Sobre Bill Gates e o capitalismo

postado em: Cotidiano 1

Como todo mundo já sabe, Bill Gates, o chairman da Microsoft, se aposentou na última sexta-feira (veja aqui seu último discurso para os funcionários da empresa). Vai agora se dedicar à sua fundação de caridade, mas continuará participando das decisões mais importantes da empresa que fundou. Infelizmente, devido ao congestionamento causado pelo gigantesco número de acessos vindos de todas as subsidiárias da Microsoft ao redor do mundo, não consegui participar de uma conferência online com ele, também na última sexta.

Nutro por Gates profunda admiração. É um exemplo a ser seguido. Sempre. Pode-se criticar a Microsoft, pode-se dizer que o Windows ‘dá pau’ e todo o tipo de coisas que estamos acostumados a ouvir. Mas não se pode negar a importância de Gates no cenário da tecnologia mundial nessas últimas décadas. Fazer parte do dia-a-dia da Microsoft – ainda que exercendo uma função ínfima e distante – me enche de orgulho. Além disso, Bill Gates também mostrou ao mundo o que é realmente o capitalismo e como ele pode melhorar a vida de milhões de pessoas.

Para as viuvinhas de Marx, para os admiradores de Fidel, Che, Lênin, Stalin e Gramsci. Para os que não aceitam a queda do Muro de Berlim. Para os petistas. Para a esquerda em geral. Para quem vive reclamando do trabalho. Para quem adora uma greve. Para os inúteis sindicatos e seus sindicalistas. Para quem acha que as multinacionais são ‘impérios frios e monopolistas’. Para quem é contra a propriedade privada. Para quem tem horror ao trabalho árduo e à meritocracia. E para quem, enfim, tem inveja do sucesso alheio (o que resume todos os itens acima), recomendo este irretocável texto de João Pereira Coutinho, publicado na Folha de S. Paulo, e que usa Bill Gates como exemplo:

Capitalista sofre, camaradas

Leiam. Releiam. Reflitam e me respondam: Quais os grandes avanços que humanidade recebeu das mãos de socialistas/comunistas?

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

  1. Rod
    | Responder

    Concordo com voce plenamente, podem falar o que for do Bill Gates, mas ele com certeza trouxe muito mais avanco pra sociedade do qualquer socialista ou comunista.
    E nao so no desenvolvimento da tecnologia em geral, mas sim, dando empregos a milhares de pessoas, direta e indiretamente ao redor do MUNDO.
    ‘E a velha estoria, o Socialismo da o peixe e o Capitalismo ensina a Pescar.
    Pra puta que pariu, BOLSA MISERIAAA e afins,Tem que dar trabalho e estudo pras pessoas, so assim se muda um mundo de verdade.
    Por isso, VIVA o Capitalismo e a Globalizacao,sou totalmente a favor e um cara com essa inteligencia vai realmente fazer falta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.