A jornalista Regina Augusto, diretora editorial do Meio & Mensagem, está fazendo uma viagem pela Índia e criou um blog para postar os relatos de sua estadia naquele peculiar país. O blog pode ser acessado pelo endereço abaixo:
www.meioemensagem.com.br/diariodebordo/pordentrodaindia/
Essa é, sem sombra de dúvida, uma das tarefas que mais me agradariam realizar. Sair pelo mundo, munido de um notebook, escrevendo sobre os lugares que conheci, e ainda ser pago por isso.
Mas é preciso diferenciar turistas de viajantes. O turista é aquele que chega a um país, visita apenas os pontos de referência e vai embora, deslumbrado. Já o viajante, ainda que também visite os pontos turísticos, prefere misturar-se à população local, entender o cotidiano e daí extrair suas informações. É sempre preferível ouviar a opinião de um viajante em vez da de um turista sobre determinado lugar.
Não sei a qual categoria Regina Augusto se inclui, se turista ou viajante. Mas é fato que os viajantes sempre são em menor número. Isso também me lembra da vez em que, sentado num bar com o escritor Janer Cristaldo, fomos abordados por uma amiga dele que se juntou a nós por alguns minutos. Quando ela foi embora, Cristaldo me disse: Ela passou um mês na Índia, não entendeu absolutamente nada do que viu lá, voltou e escreveu um livro sobre a Índia.
Erika
Eu acho que muita gente fala sobre o que não entende e escreve sobre o que não acredita