Acabei de receber o seguinte e-mail:
Brasilia, 02 de setembro de 2008
Informamos que seu titulo eleitoral teve um Cancelamento provisório.
O motivo do cancelamento foi uma irregularidade em seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) a qual motivou o cancelamento do mesmo, e também de seu título eleitoral.
Para saber mais detalhes sobre esta irregularidade, e quais providências tomar, leia o regulamento clicando no link abaixo.
Após clicar no link, será exibida uma janela, onde a opção “Abrir” deve ser clicada.
Clique aqui para abrir o Regulamento (240k)
A mensagem veio de uma tal de [email protected] e o link do clique aqui aponta para a página www.bar.boza.nom.br/img/TSE9964-Regulam.zip. Em época de eleições, os criminosos virtuais vão se aproveitar do momento para enganar os desavisados.
O mais divertido é que o e-mail ainda ensina a abrir o trojan. Fico aqui pensando com meus botões quantas e quantas pessoas não clicarão desesperadamente nesse link para regularizarem seus CPFs (inclusive as que não têm problemas com CPF) e terão seus dados pessoais roubados.
No que me diz respeito, só posso rir de e-mails desse tipo. Mas o cancelamento do meu Título Eleitoral até que não seria de todo ruim. Pouparia-me o tempo de ir até à urna apenas para anular o voto.
Emílio Calil é empresário, palestrante e mentor de líderes. Fundador da Quickening, atua no desenvolvimento humano e corporativo unindo ciência, espiritualidade e estratégia de negócios. Com experiência em marketing, comportamento e gestão, ajuda empresas e pessoas a integrarem consciência e performance no cotidiano.
