Entramos em uma era pós-Google na mídia digital, que podemos chamar de ‘era social’, onde a força da comunicação está deixando os sistemas de busca para se concentrar em redes sociais como Twitter, Facebook e outros. Enquanto o Google (como sistema de busca) representa uma monarquia arrogante e quase ditatorial, o Facebook representa a democracia ele ouve as pessoas e espalha seus pensamentos. Mas nem só de redes sociais vive o homem. Ou, pelo menos, não deveria.
A internet é uma vastidão incontável de informação e a maior parte está em sites e blogs. As redes sociais divulgam ideias concebidas em outros lugares. Por isso considero importante estar em contato constante com bons escritores que publicam pensamentos e notícias fora das mídias sociais (mesmo que depois esse conteúdo venha a cair nas redes).
Sou fã do bom e velho sistema de RSS, que ‘traz’ a notícia para você no momento em que ela é publicada. O RSS é o “paperboy” da era digital é o garoto que atira o jornal na porta da sua casa ou micro, no caso. Ele permite ler vários blogs e sites sem ter que visitá-los um a um. Navegadores como o Internet Explorer ou o Firefox possuem leitores de RSS embutidos em seus sistemas, mas acho esse recurso pouco eficaz. Até o Google permite criar uma página inicial personalizada com seus ‘feeds’ de RSS favoritos, mas, novamente, esse serviço é muito limitado. Prefiro ler notícias em softwares, por isso, depois de testar diversos programas, descobri um muito bom, o RSSOwl (www.rssowl.org).
Uso o RSSOwl há quase dois anos e é o melhor software para leitura de RSS que encontrei. Ele possui um sistema fácil de navegação que lembra o Outlook (lista os tópicos à esquerda e mostra o conteúdo à direita). Por possuir os recursos de um navegador, o programa exibe os textos com a mesma formatação dos sites, permitindo até rodar vídeos sem que você precise abrir a página original. Uma mão na roda para acompanhar notícias enquanto você trabalha.
Se ficou interessado, pode baixar o programa gratuitamente aqui: Download do RSSOwl existem versões para vários sistemas operacionais, escolha a sua. Vale lembrar antes que ele precisa do plug-in do Java Runtime instalado no computador para poder funcionar. Se você ainda não tem, pode instalar também gratuitamente daqui: Download do Java Runtime.
O software possui muitos recursos de personalização e configurações. Destaque para a capacidade de exportar e importar a sua lista de feeds de RSS, assim, você tem acesso aos seus sites e blogs favoritos em diversos computadores (ou no caso de formatar o seu micro) sem precisar cadastrar tudo novamente. Eu mantenho uma lista classificada por categorias e, para facilitar a sua vida, vou compartilhá-la aqui. Dessa forma, você já começa com um bom conteúdo disponível para ler e, se quiser, pode apagar o que não interessa e acrescentar outros feeds de sua preferência. Para baixar minha lista no formato OPML, é só clicar aqui.
Para importar o arquivo, abra o RSSOwl, clique em File, Import e, na janela que abrirá, selecione Import Feeds from a File or Website e clique no botão Browse. Depois, localize o arquivo baixado emiliocalil_rssowl.opml no seu computador e clique no botão Open. Na janela que surgirá com os nomes de diversas pastas, escolha Select All e clique no botão Next. Na próxima janela, marque as opções Import Label e Import Preferences e clique no botão Finish. Pronto, seu RSSOwl estará idêntico ao meu, com muitas notícias para você se aprofundar. E fique à vontade para modificar o que quiser.
Boa leitura.
Deixe um comentário