Categorias: Cotidiano

Festival de besteiras

Ano passado escrevi um texto desmentindo uma mensagem que circulou por um tempo nos e-mails de muita gente, na qual se avisava que o 13º salário seria extinto. Pura bobagem que não tinha utilidade nenhuma a não ser se beneficiar de leitores desavisados e fazer-lhes a cabeça para se tornarem adeptos dos terroristas partidos de esquerda.

Agora, uma idiotice semelhante chamou minha atenção na última semana, forçando-me a pesquisar melhor um assunto que, apesar de ridículo, merece uma explicação para que os ingênuos não saiam por aí acreditando em engodos infantis sem nem mesmo procurar saber se a informação que lhes chega é verídica.

Para vocês entenderem: Conversava com minha noiva semana passada e ela me perguntou se eu conhecia a história da Hello Kitty. “Que história?”, perguntei. “A história de uma mulher que tinha um filho com câncer na boca e vendeu a alma para curá-lo e, em troca, criou a Hello Kitty como uma marca para espalhar pelo mundo a imagem do mal”. É provável que vocês, leitores, já tenham ouvido falar nisso, mas para mim a coisa era novidade. Tudo começou porque minha noiva colocou um papel de parede da Hello Kitty no micro do trabalho, e seus colegas a advertiram sobre a “verdadeira” história por trás da tal gata.

Comecei, então, uma busca sobre o assunto e encontrei a seguinte explicação, perdida em um site:

Havia uma menina de cerca de 14 anos q estava em fase terminal de câncer de boca. Os médicos já haviam tirado todas as esperanças da família em relação à cura da garotinha.

A mãe da menina, desesperada, tomou uma decisão insana. Fez um pacto com o demônio: consagrou a menina ao demônio para que ele a curasse e, como promessa, criaria uma marca que afetaria todo o mundo (no caso, a Hello Kitty).

Posteriormente o demônio curou a garotinha, e a mãe cumpriu o que havia prometido: criou a Hello Kitty.

A palavra Hello, em inglês, quer dizer “olá”, e a palavra Kitty, de origem chinesa, quer dizer “demônio”. Logo, Hello Kitty quer dizer: “Olá demônio”.

Vocês podem perceber que a Hello Kitty não tem boca, devido ao caso da garotinha ter o câncer de boca.

A Hello Kitty é um símbolo da Nova Era. A Nova Era é uma seita que vai contra todos os princípios de Deus. Ela busca criar símbolos “bonitinhos” para agradar a todos.

Esse texto é uma das coisas mais absurdas e desconexas que já li. Um verdadeiro festival de besteiras cujo único propósito me parece ser desacreditar a Sanrio, empresa detentora da marca da Hello Kitty. Em primeiro lugar, não existe referência a essa história em lugar algum a não ser sites brasileiros. Procurei em sites americanos, franceses, espanhóis e italianos e nada. Para uma história que se pretende verídica, o mínimo que se espera é que tenha repercussão mundial. Ou será que nós, brasileiros, fomos os únicos a ter acesso a tal revelação?

Nutro esperanças de que nenhum brasileiro se aventure a divulgar essa besteira em outros países e nos faça passar vergonha, pois, já disse aqui antes que nós não monopolizamos a estupidez, mas nos esforçamos para conquistar esse título.

Voltando à história da Hello Kitty, diverte o fato de misturarem dois idiomas diferentes (inglês e chinês) para explicarem a origem do nome da gata. A tradução de “hello” está certa, mas o “kitty” é de doer – especialmente porque a empresa Sanrio é japonesa. Ainda assim, existem duas palavras que significam demônio em chinês: “wu gui” e “wu mo”. A primeira é composta pelos ideogramas que significam “mal” + “diabo”. A segunda é composta por “mal” + “magia”. Em mandarim são “e-gui” e “e-mo”. A palavra “kitty” não significa demônio em nenhum idioma do planeta.

O fato da Hello Kitty não ter boca é outra palhaçada. Quem conhece desenhos japoneses sabe que muitas vezes os artistas suprimem a boca dos personagens para destacar a expressão nos olhos – a boca fica subentendia. É coisa comum por lá. Desde a primeira vez que vi o desenho da tal gata, jamais pensei que ela não tinha boca, mas sim que estava de boca fechada. A imagem ao lado mostra que, quando necessário, a gata usa sua boca.

O último parágrafo, que faz referência à “nova era”, parece estar ali gratuitamente. Não é auto-explicativo e nem possui referência que justifique tal afirmação. Triste é ver menções a Deus em besteiras assim, apenas para tentar dar credibilidade às insanidades.

Em tempo: A Hello Kitty é o bem sucedido resultado do trabalho da designer Ikuko Shimizu para a empresa Sanrio, sediada em Tóquio, Japão. Os primeiros itens foram lançados no mercado em 01 de novembro de 1974. Um ano depois, Ikuko Shimizu deixou a empresa e foi substituída por Setsuko Yonekuboe. Desde 1980 a responsabilidade pelo design da personagem é de Yuko Yamaguchi.

Fica claro que essa mensagem absurda é uma forma de protesto contra o sucesso da marca. Não é novidade, especialmente no Brasil. Estamos tão acostumados à corrupção e mediocridade que, quando um conhecido é promovido na empresa ou alcança um sucesso financeiro, perguntamos quem ele roubou para chegar aonde chegou. Mérito próprio, esforço, dedicação, reconhecimento pelo trabalho e até uma bênção estão fora de questão.

O mesmo vale para outras marcas famosas. O fato de multinacionais como Coca-Cola e Microsoft serem detentoras de enorme sucesso econômico só pode ser porque seus líderes fizeram algum pacto maligno para serem bem sucedidos. Já que nós não temos capacidade para nos igualar a eles, atiremos pedras.

Não digo que não existam pessoas que façam pactos ou vendam a alma visando sucesso pessoal – afinal, o que não falta no mundo é a tendência para o mal. Mas estes são pobres coitados que chafurdam em sua própria desgraça. Entretanto, cabe o mínimo de bom senso a quem se pretende culto e civilizado para discernir uma história verdadeira de um boato ridículo e sem fundamento.

Portanto, se você está com medo de usar uma mochila da Hello Kitty ou vira o rosto quando vê a imagem da gata estampada em algum lugar, pode respirar aliviado. Ela é apenas fruto de uma idéia de marketing. Seria bom se nós, antes de amaldiçoarmos as trevas, lembrássemos primeiro de agradecer pela luz.

Foto: Cartoon Network

Emilio Calil

Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

Ver comentários

  • É, eu também já ouvi falar desta história tenebrosa. Mais um boneco para a lista dos "brinquedos do mal".
    Fofão, Barbie, Suzy e tantos outros. Desenhos animados também não escapam. O mundo seria muito melhor se não fosse dominado pelos poderes despóticos do Rei Leão, ou dos Cavaleiros do Zodíaco, Goku e os guerreiros Z.

    O Bozo já deve ter sido, em seus dias de glória, o palhaço do inferno.

    Infelizmente, perece-me, que o maior mal, está na mente de quem sonha essas coisas. Ou de quem acredita nisso.

  • Cara conheço a história de um motoqueiro que vendeu a alma pro capeta também.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Como o povo é xarope!

  • Cara!!! Essa eu tb não conhecia, fique mega surpreso com tal bobagem... O mais chocante é vê que tem pessoas, (com as garotas do trabalho da sua Noiva), que não são criança. Acreditem em historias como essa.
    Acredito que é por causa de pessoas assim, que acreditam em qualquer bobagem, temos o LULA como Presidente!

  • REALMENTE, É MUITA BOBAGEM...
    MAIS SE VC PEGAR UM ROTULO DA COCA-COLA E LER ELE DO AVESO VERA Q ESTA ESCRITO ALO DIABO. COMO SE EXPLICA ISSO?!?!?!?!

  • Isso se explica da seguinte forma. O ser humano parece ter uma profunda necessidade de acreditar em "conspirações". Assim a vida torna-se mais interessante. Como se fosse um filme de Hollywood. É lógico que ´só é interessante porque de certa forma quem acredita não está inserida na conspiração, mas ela está super-animada, pois conseguiu desvendar algum mistério insolúvel.

    Não está escrito Alo Diabo no rótulo da Coca-Cola, mas se alguém "quizer ver" isso, vai ver. Assim como muitos veem Santas chorando em janelas de vidro. Ou discos-voadoes em lugar de balões, núvens, ou uma simples libélula que aparece no fundo da fotografia mas que adquiriu um aspecto estranho por causa do foco.

  • POIS É ESSA EU TAMBEM ACHO MEIO FORÇADA MAIS QUE DA COCA COLA NO VERSO AO CONTRARIO DA PRA LE MESMO ALO
    DIABO DESCOMFIO DA XUXA TAMBEM TEM VARIAS MUSICAS AO COMTRARIO QUE FALAM DO DEMONIO ASSIM COMO OUTROS VARIOS CANTORES COMO CLAUDINHO E BUCHECHA NO MINIMO É MEIO ESTRANHO .UM ABRASSO PARA VCE MAURICIO HAHN RIBEIRO GRAVATAI RS

  • Obrigado por voce esclarecer o assunto da hello kitty ja estava ficando preocupada com este assunto, pois na verdade essa gatinha é uma graça e é até um pecado levantar um falso deste tipo para prejudicar os enventores da bonequinha. ja havia procurado traduções e nada batia com o que tinhão me informado sobre hello kitty se alô diabo
    obrigado pelo seu

  • Se voce tiver algum assunto que seje realmente de séria preocupação se puder mande para mim um inquet eu agradeço

  • E sobre mensagens subliminares é verdade mesmo pois eu vi as fotos de filme da disney. é verdade mesmo ou é mais um engodo, ou foi pura montagem.

  • " Olhe pode até ser que essa historia não tenha nada a ver, mas como você explica essas coisas horrendas que estão acontecendo no mundo atualmente? Pode ser que o mal queira que acreditemos em você? O fato é que onde há fumaça há fogo, e eu prefiro ficar com o pé atrás, mas não o censuro pela sua opinião e a respeito...Abço

Compartilhar
Publicado por
Emilio Calil

Posts mais recente

O que é ontocracia

Neste post eu explico o que é a ontocracia e como ela se apresenta como…

2 semanas atrás

Os 20 maiores paradoxos da vida

Confira neste post os 20 paradoxos mais poderosos sobre a vida e mude seu comportamento…

2 meses atrás

O que é espiritualidade?

Entenda o que é espiritualidade, sua relação com religião e saúde emocional, e como ela…

2 meses atrás

Entenda a importância do perdão (e aprenda uma técnica para perdoar)

Entenda a importância do perdão e aprenda neste post uma técnica de 5 passos para…

5 meses atrás

A importância da apreciação da beleza

Entenda como a apreciação da beleza pode desempenhar um papel fundamental no seu bem-estar e…

5 meses atrás

Redefinindo a psicologia à luz da física quântica

Uma perspectiva do Dr. Alan J. Steinberg: revolucionando nossa compreensão da consciência com a física…

5 meses atrás