Leio na Folha que Harry Potter e a Pedra Filosofal foi eleito pelos britânicos o melhor livro dos últimos 25 anos. A lista completa você encontra aqui: Top 25 Books
Difícil engolir uma dessas. Tudo bem, é leitura pra crianças e até ajudou muita gente a pelo menos descobrir o que é um livro, mas eleger uma historinha fraca dessas como melhor obra literária dos últimos 25 anos é subestimar o intelecto de muita gente. Às vésperas da estréia do novo filme, bem como do lançamento do último livro que encerra a coleção, Harry Potter conquista um lugar de honra entre os livros britânicos. Quanta coincidência.
Olhando a lista com cuidado, percebe-se o sofrível O Código Da Vinci ocupando o quinto lugar. Ao que parece, mediocridade vende. Paulo Coelho que o diga. Aliás, estou surpreso que o “mago” não esteja integrando essa lista.
Já haviam me dito para fugir de todo e qualquer livro classificado como “best-seller”. E é a pura verdade. A leitura para as massas parece “emburrecer” as pessoas e criar uma legião de seguidores de coisa alguma. Haja visto o novo “sucesso” das livrarias, O Segredo, de Rhonda Byrne, que também trilhou o caminho para o cinema. Aliás, falarei mais sobre esse livro em crônica futura.
Lá embaixo, ocupando uma discreta 21ª posição, está O Nome da Rosa. Se os britânicos consideram J. K. Rowling melhor do que Umberto Eco, só posso concluir, então, que o mundo já foi mais culto no passado. Ou será que nunca foi?
Descubra os benefícios da coerência cardíaca para empresas: bem-estar, produtividade e crescimento financeiro com práticas…
Neste post eu explico o que é a ontocracia e como ela se apresenta como…
Confira neste post os 20 paradoxos mais poderosos sobre a vida e mude seu comportamento…
Entenda o que é espiritualidade, sua relação com religião e saúde emocional, e como ela…
Entenda a importância do perdão e aprenda neste post uma técnica de 5 passos para…
Entenda como a apreciação da beleza pode desempenhar um papel fundamental no seu bem-estar e…
Ver comentários
Odeio Harry Potter. Odeio os ingleses e seu sotaque insuportável. Prefiro ler o encarte do mercado a perder meu tempo lendo fantasias e delirios de escritores solitários e bebâdos..... No caso de Paulo Coelho eu acrescentaria ainda mais uma "qualidade", mas, acho melhor deixar pra la... Todo mundo já sabe que além de tudo, o sujeito é frutinha...kkk
Fico imaginando qual seria o resultado se essa votação fosse feita aqui. Mas é bem provável que Paulo Coelho ficasse no topo da lista. É impressionante como os livros deste sujeito fazem sucesso aqui e fora daqui. Ele joga algumas metáforas dentro de uma história superficial e pronto, líder de vendas.
Código DaVinci também fez muito sucesso por aqui, o Dan Brow descobriu mesmo o Graal, ficou rico juntando um monte de teorias estapafúrdicas, jogou o nome de Jesus no meio (Jesus vende) e pronto, líder de vendas.
Uma prostituta resolve contar a história dela em um livro, não tenho certeza mas parece-me que ela pagou alguém para escrever o livro e pronto, líder de vendas.
E enquanto isso, aqui no Brasil, temos um presidente irradiando cultura.