Entenda a importância do perdão (e aprenda uma técnica para perdoar)

postado em: Blog 0

O perdão é uma decisão pessoal que devemos tomar na tranquilidade do nosso coração. Às vezes, nosso espírito nos presenteia com a inspiração para perdoar e liberar bloqueios de energia uns com os outros e com nós mesmos. Esses bloqueios fazem com que nosso coração se desligue, o que cria falhas e separação em nossos relacionamentos.

Entenda a importância do perdão (e aprenda uma técnica para perdoar)
Entenda a importância do perdão (e aprenda uma técnica para perdoar)

Muitas pessoas sentem uma separação e falta de conexão mais profunda com amigos ou familiares porque, no passado, foram magoadas emocionalmente por eles. Aprender a liberar esses sentimentos de desarmonia é uma ferramenta poderosa e eficaz para a paz e a felicidade pessoal. Muitas pessoas acham apropriado manter a amargura e a raiva porque esse hábito foi transmitido de geração em geração e passado como algo normal.

No entanto, mais pessoas estão percebendo que apegar-se e repetir esses sentimentos de mágoa ou ressentimento bloqueia os cuidados do nosso coração, o que é importante para criar um equilíbrio energético coerente em nós e com os outros. Foi comprovado que a energia do rancor, mantida e não controlada, libera hormônios e substâncias neuroquímicas que drenam nosso sistema energético e colocam nossa saúde em risco, especialmente se houver muita carga emocional envolvida.

O perdão é um favor para nós mesmos

É comum sentirmos que perdoar alguém é fazer-lhe um favor. No entanto, estamos especialmente fazendo um grande favor a nós mesmos ao liberar esses sentimentos armazenados de mágoa e dor emocional e os efeitos negativos que eles criam em nosso bem-estar mental, emocional e físico. Em alguns casos, o perdão pode fazer a diferença na prevenção de sérios problemas de saúde. Ao longo do tempo, estes sentimentos reprimidos não só drenam os nossos níveis de energia, mas também sobrecarregam a nossa resiliência e capacidade de raciocínio, ao mesmo tempo que diminuem na nossa alegria e felicidade.

A ciência e a psicologia demonstraram os benefícios mentais, emocionais e físicos da liberação desses sentimentos armazenados. Claro, algumas situações são mais difíceis de liberar, mas é muito mais danoso mantê-las, mesmo que não pensemos nelas o tempo todo.

Hoje existem muitas evidências dos efeitos debilitantes da repressão de energias desarmônicas. É compreensível que o perdão possa ser difícil, mas é um passo gigante no autocuidado se direcionarmos a atenção ao nosso coração e iniciarmos esse processo de restauração, mesmo que seja um pouco de cada vez – o que é mais eficaz em muitos casos.

Por que o coração é essencial

Nosso coração é o ingrediente secreto do perdão. Se você tentar exercitar o perdão apenas com a mente, não terá resultado algum. Nosso coração sabe que estamos ganhando algo ao perdoar, enquanto a mente pode resistir ao perdão porque parece que está desistindo de algo que nos é devido. É o coração que acrescenta amor, compreensão e paciência para manter a intenção.

Nosso espírito fornece encorajamento energético e cura integral à medida que comprometemos genuinamente a intenção do nosso coração de liberar o que é velho, mesmo que seja um pouco de cada vez. Mais pessoas estão relatando hoje em dia que estão sendo intuitivamente estimuladas a revisar seus ‘armários’ mentais/emocionais e limpar as velhas energias que estão reprimindo o espírito de paz e felicidade dentro delas.

(A técnica abaixo pode ajudar no perdão geral, mas questões complexas de perdão podem exigir informações mais detalhadas de várias outras fontes.)

Técnica Cut-Thru® para perdoar

Técnica Cut-Thru® para perdoar
Técnica Cut-Thru® para perdoar

A seguinte técnica Cut-Thru® (ou Corte Direto) foi projetada pelo Instituto HeartMat para ajudar a criar a objetividade que muitas vezes é necessária para experimentar o perdão. Quando nossa mente está acelerada e nossas emoções estão em chamas, é difícil imaginar conceder o perdão, seja perdoando a nós mesmos ou aos outros.

A maneira mais fácil de começar a usar as etapas do Cut-Thru como ferramenta de perdão é praticar com uma pessoa ou problema enquanto você lê cada etapa. Primeiro, escolha um problema menor para começar, não um que seja altamente carregado emocionalmente, que muitas vezes é mais resistente a mudanças. Pense em alguém ou algo que você estaá emocionalmente pronto para perdoar. Isso aumentará sua confiança e resiliência para enfrentar situações altamente carregadas. Lembre-se de manter sua atenção e energia focadas no coração ao longo das etapas para permanecer coerente.

  • Passo 1. Torne-se consciente dos seus sentimentos em relação à pessoa, desafio ou problema que deseja perdoar. (Não fique aqui por muito tempo. Entenda seus sentimentos e continue com as etapas.)
  • Passo 2. Concentre sua atenção na área do coração. Imagine respirar com facilidade ou apreciação lenta e casualmente através do coração ou da região do peito. (Isso ajudará a acalmar sua mente e emoções.)
  • Passo 3. Assuma a objetividade em relação ao sentimento ou questão, como se o estivesse considerando da perspectiva de um observador neutro. (Você pode se colocar no ponto de vista da outra pessoa. Considere o que levou à situação que você deseja perdoar ou pela qual deseja ser perdoado.)
  • Passo 4. Descanse em posição neutra com um coração objetivo e maduro. Mergulhe e alivie quaisquer sentimentos desconcertantes com a compaixão do coração. Isso pode ajudar a dissolver o significado um pouco de cada vez. (Aprender a dissolver o significado é importante porque o significado que criamos acrescenta mais desafios do que a questão em si, em muitos casos.)
  • Passo 5. Depois de dissolver o máximo de significados possíveis, peça sinceramente à intuição do seu coração uma orientação ou insight apropriado. Pergunte ao seu coração o que realmente importa aqui. Esta é uma parte importante desta técnica.

Não somos maus por termos sentimentos de julgamento, pois estes desafios fazem parte da nossa aprendizagem, do crescimento espiritual e capacitação pessoal. No entanto, somos mais felizes, mais saudáveis e mais vivos quando estas manchas escuras no nosso coração são dissolvidas.

Se você não obtiver um insight ou sentir o perdão imediatamente, pratique a técnica novamente em outro momento. Saiba que situações mais profundas e complexas podem exigir uma maior conexão com o seu coração genuíno para serem liberadas. Mesmo que demore semanas ou meses, vale a pena continuar com a prática. Os benefícios valerão a pena.

Para obter mais ajuda com o perdão, é muito importante também buscar ajuda terapêutica de um profissional qualificado.

Faça um teste com essa técnica e deixe aqui nos comentários a sua experiência com o perdão.

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.