12 benefícios da coerência cerebral e cardíaca

postado em: Blog 0

Quando estamos num estado de coerência do coração e do cérebro, somos mais honestos com nós mesmos, aceitamos os fatos e os nossos sentimentos como resposta emocional e tomamos medidas alinhadas com nossos corações.

A coerência do coração e do cérebro é a unidade e integração da mente, do corpo e do espírito. É quando nossos pensamentos, intenções e ações se alinham perfeitamente.

Isso não só tem efeitos poderosos na nossa saúde mental e emocional, estabilidade e resiliência, mas também na nossa saúde física. Pode afetar a frequência cardíaca, o sistema imunológico, a qualidade do sono e os níveis gerais de energia.

Neste post, examinaremos os 12 principais benefícios de viver em um estado de coerência do ponto de vista mental, emocional e físico.

Benefícios da coerência cerebral e cardíaca

12 benefícios da coerência cerebral e cardíaca
12 benefícios da coerência cerebral e cardíaca

Os benefícios da coerência cardíaca e cerebral são muitos. Quando existe uma forte conexão entre o coração e o cérebro, somos capazes de pensar com mais clareza, concentrar-nos melhor e experimentar um maior bem-estar emocional. Alguns dos principais benefícios da coerência do coração e da mente incluem:

Sentir-se inteiro

Como a coerência do cérebro e do coração implica a aceitação incondicional do que nós somos, quando a praticamos, existimos no agora, em vez de vivermos no futuro ou permanecermos no passado. Isso nos ajuda a nos sentirmos inteiros, sem a necessidade de escapar de nada.

Sentimento de unidade conosco e com o mundo

Quanto mais nos aceitamos e aceitamos a nossa vida tal como ela é, mais profundo se torna o nosso sentido de unidade conosco próprios e com o mundo. Inspiramos a vida livremente, sem lutar contra nada, e isso promove o relaxamento profundo e a sensação de harmonia com o mundo.

Profunda paz interior

Quanto mais ações centradas no coração tomamos, mais ensinamos nossas mentes a acreditar que não importa o que aconteça, sempre estaremos protegidos e sempre ficaremos bem. Com isso vem uma profunda confiança em nós mesmos e em nosso poder pessoal, o que traz sentimentos de profunda paz interior.

Diminuição do estresse

Quando aceitamos plenamente a nossa vida tal como ela é, a inspiramos e permitimos que o nosso corpo a experimente, menos sentimos necessidade de nos preocupar com o futuro ou de habitar no passado. Com a aceitação vem o desapego e muito menos estresse. Pois, mais uma vez, quando realizamos ações que servem ao nosso coração, nossa mente aprende que não importa o que aconteça, ficaremos bem. Nós nos tornamos nossos próprios protetores, nossos melhores amigos e nossos próprios parceiros.

Aumento de energia e vitalidade

Quando estamos em estado de coerência, pensamos menos e sentimos muito mais. Além disso, com ações alinhadas, de repente não há necessidade de insistir. O coração fala muito claramente e dá instruções óbvias. Quando alinhamos nossos esforços com os desejos do coração e agimos a partir daí, muita energia é economizada porque não estamos mais constantemente preocupados e ruminando. Temos uma visão clara e podemos usar toda a nossa energia para a ação.

Criatividade aprimorada

Quanto menos pensamos, mais espaço temos em nossas mentes. E quanto mais sentimos, mais aproveitamos o fluxo da nossa energia criativa. De repente, começamos a ter ideias mais criativas sobre situações da nossa vida nas quais nunca teríamos pensado antes, mais ideias sobre como expressar criativamente quem somos. E quando agimos com base nestas ideias, a alegria gerada pelas nossas decisões cria ondas palpáveis em todas as áreas das nossas vidas.

Inteligência e Domínio Emocional

Quando alinhamos mente, corpo e alma, paramos de fugir de nossas emoções e começamos a correr em direção a elas. Nós mergulhamos de boa vontade no profundo mar emocional de nossos corações porque não temos mais medo.

Em vez disso, nós:

  • Começamos a reconhecer todas as emoções como nossas
  • Começamos a entender de onde elas vêm e por quê
  • Começamos a assumir total responsabilidade por elas
  • Começamos a canalizá-los para o propósito da nossa vida

Maior resiliência

Quando ensinamos ao nosso cérebro que não importa o que aconteça, sempre estaremos protegidos, nos tornamos incrivelmente resilientes. Quando situações desafiadoras tentam nos tirar o fôlego, sabemos como agir. Sentimos tudo o que há para lidar e então respiramos fundo e continuamos em movimento.

Sólida Saúde Mental

A saúde mental sólida reside na confiança. Viver num estado coerente requer uma relação de profunda confiança com o coração. Uma vez estabelecida essa confiança, existe uma base sólida que ninguém além de você pode arruinar. Nenhuma circunstância externa poderia corroer esta confiança, pois ela se baseia nas ações que você escolhe realizar.

Melhor saúde física

Diversas pesquisas mostram que o estado de coerência melhora a função imunológica, diminui os hormônios do estresse, melhora a saúde do coração e promove o bem-estar geral. Este é o verdadeiro fenómeno da “saúde de dentro para fora” que poderia ser facilmente alcançado e medido.

Conexão emocional mais profunda consigo mesmo e com os outros

Quanto mais fundo você mergulhar em suas próprias emoções e quanto mais compaixão sentir por si mesmo, mais fundo será capaz de mergulhar com os outros, criando relacionamentos incríveis enraizados na honestidade e autenticidade.

Melhor qualidade de vida geral

A vida se torna mais leve, mais próspera, mais profunda, alegre e significativa. Quanto mais dessa riqueza você tiver, mais você deseja, criando naturalmente mais alegria, energia e vitalidade.

Mas o que é coerência?

A coerência psicofisiológica é uma ligação entre emoções positivas, redução do estresse, desempenho e saúde. Clique no botão abaixo para saber mais.

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.