É complicado

postado em: Cotidiano 8

Via de regra, homens detestam comédias românticas tanto quanto mulheres detestam filmes de terror. Mas toda regra tem sua exceção e eu sou uma delas. Nada tenho contra comédias românticas. Pelo contrário, costumo me divertir com elas. Talvez pelo fato de não nutrir expectativas em relação à fórmula clássica: 1) Casal se conhece; 2) Casal passa bons momentos juntos; 3) Acontece uma reviravolta que separa o casal; 4) Casal se reconcilia e vivem felizes para sempre. É sempre a mesma história, mudam apenas os personagens. Então, costumo aproveitar ao menos as piadas – algumas são realmente boas.

Dentre os diretores de comédias românticas, gosto muito de Nancy Meyers (IMDb). Ela consegue pegar todos os lugares-comum que compõem os filmes do gênero e os retrabalha de forma mais interessante. A história continua previsível, mas você torce pela previsibilidade. Aparentemente Nancy está lançando um filme a cada três anos, se formos conferir seus últimos trabalhos: Do Que As Mulheres Gostam (2000); Alguém Tem Que Ceder (2003); O Amor Não Tira Férias (2006). E em 2009 ela lançará It’s Complicated (www.itscomplicatedmovie.com), com Alec BaldwinMeryl Streep e Steve Martin. Confira o trailer abaixo:

Pelo trailer, já se nota o estilo de Meyers na fórmula que ficou marcada em seus dois últimos filmes: O contraste entre cenários bucólicos e o requinte da cidade grande, sempre com belas casas (que quase se tornam personagens); a elegância dos protagonistas; cenas claras com cores suaves de uma aquarela. Ela criou um universo próprio para contar suas histórias. E para isso faz questão de manter elementos que funcionaram bem antes, como a trilha sonora incidental do compositor Hans Zimmer, que retorna para mais este filme.

Enfim, não é o lançamento do ano, não é um filme digno de Oscar, você já sabe como vai terminar a história e não terá grandes surpresas. Mesmo assim, It’s Complicated deverá me agradar muito mais do que o desastre que foi Transformers 2. Nem só de explosões e robôs gigantes vive o homem, mas também de filmes despretensiosos que entretêm por umas duas horas. E, claro, se você estiver acompanhado(a), será melhor ainda.

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

8 Responses

  1. ROd
    | Responder

    Opa com certeza vou assistir esse e concordo plenamente com voce.
    Vai ser muito melhor do que transformer 2 que pra mim foi o pior filme do ano.

    Abraco,

    Rod.

  2. Kosher-X
    | Responder

    E eu nem vi Transformers 2. Saco de pindaíba!

  3. Kosher-X
    | Responder

    Falando nisso, Emílio, qual a tua espectativa para “500 Dias Sem Ela” ? http://en.wikipedia.org/wiki/500_Days_of_Summer

    Sim, também sou como você. Gosto de comédias românticas, no geral. Tem uma ótima chamada “The Bachelor” (cujo nome no Brasil eu esqueci novamente), com Chris O’ Donnel, que é estupenda. Recomedo com pompa.

  4. Emerson Freire
    | Responder

    Pois é Emílio, nem só de explosões e robôs gigantes vive o homem, mas de comédias e também de dramas romanticos. Gosto das comédias, mas como você disse, são, na maioria das vezes, previsíveis. Já os dramas, nem sempre. Bom, gostei muito mesmo de “Alguém tem que ceder”, só o fato de ter Nicholson no elenco já vale, mas acontece que tem também a Diane Keaton que eu adoro. Já “Do que as mulheres mais gostam”, embora tenha gostado, não achei grande coisa, acho que por culpa mesmo do ator, Mel Gibons é bom atrás das câmeras, atuando é sofrível. Tem Hamlet com ele que é bom, mas não é formidável, que é o que se espera de alguém que interprete Hamlet. Quanto ao “Amor tira férias”, não vi, e nem me animei muito a ver por causa do Black Jack, detestável, sem falar na Cameron Diaz, bonita mas que só sabe mostrar o sorrizo, se bem que ela funciona em comédias românticas. É isso, no fim fiquei interessado em “It’s Complicated”, ao que tudo indica ela vai repetir o seu melhor como fez em “Alguém tem que ceder”, Meryl Streep é excelente e Alec Baldwin amadurecel, perdeu o ar de galã e agora tem que interpretar de verdade para sobreviver.

  5. Claudinei Costa
    | Responder

    Boa pedida Ervilho.. filme anotado na agenda deste cinéfilo aqui! Excelente diretora, assino embaixo. Tmb não era mto fão do gênero, mas como estou em plenas mudanças comigo mesmo, adicionei o gênero com classe. Assisti a dois filmes excelentes no final de semana e recomendo: O Melhor Amigo da Noiva e Três Vezes Amor… há, indico também um filme já antigo, mas é sensacional: O Diário de Uma Paixão.
    Bom, e para os que não curtem o gênero e adoram encher a cara, não percam o despretensioso e divertidíssimo, Se Beber Não Case, assisti ontem e me diverti muito no cinema! Vale a pena!
    Grande abraço a todos…

  6. Emílio Calil
    | Responder

    Emerson Freire :…Quanto ao “Amor tira férias”, não vi, e nem me animei muito a ver por causa do Black Jack, detestável, sem falar na Cameron Diaz, bonita mas que só sabe mostrar o sorrizo, se bem que ela funciona em comédias românticas. …

    Emerson, assim como você, eu também não suporto o Jack Black. Nenhum filme com ele me agradou até hoje. Entretanto, em “O Amor Não Tira Férias”, ele está muito bem, por incrível que pareça! O personagem dele não tem aquele apelo cômico forçado de sempre, ao contrário, ele está bem comedido. E a cena dele com a Kate Winslet numa locadora, falando de trilhas sonoras de filmes, é memorável. Vale a pena assistir esse filme, sim.

  7. Emerson Freire
    | Responder

    Ok Emílio, vou dar uma espiada. E vi agora que escrevi errado o nome do ator né?

  8. Kosher-X
    | Responder

    Bom, ninguém comentou sobre 500 Days of Summer. Então eu vou apenas deixar esta ótima foto viral sobre o filme pra ver se alguém passa a se interessar. http://modinhas.tumblr.com/post/174101134/catia-a-dist-ncia-entre-expectativa-e-realidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.