Desmarxificando

Já faz algum tempinho que a seguinte mensagem tem circulado pela web em e-mails, fóruns e listas de discussão:

“Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado.”

Karl Marx, in Das Kapital, 1867

Antes que alguns desavisados saiam por aí repassando esse texto profético do Marx como prova da sapiência do homem que engravidou a empregada e abandonou-a com o filho ao deus-dará, é bom saberem que esse parágrafo é falso. Podem procurar em todo o O Capital e não o encontrarão em página alguma. Notem que no e-mail é citado o autor, o nome do livro e o ano, mas não cita a página onde encontrar a frase.

Querem os espertinhos esquerdistas fazer crer que a atual crise financeira mundial é culpa do capitalismo. Não é. Mas isso é assunto para outro artigo mais complexo.

Quis apenas alertar para esse falso texto atribuído a Marx. É como na época dos atentados de 11 de setembro de 2001, quando começou a circular uma ‘profecia’ de Nostradamus que previa a queda das Torres Gêmeas. Outra farsa. Se bem que, nesse caso, acusar um texto de Nostradamus de farsa é quase um pleonasmo.

Emilio Calil

Emílio Calil é empresário, palestrante e mentor de líderes. Fundador da Quickening, atua no desenvolvimento humano e corporativo unindo ciência, espiritualidade e estratégia de negócios. Com experiência em marketing, comportamento e gestão, ajuda empresas e pessoas a integrarem consciência e performance no cotidiano.

compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima