O que é coerência

postado em: Blog 0

Você já sentiu que sua mente e seu coração não estão na mesma página? Seus pensamentos lhe dizem uma coisa, mas seus sentimentos lhe dizem outra. Por outro lado, você provavelmente também sabe como é estar totalmente em paz no coração, na mente e no estado de “flow” ou “harmonia”. Esta tensão entre o coração e o cérebro é um aspecto autêntico e significativo de quem somos. A ciência está começando a confirmar que o cérebro e o coração têm, cada um, um tipo de “inteligência” e que podemos criar este estado de harmonia com a prática.

Essa harmonia é chamada de “coerência”. Quando seus pensamentos, emoções e intenções estiverem unificados, você experimentará uma grande unidade e paz consigo mesmo e uma conexão mais profunda com as pessoas ao seu redor. Os estudos mostram que quando mudamos para um estado coerente, o coração e o cérebro funcionam sinergicamente, como dois sistemas que se fundem num só.

O que é coerência?

O que é coerência

“O que é uma coerência cerebral e cardíaca?” Coerência é quando seu cérebro trabalha com seu coração e corpo. É um estado de unidade entre mente, corpo e espírito. Este estado de harmonia permite que você esteja mais presente e consciente. Quando você está em estado de coerência, seu corpo pode se curar e funcionar em seu nível ideal. Há muitos benefícios em estar em um estado de coerência, incluindo:

  • Aumento da criatividade
  • Melhor tomada de decisão
  • Maior clareza de pensamento
  • Melhor estabilidade emocional
  • Aumento da energia física
  • Níveis de estresse reduzidos
  • Melhor qualidade do sono

A coerência cerebral e cardíaca pode ser definida como um estado em que o cérebro e o coração trabalham juntos de forma eficiente. Isso ocorre quando a atividade elétrica do coração sincroniza com as ondas cerebrais.

Essa coerência psicofisiológica é uma ligação entre emoções positivas, redução do estresse, desempenho e saúde.

Coerência entre coração e cérebro

Coerência entre coração e cérebro

Primeiro é necessário compreender o sistema nervoso autônomo (SNA) para compreender a coerência cerebral e cardíaca. O SNA controla todas as funções automáticas do corpo, como frequência cardíaca, pressão arterial e digestão. O SNA tem duas divisões principais: o sistema nervoso simpático (SNS) e o sistema nervoso parassimpático (SNP).

O SNS é responsável pela resposta de “lutar ou fugir”. Esta resposta é a reação natural do corpo ao estresse. Quando o SNS é ativado, a frequência cardíaca e a pressão arterial aumentam e o sistema digestivo fica mais lento. O PNS é responsável pela resposta “descansar e digerir”. Esta resposta é a reação natural do corpo ao relaxamento.

Quando o SNP é ativado, a frequência cardíaca e a pressão arterial diminuem e o sistema digestivo acelera. O SNS e o PNS trabalham juntos harmoniosamente num estado de coerência cerebral e cardíaca. A variabilidade da frequência cardíaca (VFC) aumenta e a frequência cardíaca e a pressão arterial tornam-se mais reguladas. Muitas técnicas diferentes podem ser usadas para aumentar a coerência cerebral e cardíaca. Alguns deles incluem:

  • Respiração profunda
  • Meditação
  • Ioga
  • Visualização
  • Relaxamento muscular progressivo

O Coração e a Mente

Nossos corações contêm neurites, semelhantes aos neurônios do cérebro, que realizam funções cognitivas e se comunicam com outras partes do sistema nervoso. Nossos corações também produzem um campo eletromagnético que atinge cerca de um metro ao redor de nossos corpos e afeta aqueles que nos rodeiam. As pesquisas demonstram que diferentes estados emocionais criam diferentes padrões cardíacos, influenciando nosso campo eletromagnético. Esses padrões têm efeitos distintos nas funções cognitivas e emocionais.

Nossos cérebros estão do outro lado de nossos corações. O “neocórtex” é a parte do cérebro que controla o funcionamento cognitivo e a nossa capacidade de aprender. É a sede da nossa consciência e o fator distintivo que nos separa dos animais. O lobo frontal do neocórtex é o CEO do cérebro. É onde tomamos decisões. É responsável pela aprendizagem, atenção, especulação, julgamento, controle de comportamento e restrição de emoções.

A conexão entre o coração e a mente é uma via de mão dupla. O coração envia mais informações ao cérebro do que o cérebro envia ao coração. O campo eletromagnético do coração também afeta o sistema límbico, responsável pelas emoções. É por isso que sentimos emoções em nossos corações e também em nossas mentes. Quando a mente e o coração estão desequilibrados, isso leva ao estresse, ansiedade e depressão. Mas quando a mente e o coração estão equilibrados, aumenta a clareza, o foco e a paz.

Saiba mais sobre o coração e a mente

Ter as respostas para “O que é coerência cerebral e cardíaca?” pode trazer muita clareza à sua vida pessoal e profissional. Se você quiser explorar mais este tópico e receber orientação profissional, entre em contato.

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.