Reflexões filosóficas

postado em: Cotidiano 2

Gosto muito do blog Reality is out there, do Cláudio Avólio. É um dos poucos blogs cadastrados em meu leitor de RSS que me fazem parar o que estiver fazendo para ler os textos assim que chegam. Sempre encontro pensamentos inteligentes.

Considero Avólio o meio-termo entre Reinaldo Azevedo e Janer Cristaldo – outros dois cronistas que admiro. Todos são excelentes escritores, de opiniões fortes e posicionadas, mas o Azevedo às vezes exagera ao falar demais de sua posição religiosa; enquanto o Cristaldo vai pelo lado oposto e deixa seu ateísmo muitas vezes prejudicar boas crônicas. Ambos (Azevedo e Cristaldo) se dizem imparciais, mas é palpável a parcialidade em alguns de seus textos. Imparcialidade costumo encontrar nos textos do Avólio.

Dito isso, Cláudio Avólio recentemente publicou dois posts muito interessantes sobre reflexões pessoais (dele) que colocariam Azevedo e Cristaldo em um embate interessante. Ele parte da seguinte premissa: Se uma pessoa religiosa só é boa porque teme ser castigada por Deus, então por que os ateus se sujeitam aos mesmos padrões morais dos religiosos? Por que um ateu não estupra, não rouba e não mata à vontade se tudo o que importa é satisfazer os desejos pessoais sem que lhe pese a consciência?

Essa não é uma questão nova, ela remonta à época dos antigos filósofos gregos, que tentavam desvincular ética e moral de religiões. Ainda assim, Avólio desenvolve o tema com propriedade e seus questionamentos levam a conclusões interessantes.

Tenho minha opinião pessoal sobre o assunto, mas o propósito deste post não é iniciar um debate, mas indicar a leitura dos textos do Avólio. Assim sendo, clique aqui e, depois, aqui.

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.
Últimos Posts de

2 Responses

  1. Emerson Freire
    | Responder

    Bom, é uma pena que o seu propósito não foi iniciar um debate, li o texto do tal Avólio (que fará parte da minha lista de favoritos) e também gostei, mas ele só deu uma pincelada, a coisa é profunda demais e ao meu ver o assunto ficou na superfície, como ponto de partida para um debate é ótimo.

  2. Rod
    | Responder

    Li os posts e tenho uma resposta simples pra isso.
    Tudo depende da sua educacao, da familia de onde voce vem e da sociedade onde voce vive.

    Eu nao acredito em Deus de barbinha sentado num trono e punindo aqueles que na vao na igreja no Domingo, esse Deus ‘e um Deus da epoca medieval.
    Eu acredito sim que existe uma forca sobrehumana que nos nao temos nenhuma capacidade mental pra tentar entender como ele ‘e, quanto mais dizer que o filho dele veio a terra purificar os homens,anywya,opiniao minha e cada um ‘e cada um.

    Mas um ateu, nao sai matando que nem louco, simplesmente porque ele teve boa educacao na escola, e uam boa familia dando bons exemplos e sabe que se matar e for pego vai preso, e ser for preso no BRasil, pioro vai ficar numa cela com 50 caras juntos, quem gostaria de ter uma vida dessa?

    Assim como as religioes, controlam os religiosos com o Medo, .. Se voce trair sua esposa voce vai pro inferno, se voce nao pagar o dizimo voce vai pro inferno….se voce nao odiar os USA voce vai pro inferno e assim vai.
    A sociedade trabalha com o medo tambem, se voce matar, vai preso,se roubar vai preso, nao porque isso seja errado, porque realmente a sociedade viraria um caos e como ele mesmo disse so os mais fortes sobreviveriam.
    Pode dar adeus a sua mae, sua irma, e ate seu amigo mais fracote, so os fortes sobreviveriam.

    Eu acredito realmente, que temos que aproveitar a vida ao maximo, e nao se privar de nada, se voce quiser matar, mate, se voce quiser dar a bunda de, mas saiba que com isso vem consequencias, proque voce vive numa sociedade.

    ‘E so olhar pros moleques das favelas do rio de Janeiro, que exemplo eles tem?O traficante que mata, mata e nao acontece nada com ele e ainda ta cheio da grana, porque uma crianca crescendo nessa sociedade se importaria de matar tambem?

    E olhe pra uma crianca vivendo numa familia rica e honesta trabalhadora, ela vai crescer sabendo que se estudar e trabalhar vai ser rico como os pais, nao vai precisar matar pra comer comida, vai ter uma vida de muito conforto e tudo mais.

    O solucao do mundo sao duas coisas, trabalho e educacao, dando essas duas coisas pras pessoas, elas nao precisam de religioes, de governos nada, trabalhe e educacao, resolveria todos os problemas do mundo, mas infelzimente ainda nao chegamos nessa Utopia onde todos possam ter essas duas coisas.

    Abraco,

    Rod.

    Essa ‘e a unica razao que um ateu nao sai por ai matando, nao porque ele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.