Até breve, meu amigo

postado em: Cotidiano 3

Somam-se aí uns dezesseis anos desde que quis ser desenhista de histórias em quadrinhos. Sempre gostei de desenhar e resolvi seguir essa carreira. Ingressei no colegial técnico de Desenho de Comunicação da Escola Carlos de Campos junto com um grande amigo, Celso Kitamura, que estudara comigo no ginásio.

Eu estava convicto de que me tornaria desenhista de quadrinhos, bem como meu novo colega de sala, Rodrigo Pereira. Reunimos uma turma que pensava da mesma forma e produzimos um fanzine, o Target Comics, lançado em 1992. A proposta era criar algo com qualidade acima da média e muito humor. A fórmula deu certo, ganhamos destaque, o jornal O Estado de S. Paulo nos considerou um dos “melhores fanzines de São Paulo” e chegamos a enviar edições para Portugal. O Target durou seis números e depois perdemos o pique, nos interessamos por outras coisas, não havia mais tempo, etc.

Eu notei que gostava de desenhar como hobby, não como profissão. O Celso formou-se em engenharia e se aventurou em análise de sistemas, mas mantém a chama da juventude administrando o site Universo Transformers. Abandonei os desenhos aos poucos, até perceber que esse não era meu futuro. Hoje trabalho com algo que nada tem a ver com quadrinhos. Da velha turma, o Rodrigo foi o único que nunca desistiu. Ele se dedicou, aperfeiçoou seu estilo e arriscou-se no mercado.

Acabamos perdendo contato – não tínhamos internet na época. Vez ou outra nos encontrávamos para colocar os assuntos em dia. Rodrigo, agora sob o nome artístico de Rod Pereira (veja o blog dele aqui), continuava empenhado em seu sonho e realizou trabalhos para editoras no exterior, chegando até a desenhar histórias de Star Wars. Ele também desenhou algumas HQs nacionais como Spirits of Amazon, na década de 90, e Ronin Soul, já em 2005. Ainda lembro que, há poucos anos, cogitamos montar um estúdio com outros amigos, onde passaríamos o dia desenhando. Eu já me ‘aposentara’ como desenhista, mas a idéia de voltar a esse mundo foi tentadora. Rodrigo decidiu trabalhar também com concept art, que são os desenhos feitos como base para produzir filmes ou jogos de videogame.

E é com surpresa e alegria que recebo a notícia de que Rodrigo está deixando o Brasil rumo à Austrália, para se fixar como artista conceitual de uma empresa de videogames. Surpresa porque a notícia veio de repente; alegria pelo reconhecimento de todos esses anos e esforços dedicados a um sonho. Nada mais justo.

Que posso eu dizer a não ser desejar a ele e sua esposa toda a sorte do mundo? Uma oportunidade dessas deve ser agarrada com unhas e dentes. Mas, ao mesmo tempo em que me alegro, também surge aquela ponta de tristeza – afinal, é uma amizade que vem desde 1991.

Lembro das tardes em que o Rodrigo, o Celso e eu passávamos desenhando o Target, procurando um xerox decente, indo até a Consolação para imprimir em offset e grampeando revista por revista. Assustador perceber que já faz tanto tempo e lembrar como se fosse ontem. Mas fica o exemplo de alguém que acreditou em um objetivo e lutou por isso, mesmo com gente acreditando que esse não era um caminho frutífero – e eu me incluo nesses últimos.

Boa viagem, meu caro, e venha nos visitar quando puder. Mas não pense que vai se livrar do Target Comics assim tão fácil. Tenho planos para um retorno online das histórias e suas contribuições são obrigatórias, esteja morando no Brasil ou na Austrália.

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.
Últimos Posts de

3 Responses

  1. Rod
    | Responder

    Porra Emilio, obrigado pelo texto. Só li uma vez porque se eu ler de novo, vou lembrar com detalhes dessa epoca e da amizade com você e com todos os outros amigos do peito e vou começar a chorar.

    Valeu mesmo e com certeza se esse projeto do Target virar,(e vai virar só depende de voê) pode contar comigo como colaborador oficial,mesmo eu estando aqui, na Australia ou no Rancho Skywalker….hehehehee.
    Ah quando você vier na festa de despedida, vou te mostrar alguns números do Target Comics, que eu guardo até hoje e que vou levar comigo pra Australia.
    É isso ai cara, com certeza sentirei saudades de todos,mas graças a Deus estou indo pra longe na era da internet,quando bater saudades, é só ligar o Skype e a Camera pra gente poder conversar quase como se estivessemos ao vivo.

    Abraço, meu amigo,

    E Até breve,

    Rod.

  2. Claudinei
    | Responder

    Aeee Rod…. boa sorte pra vc e sua esposa meu caro!!! Tenho a certeza tmb que essa correria e dedicação da sua parte já foram recompensados!! Temos pouco contato, mas sei que é um grande amigo….. Parabéns pelo novo cargo e sucesso, hj e sempre!!! Fiquei sabendo pela minha irmã e pelo Briza sobre a façanha… aliás… vc vai trabalhar num ramo que mto me interessa..games!! Pode esperar que logo mais vamos criar uma entrevista e publicar em minha revista.. o que acha?? Fica aqui registrado o convite… tudo de bom pra vcs… boa viagem e que Mr. Holograma e toda a sua turma também embarquem nesse sonho….. aliás eu tmb lembro da Target e, fui colaborador assíduo nas impressões, distribuição e divulgação na época.. não se esqueçam de mim!!!
    Um grande abraço….
    Alemão.

  3. Emerson Freire
    | Responder

    Parabéns Rod. Infelizmente não foi possível comparecer a “Festa à fantasia”, eu pretendia ir de Spirit (hehe, fantasia bem fácil), mas não deu, sem falar que eu sou meio caseiro, é muito dificil sair de casa.

    Eu espero que você tenha muito sucesso nessa nova empreitada, nesse novo capítulo, mas sei que és um lutador, um guerreiro, é o que pude constatar de tudo que já ouvi a seu respeito, então sei que vai sair vitorioso das novas batalhas, das novas lutas.

    É isso aí, vai com Deus, e tudo de bom pra você e a esposa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.