efeitos debilitantes da repressão de energias desarmônicas. É compreensível que o perdão possa ser difícil, mas é um passo gigante no autocuidado se direcionarmos a atenção ao nosso coração e iniciarmos esse processo de restauração, mesmo que seja um pouco de cada vez – o que é mais eficaz em muitos casos.
Nosso coração é o ingrediente secreto do perdão. Se você tentar exercitar o perdão apenas com a mente, não terá resultado algum. Nosso coração sabe que estamos ganhando algo ao perdoar, enquanto a mente pode resistir ao perdão porque parece que está desistindo de algo que nos é devido. É o coração que acrescenta amor, compreensão e paciência para manter a intenção.
Nosso espírito fornece encorajamento energético e cura integral à medida que comprometemos genuinamente a intenção do nosso coração de liberar o que é velho, mesmo que seja um pouco de cada vez. Mais pessoas estão relatando hoje em dia que estão sendo intuitivamente estimuladas a revisar seus ‘armários’ mentais/emocionais e limpar as velhas energias que estão reprimindo o espírito de paz e felicidade dentro delas.
(A técnica abaixo pode ajudar no perdão geral, mas questões complexas de perdão podem exigir informações mais detalhadas de várias outras fontes.)
A seguinte técnica Cut-Thru® (ou Corte Direto) foi projetada pelo Instituto HeartMat para ajudar a criar a objetividade que muitas vezes é necessária para experimentar o perdão. Quando nossa mente está acelerada e nossas emoções estão em chamas, é difícil imaginar conceder o perdão, seja perdoando a nós mesmos ou aos outros.
A maneira mais fácil de começar a usar as etapas do Cut-Thru como ferramenta de perdão é praticar com uma pessoa ou problema enquanto você lê cada etapa. Primeiro, escolha um problema menor para começar, não um que seja altamente carregado emocionalmente, que muitas vezes é mais resistente a mudanças. Pense em alguém ou algo que você estaá emocionalmente pronto para perdoar. Isso aumentará sua confiança e resiliência para enfrentar situações altamente carregadas. Lembre-se de manter sua atenção e energia focadas no coração ao longo das etapas para permanecer coerente.
Não somos maus por termos sentimentos de julgamento, pois estes desafios fazem parte da nossa aprendizagem, do crescimento espiritual e capacitação pessoal. No entanto, somos mais felizes, mais saudáveis e mais vivos quando estas manchas escuras no nosso coração são dissolvidas.
Se você não obtiver um insight ou sentir o perdão imediatamente, pratique a técnica novamente em outro momento. Saiba que situações mais profundas e complexas podem exigir uma maior conexão com o seu coração genuíno para serem liberadas. Mesmo que demore semanas ou meses, vale a pena continuar com a prática. Os benefícios valerão a pena.
Para obter mais ajuda com o perdão, é muito importante também buscar ajuda terapêutica de um profissional qualificado.
Faça um teste com essa técnica e deixe aqui nos comentários a sua experiência com o perdão.
Neste post eu explico o que é a ontocracia e como ela se apresenta como…
Confira neste post os 20 paradoxos mais poderosos sobre a vida e mude seu comportamento…
Entenda o que é espiritualidade, sua relação com religião e saúde emocional, e como ela…
Entenda como a apreciação da beleza pode desempenhar um papel fundamental no seu bem-estar e…
Uma perspectiva do Dr. Alan J. Steinberg: revolucionando nossa compreensão da consciência com a física…
Neste post eu explico melhor como funciona a coerência cerebral e cardíaca e como isso…