Como funciona a coerência cerebral e cardíaca?

postado em: Blog 1

Aprender a ciência e a aplicação da coerência cardíaca e da coerência cerebral foram as lições mais importantes e profundas da minha vida profissional e pessoal nos últimos anos. Esta informação é muito nova em termos dos nossos atuais paradigmas médicos baseados em evidências, no entanto, é uma sabedoria antiga em termos do que sabemos intuitiva e historicamente sobre a função e o comportamento humanos.

Como funciona a coerência cerebral e cardíaca?
Como funciona a coerência cerebral e cardíaca?

Sabemos que emoções elevadas como alegria, compaixão, amor e apreço são muito melhores e geralmente incentivam vidas mais produtivas, atenciosas e sem estresse. Ao passo que emoções de raiva, frustração, ódio e escassez produzem estados mentais que são muito piores e produzem mais estresse e comportamentos desagradáveis, tanto para nós mesmos quanto para os outros.

Sabemos também que quando o cérebro está estressado, quando está sobrecarregado, quando há pensamentos caóticos, é muito mais difícil tomar decisões racionais e lógicas. É muito mais difícil lembrar das coisas e é certamente muito mais difícil comunicar de forma eficaz, racional e calma. Em outras palavras, o cérebro se torna incoerente.

Foi assim que me senti durante algum tempo. Eu vivia num estado de medo e ansiedade e não conseguia tomar uma decisão lógica (na verdade tomei muitas decisões ruins). Definitivamente minha memória era péssima e qualquer alegria experimentada era algo simplesmente passageiro. Obviamente o estresse e a sobrecarga do trabalho contribuíram demais para isso – somando-se a isso frustrações e perdas ao longo dos últimos anos.

Você pode dizer que isso é ‘normal’, que basta descansar e tirar uma férias para recarregar as baterias. Mas não é bem por aí. Óbvio que o descanso é importantíssimo, mas a questão é muito mais profunda.

Investigações de coerência cerebral e cardíaca

Investigações de coerência cerebral e cardíaca

Foi quando comecei a me aprofundar na ciência por trás da coerência cerebral e cardíaca nos últimos 3 anos, sendo que neste ano de 2023 foi onde eu mergulheir de cabeça no assunto.

Devorei pesquisas de muitos nomes de peso da área de neurociência, incluindo o Dr. Bruce Lipton e Gregg Braden, estudei bastante o trabalho do Dr. Joe Dispenza e o trabalho do The Heart Math Institute. Ambos têm uma base de dados crescente de estudos científicos sobre EEG de ondas cerebrais, exames de sangue para hormônios do estresse e biomarcadores genéticos, variabilidade da frequência cardíaca e o profundo efeito positivo que a coerência cerebral e cardíaca pode ter na saúde e na felicidade humanas.

Minha breve explicação dos dados que aprendi é a seguinte:

Os pensamentos são a linguagem do cérebro e os sentimentos são a linguagem do corpo. O que você pensa e o que sente cria o seu estado de ser. Quando você tem um pensamento (ou uma lembrança), uma reação bioquímica acontece em seu cérebro, fazendo com que ele libere sinais químicos. Esses produtos químicos fazem seu corpo se sentir exatamente da mesma maneira que você pensava.

Depois de perceber que está se sentindo de uma determinada maneira, você gera mais pensamentos iguais ao que está sentindo e, então, libera mais substâncias químicas do cérebro para fazer com que se sinta da maneira que estava pensando.

Por exemplo, se você tiver um pensamento de ansiedade, começará a sentir medo. No momento em que você sente medo, essa emoção o influencia a ter mais pensamentos de medo. Esses pensamentos desencadeiam a liberação de ainda mais substâncias químicas no cérebro e no corpo que fazem você continuar a sentir medo. Então você fica preso no laço onde seu pensamento cria sentimento e seu sentimento cria pensamento.

Em outras palavras, você condicionou seu corpo a um estado de medo. Quando você está “com medo”, você está basicamente vivendo em modo de sobrevivência, com o sistema nervoso simpático ativado para permitir que você esteja em alerta, pronto para a ação, pronto para correr. Para sobreviver. O seu sangue viaja mais para a periferia, o seu sistema imunológico desliga (porque não é um momento para crescimento e reparação) e, quando isto acontece durante períodos prolongados, prepara o seu corpo para as condições ambientais perfeitas para a doença.

Quando você vive sob os hormônios do estresse, seu foco tende a se tornar bastante restrito. Quando temos cortisol e adrenalina bombeando em nossos corpos, tendemos a viver em alerta máximo e nossos cérebros ficam excessivamente vigilantes, tentando prever, controlar e forçar resultados em um esforço para aumentar nossas chances de sobrevivência.

Quando seu cérebro está em alerta e vivendo em modo de sobrevivência, você geralmente muda sua atenção para coisas em seu mundo externo muito rapidamente: mensagens de texto, Facebook, Instagram, trabalho, marido, esposa, filho, TV, notícias, compras.

O ato de estreitar o foco e desviar a atenção fragmenta o cérebro e ele não funciona mais de maneira equilibrada. Você efetivamente treina seu cérebro para trabalhar de maneira incoerente e desorganizada… seu cérebro se torna incoerente e ineficiente. O efeito é como um grupo de bateristas batendo tambores fora de ordem.

Eu explico isso no vídeo abaixo:

Quando o seu cérebro se torna incoerente, você se torna incoerente

Tonos nós fomos ensinados que o cérebro é o seu centro de controle principal e todos os órgãos respondem às mensagens deste centro. Curiosamente, a nova pesquisa está nos mostrando que há mais comunicação indo do coração para o cérebro do que no sentido contrário. Nosso coração tem muito mais informações e controle do que pensávamos no passado. A maioria das fibras dos nervos vagos são, na verdade, de natureza aferente, com mais dessas vias neurais ascendentes relacionadas ao coração (e ao sistema cardiovascular) do que a qualquer outro órgão do corpo.

O coração é um centro de processamento de informações altamente complexo com seu próprio cérebro funcional, comumente chamado de cérebro cardíaco, que se comunica e influencia o cérebro craniano através do sistema nervoso, do sistema hormonal e de outras vias. Devido ao cérebro do coração, o coração pode PENSAR, LEMBRAR e APRENDER independentemente do cérebro.

Foi demonstrado que o melhor indicador do estado emocional de uma pessoa é a variabilidade da frequência cardíaca, ou ritmo cardíaco. Emoções estressantes ou esgotantes, como frustração, raiva, medo e sobrecarga, levam ao aumento da desordem nos centros cerebrais de nível superior e no sistema nervoso autônomo, o que se reflete nos ritmos cardíacos e afeta negativamente o funcionamento de praticamente todos os sistemas corporais.

Numerosos estudos demonstraram que a coerência cardíaca é um estado fisiológico ideal associado ao aumento da função cognitiva, capacidade de autorregulação, estabilidade emocional e resiliência.

Um fato extremamente interessante é que o coração fabrica e segrega uma série de hormônios e neurotransmissores – incluindo o peptídeo auricular, que desempenha um papel importante no equilíbrio de fluidos e eletrólitos e ajuda a regular os vasos sanguíneos, os rins, as glândulas suprarrenais e muitos centros reguladores no organismo. O aumento dos níveis de peptídeo atrial aparentemente inibe a liberação de hormônios do estresse, reduz o fluxo simpático e parece se comunicar com o sistema imunológico. A pesquisa também sugere que o peptídeo atrial pode influenciar a motivação e o comportamento.

Num estudo conduzido pelo Dr. Joe Dispenza em 2016, ele mediu a imunoglobulina A (IgA) em 117 cobaias. Os participantes foram convidados a entrar em um estado emocional elevado, como amor, alegria, inspiração ou gratidão, por nove a dez minutos, três vezes por dia, durante 4 dias consecutivos. Após 4 dias, os níveis médios de IgA aumentaram 49,5%!

Implementando a coerência na vida cotidiana

Para mudar a maneira como eu pensava e como me sentia, tive que mudar meu estilo de vida. Mas esta não era uma prescrição típica de medicina de estilo de vida com estratégias de nutrição, exercícios e redução do estresse. Na maior parte, esse foi um compromisso diário de fazer o trabalho de religar meu cérebro e meu coração. Para recondicionar meu corpo a uma nova mente. Tornar-me muito consciente dos pensamentos que criaram os sentimentos e mudá-los. Estar consciente, momento a momento, das ações e comportamentos que seguiram os pensamentos e sentimentos… e mudá-los também. Desconectar antigas redes neurais e reconectar novas redes.

Entrei na missão de destruir minha antiga personalidade (ranzinza, mal-humorado, descontente e egoísta) para criar uma personalidade totalmente nova (com gratidão, bem-humorado e mais preocupado com os outros). E mesmo tendo a minha religião, também passei a agir e pensar mais com espiritualidade, o que são coisas totalmente diferentes.

Com a coerência, veio também um maior despertar da consciência, o que resultou na minha decisão de me tornar vegetariano.

Não é um processo simples e certamente não é fácil, mas no final descobri que os resultados falam por si. É um trabalho diário de (re)construção.

Sou continuamente encorajado e inspirado pela aplicação da coerência como estilo de vida, ainda mais quando posso aplicar diretamente aos meus próprios padrões de comportamento, saúde e felicidade, e depois partilhar esta experiência com outras pessoas.

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

  1. Tiago
    | Responder

    Sensacional esta informação. Você realmente se dedicou e estudou antes para poder ser capaz de explicar com tanta clareza o tema.
    Obrigado por compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.