O Cavaleiro das Trevas

postado em: Cotidiano 2

 

Já foi assistir Batman – O Cavaleiro das Trevas? Se não foi, vá! O filme é realmente tudo o que estão falando por aí e muito mais, portanto, faça um esforço para ver no cinema em vez de esperar o DVD.

Quando assisti Homem de Ferro achei que seria difícil outro filme superá-lo neste ano. Ledo engano. O Cavaleiro das Trevas está anos-luz à frente e o considero, até o momento, a melhor adaptação dos quadrinhos já feita para o cinema. E veja que liderando a minha lista sempre esteve o primeiro Super-Homem com Christopher Reeve, em segundo vinha Homem Aranha 2 e, em terceiro, Homem de Ferro. Mas – paixão pelo Homem de Aço à parte – devo reconhecer que o novo Batman é sensacional. O diretor Christopher Nolan conseguiu realizar um trabalho ainda melhor do que o feito em Batman Begins. Não vou ficar repetindo o que centenas de blogs e sites já disseram, mas cabem alguns comentários.

O Coringa de Heath Ledger está realmente bom? Sim, não há exageros só porque o ator morreu, ele é bom sim. Esqueça a versão do Jack Nicholson e o lance dos produtos químicos na fábrica de baralhos. O novo Coringa é um psicopata, absurdamente insano e assustador. Não é aquele vilão básico que vai preso ou morre no fim do filme. Ele é, em suas próprias palavras, um “agente do caos” cujo único propósito é propagar o terror em Gothan City. Ele não está atrás de riqueza ou recompensas, e é essa motivação insana que o torna o vilão perfeito. Na verdade, o Coringa é uma versão ampliada do personagem Jigsaw, de Jogos Mortais, mas que, em vez de ‘brincar’ com um grupo de pessoas, ele usa a cidade inteira como laboratório.

O Batman de Christian Bale mantém o nível apresentado no primeiro filme, mas agora está mais à vontade seja como Bruce Wayne ou como o homem-morcego. E é fantástico ver o Batman interagindo com o Comissário Gordon e o promotor Harvey Dent num clima de investigação e parceria que nos remete às melhores histórias do personagem nos quadrinhos. Até a tal ‘bat-moto’, que me fez torcer o nariz ao vê-la em fotos (se ele tem um tanque que sobe em telhados, pra quê uma moto?), surge perfeitamente plausível e arranca de você um “ah, bom”.

A trama é relativamente complexa e faz um vai-e-vem com pedaços do primeiro filme, o que exige bastante atenção dos espectadores, principalmente nos diálogos. Falando em diálogos, estes estão fantásticos, especialmente os que ocorrem entre Batman e Coringa. Não existem partes monótonas, pois, quando você não está prestando atenção na história, fica atordoado com as cenas de ação – tudo na dose certa. O filme inteiro é tenso, com um clímax atrás do outro do começo ao fim. É um suspense com doses de terror. Você fica preso à poltrona tentando adivinhar como as coisas vão se desenrolar – e elas se desenrolam da maneira mais imprevisível possível. Batman é levado a enfrentar as conseqüências de sua própria existência e se vê obrigado a tomar algumas decisões que nem sempre são as melhores opções. Não é um filme para crianças, pois não há um ‘super-herói’. Não é colorido e alegre, é triste e monocromático, quase noir.

Cenas que merecem destaque: a seqüência dos dois barcos no rio; o Coringa sendo interrogado pelo Batman; a destruição do hospital e o Coringa fazendo o ‘lápis sumir’. Enfim, reforço o que disse no começo deste texto: Procure assistir O Cavaleiro das Trevas no cinema. Vale cada centavo.

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

2 Responses

  1. Claudinei
    | Responder

    Reforço todas suas palavras Ervilho… sem dúvida Batman é o melhor filme de super-herói já feito até hj! O roteiro da produção é bem amarrado e não deixa pontas… sua história se desenrola de uma forma fantástica, é uma verdadeira montanha-russa de emoções e fez comque minha mãos suassem do começo ao fim. Aliás, percebi durante a sessão algo que não presenciava desde o primeiro filme dos X-Men. A platéia vibrando durante algumas cenas e essa reação mostra o que realmente é o filme de Christopher Nolan! O Coringa se destaca e rouba a cena, o cara é um psicopata nunca antes visto no cinema e o ator que o interpresa faz com que a platéia sinta medo e mesmo a sua presença, causa calafrios em certas partes do filme… acreditem! Não perderei a chance de assistir a película novamente para prestar ainda mais atenção no desenrolar da história e em suas cenas de ação, que são ágeis e bem filmadas… as atuaçãos de Batman The Dark Knight são impressionantes e percebemos como os atores se dedicaram de coração aos seus personagens!! Heath Ledger merece um Oscar póstumo, e deixo aqui registrado o meu apoio ao ator!! Nota 10 para a superprodução em todos os aspectos!!

  2. Emerson Freire
    | Responder

    Estou louco para ver esse Batman, e agora quero ver também se isso que você disse sobre se melhor adaptação que Superman – O Filme se justifica, pois minha lista segue como a sua (ou como era a sua), Superman em primeiro e Homem-Aranha em segundo. X-Men que o Claudinei citou aí em cima não presta, nem como adaptação e nem como filme, e fechou com chave de ouro, X-Men 3 é o pior de todos, agora é ver se o filme solo do Wolverine salva alguma coisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.