Quem me conhece sabe que, além da minha paixão por videogames, também aprecio bastante as músicas compostas para os jogos. Em síntese, games são uma composição de gráficos, animações, efeitos sonoros e música. E este último item às vezes rivaliza com muitas trilhas sonoras de filmes – chegando a superá-las, em alguns casos.
Claro, os jogos atuais contam com uma tecnologia de áudio impensável há uns 15 ou 20 anos, o que garante hoje toda a grandiosidade de um surround 5.1 (ou mais) em um home theater de quebrar as janelas do quarteirão. Mas – e me permitam esse mas – eu, particularmente, não tenho notado composições tão boas ou tão marcantes como aquelas produzidas na época dos limitados sintetizadores MIDI. E talvez esse seja o motivo, pois, quanto menos recursos você tem, mais precisa fazer uso da criatividade.
Mas a idéia deste post não é criticar as músicas atuais, e sim publicar uma lista com meus 10 álbuns favoritos de trilhas sonoras de videogame. Comecei a ouvi-los novamente por esses dias e decidi listá-los aqui. As indicações não são propriamente as versões originais presentes nos jogos, mas sim álbuns orquestrados ou remixados das mesmas. Para quem conhece os jogos, a graça consiste em ter se acostumado com a melodia eletrônica e, então, ouvir essa mesma música tocada por uma orquestra de verdade – é uma sensação gratificante. E, para quem não conhece os jogos ou nunca ouviu as músicas antes, mas aprecia uma bela sinfonia, fica a dica para ampliar suas opções e conhecer algumas músicas que rivalizam com as obras de grandes compositores.
1 – Gradius Suite Fantasia
Disparado o melhor arranjo orquestrado já feito para um jogo de videogame. Gradius é um clássico jogo de nave da Konami, e o álbum Suite Fantasia consegue, através de suas oito belíssimas sinfonias, fazer sua imaginação viajar por lugares longínquos no espaço. Cada uma das músicas possui identidade própria, seja a heróica Overture ou a triste e melancólica Perpetual Aria, com maravilhosa performance da violinista Chieko Kimbara. Minha favorita é a Gradius Fantasia que, com seus 10 minutos de duração, consegue fazer você praticamente visualizar as ações que ocorrem em cada ato da música. Costumo colocar os fones de ouvido, fechar os olhos e deixar o álbum no repeat por horas.
» Download: Você pode baixar o álbum aqui ou aqui
2 – Final Fantasy Symphonic Suite
Executado pela Orquestra Sinfônica de Tóquio, este álbum gravado ao vivo contém sete sinfonias compostas por Nobuo Uematsu para diversos jogos da série de RPG Final Fantasy, da Square (hoje Square-Enix). Como disse antes, o que impressiona é ouvir as músicas – antes sintetizadas em limitados sons precários – transformadas em sinfonias completas, com direito a um coral. As músicas Scene I e Scene VII são sensacionais, mas minha dileta é a Scene III, tema oficial do jogo, que geralmente toca nos créditos finais. Para mim, é a música mais linda já composta para um jogo de videogame, e este álbum só não está em primeiro porque Gradius tem uma composição melhor como um todo. Fosse analisar as músicas individualmente, a Scene III com certeza seria a primeira.
» Download: Baixe o álbum aqui ou aqui
» Ouça: Álbum online no Last.Fm
» Ouça: Scene III no YouTube
3 – Actraiser Symphonic Suite
Hoje em dia, o nome Yuzo Koshiro pode não significar muito para os novos fãs de videogame. Mas lá atrás, no início dos anos 90, Koshiro compôs ótimas músicas para jogos, entre elas as trilhas de Streets of Rage, do Mega Drive, e Actraiser, do Super Nintendo. Parte simulador de cidade e parte jogo de ação, Actraiser poderia ser descrito hoje como uma mistura de Sim City e God of War. E o álbum Actraiser Symphonic Suite, como o nome diz, apresenta as versões orquestradas das músicas do jogo. São composições épicas e grandiosas. Minhas favoritas são Bloodpool Cansadora e Filmoa. Uma curiosidade: Aos 2min. 40seg. da música Peaceful World ~ Ending, Koshiro faz uma brincadeira com a 20th Century Fox, vale a pena conferir.
» Download: Baixe o álbum aqui
4 – Final Fantasy VI Grand Finale
Sim, outro álbum de Final Fantasy. Este é inteiro dedicado à sexta versão do jogo – em minha opinião, a melhor da série. Aqui, Nobuo Uematsu se aproxima da genialidade. Abusando de contrastes entre melodias que quase levam às lagrimas com outras mais fortes e tensas, ele consegue criar uma atmosfera única. Não consigo escolher uma música favorita, pois o álbum inteiro é fantástico. Mas fica o destaque para a ópera cantada Aria di Mezzo Carattere – que tal isso em matéria de erudição para um simples jogo de videogame?
» Download: Baixe o álbum aqui
» Ouça: Aria di Mezzo Carattere no YouTube
5 – Orchestral Game Concert Vol. 1
Como você pode imaginar, são sinfonias baseadas nos temas de diversos jogos. A execução é perfeita e, em muitos casos, dá uma cara nova a músicas conhecidas, como o tema do Super Mario, por exemplo. Até onde eu sei, existem cinco volumes dessa série de músicas orquestradas, mas escolhi o primeiro por ter o tem
a de The Legend of Zelda, composto por Koji Kondo. Só essa música já vale o álbum inteiro.
» Download: Baixe o álbum aqui
6 – Soul Edge Khan Super Session
Nunca fui fã de jogos de luta em 3D. Mas devo admitir que Soul Edge, lançado para o primeiro PlayStation, me rendeu boas horas em frente à TV. O game de luta com guerreiros medievais de diversos países evoluiu bastante e hoje é conhecido como Soul Calibur. Mas a trilha sonora do primeiro jogo ainda permanece inesquecível, e o álbum remixado, que leva o nome de Khan Super Session, conseguiu melhorar ainda mais as composições. São músicas rápidas, agitadas, perfeitas para um jogo desse estilo. Minha favorita é a Edge of Soul, que tocava na impressionante (na época) abertura.
» Download: Baixe o álbum aqui
» Ouça: Edge of Soul no YouTube
7 – Xenogears Original Soundtrack
Por ter sido lançado para o primeiro PlayStation, o RPG Xenogears, da Square, se beneficiou bastante da qualidade de áudio em CD. A história do jogo mistura elementos futuristas de robôs gigantes com citações bíblicas para criar uma trama que, aos poucos, vai se revelando. A trilha sonora composta por Yasunori Mitsuda é soberba e encaixa perfeitamente nos inúmeros cenários por onde os personagens passam. Mas o grande destaque são as músicas Small Two of Pieces e Stars of Tears, ambas cantadas e que, além de terem uma melodia belíssima, possuem a letra com uma poesia difícil de encontrar nas músicas de hoje, sejam de videogames ou não.
» Ouça: Small Two of Pieces no YouTube
» Ouça: Stars of Tears no YouTube
8 – Final Fantasy Pray
Mais um Final Fantasy. Que posso fazer se Nobuo Uematsu é bom no que faz? Neste álbum, ela nos apresenta versões cantadas de suas composições. Assim como em Symphonic Suite, Pray possui temas baseados nas músicas de várias versões do jogo. O curioso aqui é que os vocais são interpretados em idiomas diferentes como inglês, japonês, francês e (isso mesmo) português. A música Não Chora Menina, por exemplo, é a versão cantada de Kids Run Through The City Corner, do álbum Grand Finale. A letra é muito bonita e, pelo sotaque e dicção da cantora, não dá pra saber se é um português brasileiro ou de Portugal, mesmo.
» Download: Baixe o álbum aqui
» Ouça: Não Chora Menina em português no YouTube
9 – Dracula Battle: Perfect Selection (Vol. 1 e Vol. 2)
Tudo bem, eu trapaceei, são dois álbuns aqui. Castlevania é uma das séries da Konami de grande sucesso nos videogames. Os jogos contam a história da família Belmont contra Drácula. Eu já nem sei quantas versões o jogo possui e pra quantos consoles foi lançado. As músicas dos jogos sempre foram um de seus pontos fortes. E em Dracula Battle: Perfect Selection, somos agraciados com uma coletânea de dois álbuns com as melhores músicas da série. Ao contrário do que se esperaria de um jogo com a temática de horror, a trilha sonora usa e abusa de sons eletrônicos, órgãos, guitarras e outros efeitos, sempre num ritmo frenético de metal-gótico que passaria fácil num show de rock. Destaque para a música Bloody Tears, simplesmente fantástica.
» Download: Baixe o Volume 1
» Download: Baixe o Volume 2
» Ouça: Bloody Tears no YouTube
10 – F-Zero X Guitar Arranged
Um dos jogos de corrida mais originais e alucinantes de todos os tempos também possui uma das melhores trilhas sonoras. As músicas de F-Zero X, de Nintendo 64, encaixam perfeitamente no ritmo futurista do jogo. E o álbum Guitar Arranged, obviamente, reinterpreta as faixas ao som de guitarra. É o tipo de álbum perfeito para tocar no carro quando pegamos a estrada. O destaque fica por conta da faixa Endless Challenge, o tema da pista Mute City no jogo, já conhecida dos fãs na versão de Super Nintendo de F-Zero – você ouve e acaba assoviando sem querer.
» Download: Baixe o álbum
» Ouça: Endless Challenge no YouTube
E você? Concorda com essa lista? Não concorda? Tem alguma música de games favorita ? Deixe suas dicas nos comentários abaixo.
Alexo Mello
Realmente essa seleção tá um espetáculo. Destes, apenas o do Soul Edge eu não conhecia mas já estou providenciando e o início, estou ouvindo agora, tá excelente.
Eu só sempre acho injusto nominar “os melhores” em tão poucos títulos. Sempre acho que vários outros trabalhos ficaram de fora.
Aí acho que erramos menos quando fazemos alguma coletânea, por gênero musical, por tipo de álbum (OST ou releituras), instrumental, vocal, enfim. Por exemplo, eu já sinto falta de menção a alguns títulos como Ys, Dragon Quest ou Genso Suikoden.
Quem sabe um “100 melhores”! rs
link
que pecado…não tem a ost de chrono cross