Sobre heróis e ídolos

postado em: Cotidiano 31

Se existe algo que me incomoda profundamente é a obsessiva adoração de ídolos de barro por acéfalos desprovidos de opinião própria. Não digo propriamente as ‘modinhas’, como gostar de determinado artista ou grupo musical em evidência – isso é inerente à estupidez da adolescência. Refiro-me a elevar certas personalidades a status de semideuses infalíveis.

Pode-se admirar o trabalho de uma pessoa ou até admirar certas qualidades dessa pessoa; mas não dá para admirar o trabalho da pessoa só porque foi feito por essa pessoa ou admirar a pessoa só porque fez o trabalho. Confuso? É como gostar de todo e qualquer filme feito por Steven Spielberg só porque foram feitos por Spielberg; ou gostar de Spielberg só porque ele faz filmes.

Há muito se perdeu a capacidade de criticar. Só por que você gosta desta ou daquela pessoa, não significa que tudo o que ela faça seja perfeito. E essa incapacidade de enxergar defeitos em quem se admira cria imbecis sugestionáveis. Você pode gostar das coisas que eu escrevo, mas não significa que precise concordar com tudo. Aliás, nem deve! Raciocinar implica em também discordar de quem admiramos.

Estava pensando nesse assunto hoje cedo, enquanto vinha para o trabalho. Sendo contemporâneo de Obamas, Lulas e Bonos da vida, tidos como ‘heróis’, ‘líderes inspiradores’, ‘exemplos a serem seguidos’ – e sabendo que não são nada disso – fico imaginando o quanto é realmente verdade a respeito do caráter e dos feitos dos grandes nomes da História. Terão sido de fato tudo aquilo o que se escreveu sobre eles?

A segunda grande invenção do homem bem que poderia ser uma máquina do tempo (segunda, pois jamais superaria o ar condicionado).

Seguir Emilio Calil:
Empresário, Palestrante e Escritor. ⚡ Fundador do Marketing de Transformação, que emprega técnicas de autoconhecimento e coerência para elevar o espírito de pessoas e empresas.

31 Responses

  1. telma
    | Responder

    Emilio , bem pensado , outro dia , eu estava ouvindo uma historiadora , e como as pessoas são tendenciosas , ouvi-a dizendo uma série de barbaridades , e que com certeza, farão ´partes dos livros didáticos , que se despejará por aí .Ela nem deu tempo ao tempo , para mentir , alienada que é , vociferava , com palavras e em tom supostamente sério , as passagens do cotidiano político . Por essas e outras , fica difícil , daí para frente, acreditar-se em tudo . Diz-se que quem ganha a guerra escreve a história , e o poder não necessita ganhar nada , para conforme a sua conveniência , distorcer os fatos . Me lembra da aula de psicologia , quando um tema , vai de ouvido a ouvido e acaba totalmente diverso .É mais ou menos isso .

  2. Rod
    | Responder

    Essa ‘e uma das razoes do porque eu nao acredito em nenhuma religao.
    Dizer que alguem ‘e santo, so porque estava escrito num livro, to fora.

    Rod.

  3. Emerson Freire
    | Responder

    Não é questão de se acreditar ou não na história. História não se acredita, se interpreta, assim como todas as coisas. Se olharmos as bibliotecas vamos encontrar dezenas de livros sobre Júlio César, cada livro será uma interpretação da vida desse personagem. Ele teve um caso com Cleopátra, isso é fato, mas ouve amor de verdade? Foi só um jogo de interesses? Foi os dois? Veja que é possível isolar os fatos e conjecturar sobre o que os fatos implicaram.

  4. Emerson Freire
    | Responder

    Outro dia lendo sobre as mulheres afegãs dos dias do Talibã, persebi que, embora as condições de vida delas fossem deploráveis, ainda assim haviam mulheres que viam com certa satisfação o regime vigente. Uma certa mulher havia perdido as amigas e uma perna após uma explosão causada pelos mujahidins, estes antecederam o Talibã. Na visão dessa mulher o Talibã era uma coisa boa porque livraram os afegãos dos Mujahidins. Usar burca para ela era de menos, lamentava mais ter perdido a perna. Cada um vê de seu próprio ângulo. Assim acontece também com a História. Os vencedores da guerra escrevem a história, os perdedores também, dois pontos de vistas, duas visões de mundo ou mais. Cabe ao que se aplica ao estudo usar aquilo que o Emílio mencionou, a “crítica”.

  5. Emerson Freire
    | Responder

    No caso da afirmação do Rod cabe o mesmo princípio. Eu não preciso acreditar em essa ou aquela religião porque “livros sagrados” dizem isso ou aquilo. Mas só posso dizer que não acredito nisso ou naquilo se parar para pesquisar esses mesmo livros e ouvir, com senso crítico, o que eles tem a dizer.

    Não seria just

  6. telma
    | Responder

    As criticas são saudáveis , , quando [ sofremos ] alguma , no primeiro momento , a nossa arrogância se insurge contra quem teve a audácia de nos desnudar .Aí , vem o segundo momento , o da reflexão.Êsse nos dá a dimensão exata , do quanto estávamos equivocados , nas palavras , nas ações . Embora a maioria jamais extravaze , lá no fundo , num canto está a realidade , que nos vai lapidando , como sêres humanos que somos, passíveis de êrros , e como não , de acertos também .

  7. Rod
    | Responder

    Emerson Freire diz:

    “Outro dia lendo sobre as mulheres afegãs dos dias do Talibã, persebi que, embora as condições de vida delas fossem deploráveis, ainda assim haviam mulheres que viam com certa satisfação o regime vigente. Uma certa mulher havia perdido as amigas e uma perna após uma explosão causada pelos mujahidins, estes antecederam o Talibã. Na visão dessa mulher o Talibã era uma coisa boa porque livraram os afegãos dos Mujahidins. Usar burca para ela era de menos, lamentava mais ter perdido a perna.”

    ————————————————————————–
    Entao Emerson, mas essa mulher pensa assim porque ela so conhece o Talibã, ela nao conhece nada alem disso.
    Eu duvido que essa mesma mulher, se fosse dada cultura pra ela, trabalho digno, se retirassem ela desse lugar e colocassem ela em um pais de primeiro mundo, se ela continuaria a gostar do regime taliba e so reclamar de ter perdido a perna.

    Eu acho que realmente, o mundo so vai melhorar quando todos tiverem acesso a informacao, onde quer que seja.
    Quando a internet estiver em todos os cantos do planeta e livre para todos, ai voce vera as coisas mudarem, Ditadores serem derrubados, o fim das religioes, e as pessoas exigindo igualdade para todos.
    O mau do mundo ‘e a falta de informacao, educacao, ‘e por isso que os mais espertos dominam aqueles que nao tem informacao suficiente.

  8. Rod
    | Responder

    E com certeza, as coisas vao mudar muito com a informacao rapida chegando a todo planeta em um clique.
    A estoria antiga realmente foi escrita por quem venceu a guerra, mas no futuro vai ser diferente, vai ficar cada vez mais dificil, algum politico, ou ditador, ou profeta religioso mentir para o povo e ficar livre.
    POrque cada vez mais pessoas tem celulares com cameras digitais e acesso a internet.
    No futuro essas pessoas que passaram geracoes se aproveitando da falta de informacao do povo, seram eliminadas , porque se um politico roubar, vai ter sempre uma camera filmando, ou alguem com celular gravando uam conversa, e em um segundo essa conversa vai estar em milhares de blogs ao redor do globo.
    E com o Ingles, cada vez mais se tornando a lingua oficial do mundo, a mulher que aceitava o Taliba, vai ter outra opiniao, quando ver e ler as opinioes de pessoas ao redor do mundo sobre o Taliba por exemplo.

    Eu nao sou contra nenhuma religiao, sou a favor da liberdade de expressao para todos, e realmente torco para que num futuro proximo, todos nos tenhamos acesso a informacao ilimitada, so assim seremos realmente livres e consciente de nossa existencia nesse universo.

  9. Emerson Freire
    | Responder

    Puxa vida, escrevi errado, meu nome é Emerson Freire

  10. Emerson Freire
    | Responder

    Eu também acredito que a falta de informação gera todo tipo de dificuldade. O que o Rod disse sobre a menina afeganistã está correto, mas espero que tenham entendido que eu apenas a citei como exemplo de como a História depende em muito da visão de cada um.

    Agora, embora eu concorde que informação seja uma coisa boa, duvido muito que este mundo de informação, esse acesso fácil que a internet possibilita, venha a solucionar os problemas do mundo. Informação é bom, mas só informação não basta. Novamente chamo atenção para o que o Emílio disse sobre a “crítica”. Sem a capacidade de criticar o que se lê ou o que se ouve a informação de nada vale. Temos um mundo cada vez mais globalizado, mas também cada vez mais idiotizado, porque as pessoas não sabem digerir a informação. Falta critério da parte do leitor e isso a internet não ensina, e infelizmente quase não se aprende em lugar nenhum, nem nas academias.

    É mais ou manos assim, imaginem uma pessoa em quarto escuro e derrepente alguém abre a porta e entra toda aquela luz, e pessoa fica cega. O excesso de informação da mídia gera isso, pessoas despreparadas ficam cegas.

  11. Rod
    | Responder

    To adorando esse debate de todas as manhas…hahaha.

    Eu concordo que informacao sem critica e bom senso nao serve de nada.
    Mas quando digo informacao, nao estou dizendo so You Tube e Orkut, estou falando de escolas, universidades, bibliotecas, jornais, blogs, tudo free para todos.
    So assim vai se mudar o mundo pra melhor.
    Eu, voce o Emilio, so somos criticos a algum assunto, porque tivemos acesso a informacao nas escolas, pelos nossos pais, pelos nossos amigos , pela internet.
    A critica madura surge de um amontoado de informacao adquirida, nao se pode ser critico de um filme sem ter visto o filme, ‘e ridiculo.
    Claro que a mudanca do mundo que eu falo atraves da internet, ou da informacao para todos, vai levar anos, talvez mais um seculo, mas vai chegar, ‘e inevitavel.
    E a mudanca depende de nos, em escrever blogs como este, e avisar para o seu amigo ler, em ensinar nossos filhos a lerem mais livros(digitais num fututo proximo) e nao so quem comeu quem no Orkut.
    Nao temos que ter medo do novo e diferente.
    Por mais assustada que essa pessoa, que voce disse no exemplo do quarto escuro, esteja quando as portas se abrirem para ela, eu tenho certeza que aos poucos ela vai achar algo que seja interessante para ela e que faca com que ela de um pequeno passo para fora do quarto.
    E pode ficar tranquilo, porque a pessoa nao vai ficar cega, porque ela vai ter a opcao de apagar a luz, hahahaha.
    A mudanca pro melhor so depende de cada um.

  12. Emerson Freire
    | Responder

    Hehe… pois é, eu também estou gostando desse debate sadio.
    Vejo que concordamos que é necessário informação e senso crítico.

    E aprecio sua visão otimista para o futuro, mas eu não consigo ver nada muito promissor para daqui aos próximos anos, nem daqui a um século.

    Mas posso estar errado, e é possível também que seja assim como você disse. Por enquanto não consigo ver assim, embora deseje que seja diferente.

    Infelizmente até agora a humanidade não tem demostrado ser criteriosa. Deveríamos ter visto melhoras desde o dia em que Gutemberg nos presenteou com sua invenção, o acesso a informação se tornava mais fácil, mas depois disso o que vimos? Um mar de Revoluções sanguinárias, duas Grandes Guerras, sendo que na segunda Hitler usou e abusou justamente dos meios de comunicação para consolidar seu governo na Alemanha e países anexados.

    A mídia, a informação é uma ferramenta. Pode ser usada por pessoas de boa e má índole, é uma questão moral. E duvido muito que daqui a um século as pessoas de má índole tenham deixado de existir. Ou seja, ainda existirão os que farão bom e mau uso dos meios de comunicação, e geralmente, quem detem o poder faz o uso que lhe convém.

  13. Rod
    | Responder

    Bom, que concordamos que ‘e necessario ter informacao e senso critico.

    Eu posso estar sendo otimista demais, ou as pessoas podem estar sendo pessimistas demais, hahaha.

    Eu realmente acho que vai levar anos para atingirmos a perfeicao desejada, igualdade e liberdade para todos, mas acredito que um dia isso sera possivel.
    Se voce for comparar o incio da sociedade humana, com hoje, tenho certeza que voce vai ver que a vida hoje ‘e muito melhor.
    Imagine viver na epoca dos barbaros, onde so os mais fortes sobreviveriam, imagine viver sem agua quente, sem eletricidade, levar mesessss para atraves a cavalo de uma cidade a outra, ou nao ter a escolha de poder pensar diferente porque sua cabeca seria cortada, ou se voce tivesse ideias muito diferentes , voce seria queimado na fogueira, pense nisso, sera que estamos realmente muito pior do que nessa epoca?
    Claro que como eu disse vai levar talvez mais um seculo ate atigirmos uma sociedade sem preconceitos, com governos do mundo todo trabalhando juntos.
    Veja a uniao Europeia por exemplo com uma unica moeda, paises que antes se odiavam hoje trabalham lado a lado.
    Hoje com 30 dollares voce viaja de aviao entre os paises da Europa, cada vez mais os paises estao se unificando e aos poucos as coisas vao melhorando.
    Claro que no caminho, teremos tropecos, como essa crise financeira que aconteceu no USA e afetou o mundo inteiro, devido ao fato de estarmos cada vez mais conectados cada vez mais dependentes uns dos outros, ate que um dia o outro sera voce.
    Nao teremos mais diferencas, talvez nem mais barreiras e fronteiras.
    Eu acho que vale mais a pena acreditar nisso, do que ficar esperando uma guerra nuclear, o mundo ser destruido, porque entao qual o proposito de levantarmos todo dia e irmos trabalhar se o mundo vai acabar, se o mundo ‘e uma desgraca so?

    Eu acho que as pessoas em vez de ficar vendo jornais o dia todo, ouvindo desgraca, deveriam, gastar esse tempo, lendo mais livros, indo mais a museus, ou fazendo trabalho voluntario, reciclando lixo, ‘e ai que esta a mudanca.
    Nao so em ficar sentado na frente da tv mudando de um jornal para o outro e pensando, “e o mundo vai acabar logo”
    Eu acho que cada vez mais a geracao nova esta sendo mais e mais informada, e vai ser cada vez mais dificil pessoas que estao no poder, ficarem por muito tempo, isso vai mudar.
    Vai levar um tempo, como eu disse, talvez um seculo ou mais, mas temos que acreditar nessa mudanca se nao viver pra mim nao tem sentido.

    Melhor se mudar pra uma ilha e esperar o mundo acabar.

  14. Emerson Freire
    | Responder

    Veja bem, não se trata aqui de escatologia. Se o mundo vai acabar ou não isso já é outra história.

    Embora pessimista quanto ao futuro (embora eu diga pessimista prefiro me definir como realista), não penso que devemos ficar sentados esperando o pior, muito pelo contrário.

    Se alguém tem a noção do que é o melhor a ser feito é seu dever moral fazê-lo, se todos fizessem, se houvesse alguma garantia de que todos fariam, eu até olharia para o futuro com mais esperança, mas essa garantia não existe. Como já disse é uma questão de índole, e boa índole não depende de informação, se assim fosse todos os intelectuais seriam pessoas de moral inabalável, mas isso não se vê, existem cultos justos e também canalhas.

  15. Emerson Freire
    | Responder

    E se o mundo é melhor hoje do que foi na Idade Média, bom, tenho lá minhas dúvidas. Temos luz, temos água, temos alimento, inclusive hoje se vive mais até graças a medicina, mas será o mundo está mudando mesmo? Os regimes totalitários ainda estão por aí, o tempo passa e eles vestem uma roupa mais bonita como faz a China, mas continuam autoritários e não abrem mão. A Europa unificada, sonho antigo de Napoleão ainda não se concretizou totalmente, muitos países ainda estão fora dessa confederação.

    A vida está melhor? Os modos civilizados mudaram, mas os “bárbaros” ainda existem. São bárbaros polidos, mas estão aí e não existem garantias de que deixarão de existir um dia.

  16. Rod
    | Responder

    Opa Emerson me desculpe pela demora em responder, correira de trabalho sabe como ‘e.

    Como voce mesmo disse :

    “Se alguém tem a noção do que é o melhor a ser feito é seu dever moral fazê-lo, se todos fizessem, se houvesse alguma garantia de que todos fariam, eu até olharia para o futuro com mais esperança, mas essa garantia não existe.”

    Esse ‘e o problema do mundo, ficar esperando o Deus ajudar, o governo ajudar, alguem fazer alguma coisa, em vez da gente sair da frente da TV e comecar a se mexer.
    Mas eu entendo a sua visao, porque voce mora em pais de 3 mundo, ‘e dificil realmente poder ver o lado bom das coisas.
    Apesar de que quando eu morava no Brasil, eu sempre tentava fazer alguma coisa, para o bem, seja reciclando o lixo, economizando luz, ou tentando criar um mercado de quadrinhos( que era minha area de trabalho).
    Mas eu entendo esse seu pessimismo em realcao as coisas, gostaria que as pessoas pudessem ter a chance de morar em um pais de primeiro mundo pra terem nocao de como tem coisa boa no mundo ainda.
    Como a vida pode ser tranquila, com trabalho digno, e as pessoas se respeitando.

    POde ser que eu esteja errado mesmo e o mundo ta indo pro buraco, mas enquanto ainda eu nao sentir a areia caindo sobre minha cabeca, eu prefiro acreditar e lutar pelo melhor, nao importa se algum vai me ajudar ou nao.

  17. Rod
    | Responder

    Emerson Freire diz:
    E se o mundo é melhor hoje do que foi na Idade Média, bom, tenho lá minhas dúvidas. Temos luz, temos água, temos alimento, inclusive hoje se vive mais até graças a medicina, mas será o mundo está mudando mesmo? Os regimes totalitários ainda estão por aí, o tempo passa e eles vestem uma roupa mais bonita como faz a China, mas continuam autoritários e não abrem mão. A Europa unificada, sonho antigo de Napoleão ainda não se concretizou totalmente, muitos países ainda estão fora dessa confederação.
    ————————————————————————–

    Hahah, po Emerson ta de brincadeira hein?

    MEu se fosse na idade media, eu voce o emilio ja estariamos todos mortos, porque ja passamos dos trinta anos…hahaha.
    Claro que as coisas estao melhor, voce mesmo concordou, so que ainda nao esta perfeito, mas estamos caminhando pra isso.De uma chance pra humanidade.

    E quanto aos barbaros, pode ter certeza, que quanto mais liberdade e acesso a informacao as pessoas tiverem, menos desses barbaros polidos nos veremos.
    Vao terminar todos, vivendo nuam ilha igual Cuba, isolados do mundo.
    Porque voce acha que a China e muitos paises do oriente medio, controlam a internet?
    Pra poder controlar o povo claro, mas tenho certeza, que no futuro , esse controle vai ser inevitavel.
    E cara, as pessoas sao boas, ‘e uma minoria no mundo que ‘e ma.
    ‘E so olhar ao seu redor e ver quantas pessoas realmente ruins voce conhece?
    E quantas pessoas boas voce conhece?

    Anyway,

    Eu espero que um dia as coisas se resolvam e que o mundo possa viver em paz algum dia, porque se nao, tudo que nos aprendemos e construimos, nao tem sentido.

  18. Emerson Freire
    | Responder

    Rod diz:
    “Mas eu entendo esse seu pessimismo em realcao as coisas, gostaria que as pessoas pudessem ter a chance de morar em um pais de primeiro mundo pra terem nocao de como tem coisa boa no mundo ainda.”

    Rod, minha visão de mundo independe do país em que vivo. Eu tenho plena consciência de que existem muitos países melhores do que o Brasil, inclusive na própria América Latina como é o caso do Chile. Sei também que não são casos isolados, na verdade no panorama mundial quase que existe um equilíbrio entre países pobres e ricos. Mas o fato de reconhecer que existem esses paraísos na Terra de forma alguma me faz esquecer do outro lado.
    Quando me informo, seja por qual tipo de mídia for, eu busco ver de tudo, não fico me demorando apenas no que existe de podre, aliás nem me demoro muito nisso. E justamente por isso, por estar bem informado sobre a situação do mudo que acredito não haver lugar para esse futuro tão promisor.

  19. Emerson Freire
    | Responder

    Rod diz:
    “De uma chance pra humanidade”

    Oras, eu não estão decretando o fim da humanidade. Acredito na “humanidade”, acontece que dentre os humanos existem muitos, embora você diga que não, que não são humanos de fato.

    Como eu já disse, o caráter de uma pessoa não depende de seu grau de instrução. Com isso nao quero dizer que é indiferente ser instruído ou não, ser instruído é fundamental, porém a instrução não dá garantias quanto a índole de uma pessoa. Então, seja em que época for o “ser humano” continuará igual, alguns terão força moral para serem justos, enquanto outros penderão para o lado oposto e se esforçarão para garantir apenas o seu lado.

  20. Emerson Freire
    | Responder

    Rod diz:

    “E cara, as pessoas sao boas, é uma minoria no mundo que é má”

    Como você pode garantir que essa estatística é exata? O que é ser bom e ser mal, veja que não falei disso, tratei da questão me referindo de pessoas com boas ou más índoles. Eu de fato estou rodeados de pessoas que considero boas, mas já ví muitas delas se transformarem totalmente, já vi amigo de décadas se comportar de forma mostruosa. Vi meu irmão com quem cresci se transformar em traficante e ser trancafiando por três anos.

    Força moral, é disso que eu falo, uns tem outros não, uns alimentam essa força outros não. E isso não muda, seja no mundo bem informado ou não. As pessoas são assim na mais remota tribo de índios do mundo, e são assim também em países super civilizados como a França, Inglaterra, Suíça, inclusive onde você está agora.

  21. Emerson Freire
    | Responder

    Como disse um antigo sábio “não há nada de novo debaixo do Sol”. Você diz que não vivemos mais na Idade Média, de fato, mas o que mudou de verdade? O estilo de vida dos povos civilizados apenas.

    No futuro veremos maravilhas tecnológicas. O mundo se tornará mais informatizado, a maioria terá acesso fácil a informação, mas não se esqueça de que o mundo também evolui noutra direção. Novas armas e metodos de dominação estão sendo criados e aperfeiçoados, não é teoria da conspiração isso.

    Assim como existiram aqueles que buscam dominar as massas na passado, existem também hoje, e muito provavelmente existirão no futuro. Toda essa tecnologia, muito útil de fato na melhoria de nosso estilo de vida, não garantirá que o homem deixe de cometer os mesmos erros que cometeu no passado.

  22. Rod Pereira
    | Responder

    OI Emerson :

    Resposta parte 01

    Cara confie em mim, quando voce mora em um pais de primeiro mundo ‘e que voce ve a diferenca.
    Como as pessoas aqui tem ilimitado acesso a informacao,como as coisas funcionam melhor.
    Nos Paulistanos costumamos comparar Brasil com Sao Paulo, como se todos no Brasil, tivessem acesso a informacao como nos temos.
    Acesso a informacao no Brasil, ‘e menos de 10% da populacao que tem,eu divido que se tivessemos nascido no meio do mato grosso, se teriamos esse chance de debater sobre informacao, atraves de um blog na internet.
    E ‘e nesse ponto que eu digo, que acesso livre a informacao,faz com que as pessoas tenham uma visao diferente do mundo e comecem a exigir melhorias na propria vida, seja atraves de exigindo acoes do governo, seja atraves de mudando de emprego, ou no meu caso, mudando de pais.

    Por exemplo, quando se entra no onibus aqui na Australia, voce ve quase todas as pessoas com I-phone navegando na internet,ou algumas pessoas usando laptop, e muitas, muitas pessoas lendo livros.
    E voce percebe como o acesso a informacao muda a sociedade, as pessoas aqui pedem por favor, e dao bom dia, para o proximo, ate o motorista do onbius te da bom dia e diz obrigado quando voce desce do onibus.
    Isso tudo, foi porque as pessoas aqui tiveram a acesso a informacao, seja na escola, na familia,ou lendo livros…..

    E como a economia ‘e forte, e em qualquer cafeshop, voce consegue ganhar um salario de 2500$ trabalhando 8hrs por dia,com os fim de semanas livres.e viver dignamente,podendo pagar por sua internet(que aqui tem um aparelho tipo pendriver, wireless,prepago, que voce pode estar conectado em qualquer parte da Australia,e colocar quantos creditos voce quiser).
    Com este salario voce pode comprar livros, cds, ir a cinemas e teatros, porque tudo ‘e muito barato aqui e com isso, nao existe porque ter assalto ou crime contra a propriedade alheia.
    E isso com salario baixo, se voce tiver estudo, voce ganha muito mais.
    Porque aqui, so nao tem dinheiro quem nao quer trabalhar.

    Aqui voce consegue fazer uma faculdade com 1800 Dollares pelos 3 anos de estudo, se voce for um residente.
    E 1800$ dollares voce junta facil em 2 meses trabalhando em cafeshop.

    E isso ‘e a Australia, pais que nao tem a idade do Brasil, mas onde as pessoas fizeram as coisas certas, onde as pessoas tiveram acesso a estudo e a informacao.
    Paises como Alemanha e suica, estao anos luz na frente, la nao existe, malandragem, la so existe o certo e o errado.

  23. Rod Pereira
    | Responder

    Mas isso existe nesses paises, por que a informacao chegou nas pessoas, e por isso, as pessoas nao acreditam facilmente em falsos profetas, e barbaros polidos.
    Eu posso citar meu exemplo:

    Eu sempre corri atras de informacao, sempre tentei me atualizar e por meu proprio esforco, consegui chegar aqui.
    Nao tive facilidades na vida, meu pai nao comprou meu primeiro computer, nem pagou pela minha internet, nem pagou faculdade pra mim,eu corri atras da informacao.
    Mas uma coisa ele fez, sempre me incentivou no meu sonho,comprando quadrinhos e alguns livros de arte(ou seja informacao)
    Tenho certeza de que, se a economia fosse melhor no Brasil, e se meu pai tivesse tido a possibilidade de fazer faculdade, ele poderia ter um emprego melhor e com isso, ele poderia ter me ajudado no estudo.
    Digo isso, porque mesmo, eu estudando muito, atraves da internet, lendo livros de arte, conversando com os amigos, quando eu cheguei aqui, eu aprendi um milhao de coisas novas na minha profissao que eu jamaisss aprenderia no Brasil,justamente por causa desse acesso facil a informacao que se tem em paises de primeiro mundo.

    Concordo com voce que sempre vao existir pessoas ruins e pessoas boas nao importando o grau de informacao que tiveram, energia positiva e negativa, ‘e a lei do universo.
    Mas dizer que a pessoa ‘e ma porque ‘e da indole dela eu nao acredito.
    Todas as pessoas nascem iguais, o que molda o carater dela ‘e o ambiente onde ela vive.
    ‘E o tipo de informacao que ela recebe desde o inicio dos primeiro passos.
    E se essa pessoa dita ma, recebeu informacao errada quando nova, realmente ‘e dificl muda-la, mas nao impossivel.

    Um exemplo facil, ‘e na idade media onde as pessoas acreditavam um eclipse era coisa do Diabo, foi so a informacao chegar com o passar dos seculos que as pessoas viram que um eclipse ‘e algo normal que acontece no nosso sistema solar de tempos em tempos.

    Quando se tem informacao, todas as mentiras e mitos caem por terra.

    Eu so acho e que voce tem que dar acesso a informacao para todos, dai se as pessoas vao usar para o bem ou par ao mau ‘e outra estoria.
    Ma sacredito realmente que existe muito mais pessoas boas no mundo do que ruins, so que desgraca da mais ibope.

  24. Emerson Freire
    | Responder

    Olá Rod, pelo visto o Emílio está assistindo nosso debate de camarote, haha, incluindo link no blod direto pra cá.

    Bom, mas acho que nossos argumentos já estão andando em círculos e em alguns momentos até fugimos do ponto de partida.

    Então vamos por partes.

    Rod diz:
    “Cara confie em mim, quando voce mora em um pais de primeiro mundo é que voce ve a diferenca”
    Acredito que quem vive em país de primeiro mundo vai ter experiencias de primeiro mundo. Agora, ver o mundo levando em conta essa experiencia é outra coisa. Como já disse, o fato de viver aqui não me impede de ter uma visão geral da situação do mundo, não é porque aqui não é o paraíso que vou achar que o resto do mundo também seja o inferno. O caso da Austrália não é parâmetro.

  25. Emerson Freire
    | Responder

    Sobre as diferenças que você apontou ao comparar a Austrália com o Brasil não tenho nada a acrescentar, estou de pleno acordo, mas isso não resolve a questão inicial do nosso debate.

  26. Emerson Freire
    | Responder

    Rod diz:
    “Mas isso existe nesses paises, por que a informacao chegou nas pessoas, e por isso, as pessoas nao acreditam facilmente em falsos profetas, e barbaros polidos.”

    Você quer dizer que a informação ajuda a pessoa a se desvencilhar dos mitos, crendices e superstições. Concordo. Não tinha discordado antes, mas isso também não soluciona a questão principal de nosso debate.

  27. Emerson Freire
    | Responder

    Rod diz:

    “Concordo com voce que sempre vao existir pessoas ruins e pessoas boas nao importando o grau de informacao que tiveram, energia positiva e negativa, ‘e a lei do universo.
    Mas dizer que a pessoa ‘e ma porque ‘e da indole dela eu nao acredito.”

    Nessa quero me demorar um pouco. A índole é a tendencia que cada um tem. Não disse em nenhum momento que a pessoa nasce com índole má ou boa, acredito como você que o meio em que vive vai transformá-la. Mas não é só isso, o caráter, para ser bom ou mal, vai depender de uma série de fatores. Sendo que, numa mesma casa, irmãos com a mesma criação, educação e carinhos dos pais podem acabar crescendo e desenvolvendo caráter diferente.

    Eu não digo que isso é lei do universo, universo já é uma coisa maior, sei que é uma lei daqui, o ser humano aqui na Terra sempre foi assim, e como você mesmo concordou sempre vão existir pessas ruins e pessoas boas.

    Logo, se sempre vão existir então não tem como o mundo ser essa maravilha que você descreveu. Todo avanço tecnológico não vai mudar isso. A tecnologia, seja da informação ou não, é apenas uma ferramenta, útil na mão de quem seja. Se o sujeito for bom, fará bom uso disso, mas se não for, fará o que lhe convém.

    E se houver esse futuro para daqui a um século ou mais, será assim. O mundo será melhor em que sentido. Talvez tenham descoberto a cura para todos os males, todas as doenças (talvez). Talvez o homem já tenha colonizado a Lua ou Marte. Talvez vivamos num cenário parecido com aqueles dos filmes de ficção com carros voando e vias virtuais por entre os altos edifícios. Mas como continuará existindo os bons e maus, e também os meios termos (esses sim, são maioria, a escala de cinza entre o branco e o preto), então continuarão as lutas pelo poder, os conflitos e as guerras. Guerras futurísticas.

    E se há guerra, não há paraíso. E olhe que fui otimista nessa minha descrição heim, haha.

  28. Briza!!!
    | Responder

    Meus brothers Rod e Emerson, muito boa a discussão de vocês hehe gostei. E parabéns pelo blog, Emílio, pois seus assuntos inspiraram tais discussões.
    Vou comentar também e somente sobre esta última afirmação do nosso grande amigo Emerson.
    Eu pessoalmente penso que antes de acreditar em Deus é preciso acreditar primeiro em sua “criação”, em nós mesmos, na humanidade. Se não no homem de hoje, mas no homem de amanhã, nos “nossos filhos”. Será mesmo que não vamos evoluir? Será mesmo que não seremos melhores? Será que sempre haverá “o homem mal”? Ou talvez apenas tenhamos diferentes pontos de vista e uma sociedade onde legitimamente as pessoas que fizerem o mal se sintam realmente à margem?
    Temos a tendência de nos ater mais às coisas ruins que acontecem do que as boas. Mas eu consigo ver sim esse futuro, enquanto houver pessoas boas no mundo, nem que seja uma só, eu acredito! Eu acredito na minha espécie! tenho que acreditar.

  29. wilson jr
    | Responder

    PEssoas,
    li boa parte dos cometários ai acima!
    o primeiro comentário do ROd sobre acreditar que alguém é santo só por que tá escrito… E depois a melhor solução é a informação… pela internet ou outro modo! Não acha que posso aplicar este primeiro comentário para todo tipo de informação que eu receber… mesmo cheio de informações pq eu deveria acreditar em um video ou uma teoria que chegou as minhas vistas através de internet, holograma ou pergaminho! Acho que a evolução humana tem que ser muito mais que isso!

  30. Emerson Freire
    | Responder

    Olá Brizola, quanto tempo.

    Eu também acredito na minha espécie Briza. Mas embora acredite sei muito bom do que ela é capaz.

  31. Rod
    | Responder

    Galera, nao esqueci do debate nao, so ta dificil ter tempo de escrever toda a minha resposta, por causa da quantidade de trabalho que eu tenho feito.
    Mas esse fim de semana, vou voltar a postar minhas opinioes.

    Abraco,

    Rod.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.