Eu não vou mentir. 2011 foi um ano complicado e estou feliz que esteja acabando. Aconteceu de tudo um pouco – perdas e ganhos, problemas e soluções, acontecimentos inusitados, inúmeros imprevistos, mudanças, etc. Claro, nem tudo foi ruim e muitos problemas ficaram pra trás. Mas no geral foi um ano bem atípico. E 2012 chega com as promessas de ser um bom ano. Claro que notícias sobre crise econômica mundial, depressão e guerras continuam a nos assombrar. Mas ainda assim sinto que será um bom ano.
Por quê? Porque aprendi a me tornar mais ‘leve e relevante’. Descobri qual é a minha ‘visão’ para o futuro e o que desejo alcançar. Passei o ano de 2011 iniciando a construção desses alicerces e, em 2012, pretendo dar os primeiros passos para conquistar esses objetivos. E não tem nada a ver com as famigeradas ‘promessas de ano novo’.
Se quiser me acompanhar nessa jornada, publico a seguir cinco dicas para que você possa se preparar para 2012 e torná-lo um ano excelente para conquistas, resultados e realizações (seja no âmbito pessoal, profissional ou corporativo).
- Qual é a sua visão? Quando comecei o blog em 2004 eu não tinha a menor ideia do que (ou quem) queria atingir. Quem me acompanha desde aquela época viu as incontáveis mudanças (visuais e editoriais) que se refletiram neste espaço. De piadas inúteis a críticas políticas, escrevi de tudo. Mas nunca tive um foco, uma visão a ser seguida. Relendo meus textos antigos, vi que não havia nada de útil ali para compartilhar. Em 2011 resolvi mudar. Parei com as críticas, reduzi o volume de postagens e procurei me tornar mais relevante, com um foco diferente, tentando ajudar as pessoas em vez de atirar pedras. Em 2012 vou ampliar esse conceito.
- O que você quer realizar? Isso é diferente da sua visão porque é mais imediato. Onde você se vê no final de 2012? Você imagina que esse será um ano de sucesso? O que precisa acontecer para que você sinta que alcançou esse sucesso? Escrevas esses itens no papel e leia constantemente. Não tem nada a ver com ‘mágica’ ou autoajuda. A mente fixa melhor as coisas quando você escreve à mão. E reler constantemente o faz lembrar dos objetivos e ver se está fazendo algo para alcançá-los ou se está procrastinando.
- Construa os alicerces. Muitas das coisas que você precisará fazer para seguir em frente com sua visão e realizar o que escreveu precisarão de alicerces. Talvez seja desenvolver uma estratégia de comunicação, criar uma comunidade nas redes sociais, escrever uma proposta de um livro ou desenvolver um novo produto ou serviço que será comercializado ao longo do ano. O que quer que você decida, os alicerces precisam ser construídos. Se você for como eu, poderá levar um ano inteiro para chegar aonde deseja e começar a pensar em resultados. É uma maratona, portanto, mantenha isso em mente enquanto constrói seus alicerces.
- Torne-se leve e relevante. Esse é realmente um exercício que deve ser feito. Corte tudo o que você acha que deve ser cortado. E quando terminar, corte mais um pouco. Só porque você tem compromissos, dívidas, obrigações e mais um monte de coisas que exigem sua atenção, não significa que nada disso possa ser renegociado ou reduzido. Volte ao básico e afaste-se de tudo o que não lhe faz bem sejam negócios ou pessoas. E aumente sua relevância naquilo que você considera ser realmente importante.
- Mantenha o otimismo. É fácil demais desanimar, especialmente quando ouvimos tantas notícias ruins sobre economia, criminalidade, etc. Mas se você mantiver seu otimismo, é fantástico ver como tudo parece fluir mais fácil. Mantenha sua visão e objetivos sempre num lugar onde possa vê-los constantemente. E quando estiver desanimado, pense nessa visão e nas coisas boas que acontecerão quando você tiver alcançado o que deseja. Isso servirá de bússola e motivação para o caminho que deverá ser trilhado.
Nem tudo será um mar de rosas, claro, mas se você seguir essas cinco dicas, passará mais rápido por cima de problemas e contratempos enquanto seus concorrentes ficarão encalhados e reclamando.
Este deve ser meu último texto do ano. Portanto, aproveito para agradecer a todos os leitores que me acompanharam em 2011 e desejar um ano novo repleto de conquistas, desafios, vitórias e reviravoltas. Isso até pode parecer um texto padrão de cartões de ‘boas festas’, mas, acredite, são meus votos mais sinceros e verdadeiros. Que todos nós tenhamos um 2012 incrível! Até lá!
Telma Calil
Vou pensar seriamente nisso. Na verdade, nunca projetei algo, ou meta. Sempre vivi um dia de cada vez, uma semana de cada vez, um ano de cada vez. Nem senti o tempo passar, e me vejo hoje mais ou menos fóra de órbita, às vezes sem motivação. Vou tentar seguir esses passos, guiado por um filho, que hoje vai inverter o sentido natural das coisas, isto é, uma mãe aprendendo como se direcionar nos campos da vida. A vida é assim, sempre aprendendo, e sempre tendo que aprender. Nem sempre tendo que ensinar, mas sim uma valorosa troca de experiências de vida !
Emerson Freire
Valeu Emílio pelas dicas. Eu notei que você mudou de foco no blog, e gostei muito da mudança. Mas eu acho que de vez em quando você poderia nos dar aquelas crônicas divertidas como aquela em que você ficou empurrando um Fusca com o Claudina a noite toda.
Estou tentando aplicar as suas dicas, porque você sabe, tenho muitos projetos e todos inacabados, e tenho uma dificuldade grande em focar apenas em um projeto para finalizar (embora seja isso que eu deva fazer).
Quero também desejar a você, a sua esposa, e a seus familiares um Feliz Ano Novo. Que Deus continue abençoando muito todos vocês. Sucesso, saúde e felididade são os meus votos.